HOSPITAL SANTO ANTONIO FECHA O ANO COM MAIS UM PROCEDIMENTO INÉDITO NA REGIAO

Publicidade

Pioneiro na região do Cariri quando o assunto é neurocirurgia, o Hospital Santo Antônio, localizado em Barbalha, teve um ano de grandes avanços e conquistas para os pacientes que se utilizam de seus serviços. Além da inauguração de uma nova UTI(particular e convênios) a equipe composta por sete neurocirurgiões comemorou a realização de vários procedimentos inéditos, o que, na prática, significa avanços para tratamentos de patologias neurológicas que outrora só eram possíveis nas capitais.

E para coroar esse brilhante ano de 2018, uma equipe multidisciplinar liderada pelo jovem neurocirurgião Dr. José Correia Saraiva Junior inovou no tratamento de um tumor cerebral realizando a primeira neurocirurgia 100% endoscópica, com auxílio de um otorrino, no Cariri.

Por essa técnica a cirurgia é realizada com o auxilio de endoscópio com câmera e iluminação próprias, que é introduzido pelo nariz do paciente até a área do tratamento, sem cortes. O procedimento foi realizado em paciente do SUS, totalmente exitoso. O tumor foi retirado do cérebro do paciente que está agora apenas cumprindoos protocolos pós cirúrgicos para ser liberado em alta hospitalar.

De acordo com o Dr. José Junior, o tratamento que é minimamente invasivo traz inúmeros benefícios para o paciente pois, além da ausência cortes, o paciente tem menos tempo de internamento e mais conforto no pós cirúrgico, destaca. “Embora tenhamos registros de técnicas parecidas já realizadas na região, da forma como utilizamos aqui no Santo Antônio ela é inédita. Graças aparceria com o colega otorrinolaringolista Dr José Netto, que além de inovar na técnica apresentamos mais uma possibilidade de tratamento para nossos pacientes e estamos muito felizes por mais essa conquista”, comemora o Dr. José Junior.

A torcida agora é para que o procedimento seja credenciado pelo SUS, e assim muito outros pacientes possam ter acesso a essa técnica.

Por Egberto Santos (Gestor de Projetos e Relações Institucionais)

Publicidade

Leia também