Governador destaca desafios superados no primeiro mandato

A manhã desta quarta-feira (26), no Palácio da Abolição, foi de balanço geral das ações do Governo do Ceará no mandato que teve início em janeiro de 2015, e de fazer projeções para a gestão 2019-2022. O governador Camilo Santana reuniu todo o secretariado para a apresentação das principais realizações, ressaltando as ações, programas e políticas públicas de todas as áreas do Governo executadas durante a primeira gestão.

Em sua fala, Camilo Santana ainda lembrou o grande esforço para manter e avançar na saúde fiscal e financeira do Ceará. Afirmou que, mesmo em períodos de dificuldades econômicas, proporcionalmente, o Ceará foi o Estado do país que mais investiu. O chefe do Executivo também mencionou a eficiência da equipe ao criar mecanismos de convivência com uma seca de seis anos, sem que faltasse água nas torneiras dos cearenses.

“2015 não foi um ano fácil do ponto de vista econômico e hídrico aqui no Ceará, além da crise política. Diante de um cenário de incertezas, não só conseguimos manter o Ceará um estado equilibrado fiscalmente como fomos referência em transparência junto ao Governo Federal. Fomos líderes em investimentos por três anos seguidos e estamos caminhando para o quarto. Somos considerados o estado com melhor situação fiscal do Brasil, o que nos permitiu que os resultados chegassem até a população”, disse.

Na área econômica, dentre as principais ações apresentadas estão a trinca de hubs (conexões aérea, portuária e tecnológica) que devem impulsionar o turismo e a economia, e a construção do Aeroporto de Jericoacoara. Além disso Camilo Santana citou a realização de concursos públicos, o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a implantação do Bilhete Único Metropolitano, a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do número de transplantes nos hospitais públicos.

Área prioritária do Governo do Ceará, a educação evoluiu ainda mais nos últimos anos. Segundo o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 são do Ceará. O governador também destacou ações como a ampliação do número de escolas de ensino médio de tempo integral, das Escolas de Educação Profissional e dos Centros Cearenses de Idiomas (CCIs).

Na segurança, o governador ressaltou o esforço para ampliar o policiamento em todo o Estado e a descentralização do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que foi implantado em todas as regiões, nos municípios com mais de 50 mil habitantes. A interiorização das Bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), a instalação de sistemas de videomonitoramento na Capital e no Interior e a Lei das Promoções, que institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais, também foram lembradas pelo chefe do Executivo.

Projeções

De olho nos próximos anos, Camilo Santana garantiu comprometimento para a manutenção dos investimentos de maneira responsável. “Fizemos uma série de medidas internas, uma reestruturação do ponto de vista de receita. A ideia é que possamos economizar R$ 1 bilhão a partir de 2019, mantendo o nível de investimentos. Temos uma série de leis encaminhadas para a Assembleia Legislativa. Nenhum governo consegue ter sustentabilidade se não tiver planejamento. Mesmo num cenário tão incerto, ter recebido a confiança de mais de quase 80% dos cearenses me faz voltar com mais disposição, energia e gás para o próximo mandato”.

Também presente na reunião, a vice-governadora Izolda Cela mostrou gratidão ao trabalho coletivo para servir o povo cearense. “Quero deixar o meu agradecimento especial ao governador pela liderança admirável nesse trabalho e, claro, toda a equipe pela dedicação, empenho. Sozinhos, não conseguimos fazer acontecer, mas, juntos, conseguimos muita coisa. Os desafios são muito grandes, o que nos convoca é fortalecer as pontes, as boas aquisições com as pessoas que mais precisam”.

Câmara de Juazeiro do Norte recebe pedido de afastamento do prefeito e vice

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Glêdson Lima Bezerra, recebeu neste quarta-feira (26), pedido de afastamento do prefeito Arnon Bezerra e do vice Giovanni Sampaio feito por Rutson Matheus da Silva Ramalho.

O documento leva em conta a operação da Polícia Federal intitulada “Graham Bell”, que investiga o desvio de dinheiro público para ser usado na eleição de deputados federais e estaduais em Juzeiro do Norte.

Os crimes, caso confirmados pelas investigações, se enquadram em peculato, organização criminosa e corrupção ativa.

Em tempo

Rutson pede que a Câmara  afaste temporariamente os dois, para que tudo seja investigado. Só com as acusações verificadas e confirmadas, é que é possível acontecer a cassação e Arnon e Giovanni por meio da votação dos vereadores.

Em tempo II

A defesa de Arnon achou o requerimento absurdo e acredita que a Câmara irá arquivá-lo.

Momento da entrega

Veja documento

 Fonte: CN7

Em ação social, jovens distribuem 4 mil brinquedos a crianças carentes em Crato-CE

Por Agência News Cariri

Um grupo de amigos se veste de Papai Noel há 20 anos para distribuir brinquedos para crianças carentes nos Bairros da Região do Cariri. Os “bons velhinhos” recebem arrecadações e compram brinquedos para proporcionar alegria e manter viva a esperança de um mundo melhor para os futuros jovens.

Segundo a organização da ação, os brinquedos foram comprados com o dinheiro arrecado de um bazar beneficente realizado na Praça Siqueira Campos em Crato-CE. Eles conseguiram comprar e arrecadar mais de 4 mil brinquedos para serem distribuídos.

A estudante Sigrid Souza, de 25 anos, contou que participar da ação è uma experiência inexplicável e ver uma realidade diferente da qual ela e os colegas vivem. “Ver a alegria, felicidade no rosto daquelas crianças, não tem dinheiro que pague. E ainda digo que foi algo muito pequeno comparado ao que nós podemos fazer. Se todos nós pudéssemos fazer um pouco mais o resultado seria bem maior. Iríamos ajudar mais pessoas, levar mais alegria, mais felicidade, mais união, mais amor”, disse.

O outra jovem que participou da ação foi a blogueira de 21 anos, Dayane Couras. Ela contou que não pensou duas vezes em aceitar o convite de trazer um pouco mais de alegria para as crianças carentes.

Feliz com o resultado da ação, Dayane disse ainda que a entrega dos brinquedos trouxe uma reflexão bastante necessária.

“Foi muito renovador porque você traz um pouco de alegria para uma criança. Cada brinquedo que entregamos foi dado com muito carinho e para nós, que fazemos parte disso, foi muito gratificante. Você sente a realidade dessas crianças de perto. Lembro que entreguei o presente para uma delas, recebeu e agradeceu toda tímida. Ela saiu contente mostrando para os pais. Um presente tão simples, mas tão especial para ela. É uma reflexão muito importante”, avaliou.


A segunda parte desta ação solidária está prevista para esta próxima quinta-feira, dia 27, no lixão de Juazeiro do Norte-CE.  O grupo irá prosseguir com a distribuição dos brinquedos para as mais de 90 famílias do local, além de preparar um “sopão”, marcando assim o dia dos moradores e alegrando os pequenos. 

Contagem regressiva: Rally Piocerá a menos de um mês de chegar em Juazeiro do Norte

Com apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria, pilotos, navegadores, atletas e toda a equipe da organização já estão em contagem regressiva para o Rally Piocerá 2019. Falta menos de um mês para a tradicional prova do off-road nacional, que começa em 21 de janeiro, em Teresina (PI) e segue até o dia 25 do mesmo mês, rumo a Juazeiro do Norte (CE).

A competição reúne ao todo cinco modalidades – Motos, Carros 4×4, Quadriciclos, UTVs (espécie de buggy), Bikes – e movimenta mais de 30 municípios nos estados do Piauí e Ceará, entre eles Amarante, Floriano, Oeiras, Picos, Iguatu, cidades-dormitório da 32ª edição.

Para os veículos a motor, a prova terá mais de 1.200 quilômetros. Já para as Bikes, o percurso soma nos quatro dias 300 quilômetros. Há também o Desafio Audax Bike Day, opção para os ciclistas que quiserem participar de apenas um dos dias do evento.

Nas Motos, a novidade é a categoria Moto Turismo, que pode ser realizada tanto em caráter de competição no asfalto e com planilha no formato digital ou apenas como passeio, com objetivo de conhecer as atrações turísticas, ambientais e culturais da região.

Muito mais que um rali, o Piocerá também prove shows e atrações para o público local, além de diversas ações sociais nas regiões por onde a competição passa.

Inscrições
Ainda dá tempo para se inscrever no Rally Piocerá 2019. Basta acessar o site www.piocera.com.br ou pelos telefones (86) 98847-0308 ou (86) 3231-0910. O prazo vai até 15 de janeiro.

Deputado federal eleito quer incluir livro de torturador da Ditadura em escolas

Heitor Freire endossa visão do coronel Brilhante Ustra no livro “A verdade sufocada”

O deputado federal eleito pelo Ceará Heitor Freire (PSL) quer incluir nos currículos escolares o livro “A verdade sufocada”, do coronel Carlos Brilhante Ustra. Ele é o único brasileiro declarado pela Justiça torturador na Ditadura. A informação é da Coluna do Estadão desta quarta-feira (26).

Heitor empunhou a obra em sua diplomação.

Em tempo

O livro apresenta a versão de Ustra sobre a luta armada de esquerda no Brasil durante a Ditadura Militar, além de relatar suas experiências como chefe do DOI-CODI, um dos órgãos executores da repressão política na época.

Fonte: Cearanews7

Menina baiana com ‘ossos de vidro’ ganha cadeira de rodas de presente, um ano após escrever carta para Papai Noel

As tradicionais canções natalinas dizem que o Papai Noel não esquece de ninguém nessa época do ano. Para uma família baiana, a afirmação se concretizou.

A pequena Patrícia Kelly de Jesus da Paixão não anda e sonhava com uma cadeira de rodas. O desejo foi atendido após uma corrente de um grupo que se mobilizou para fazer uma surpresa para a garota e presenteá-la com o equipamento. O caso foi divulgado nas redes sociais na terça (25).

Patrícia Kelly tem 6 anos e mora com os pais no bairro da Conceição, em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. Ela tem osteogênese imperfeita, uma doença rara e incurável que se caracteriza pela fragilidade óssea.

“Recebi o diagnóstico ainda na gestação. Quando ela nasceu, já tinha sofrido doze fraturas dentro do útero”, conta a mãe dela, a dona de casa Jucélia de Jesus Nascimento.

Menina de 6 anos que tem 'ossos de vidro' ganhou cadeira de rodas de presente — Foto: Greyce Coli/Divulgação

Menina de 6 anos que tem ‘ossos de vidro’ ganhou cadeira de rodas de presente — Foto: Greyce Coli/Divulgação

A menina, que se locomove rastejando, já teve uma cadeira de rodas, mas ficou pequena para ela. Além disso, não era adaptada, o que dificultava a vida escolar da garota. “Ela não tinha apoio para os braços, mal conseguia pegar no lápis. Além disso, a carteira não tem o suporte que ela necessita, especialmente nas laterais. A qualquer momento ela Patrícia poderia cair e sofrer mais uma fratura”, detalha a mãe.

Por causa desses problemas, no final de 2017, elas escreveram juntas uma carta para o Papai Noel, pedindo uma cadeira de rodas adequada para as necessidades da criança. A correspondência foi entregue pessoalmente para Luís Alberto Hobst, que é aposentado, mas trabalha como Bom Velhinho há 11 natais.

Surpresa foi proporcionada por empresário de Feira de Santana — Foto: Greyce Coli/Divulgação

Surpresa foi proporcionada por empresário de Feira de Santana — Foto: Greyce Coli/Divulgação

Infelizmente, naquele ano não foi possível realizar o sonho da menina. Ele guardou o papel e pensou no desejo da garota ao longo do ano, mesmo sem ter condições financeiras para realizá-lo.

“Eu ficava triste com a possibilidade de ela voltar e me perguntar sobre a cadeira. Sei que é difícil atender todo mundo, mas não queria decepcioná-la e ficava mexido com isso”, relata.

Luís foi chamado pela fotógrafa Greyce Coli para fazer um trabalho e falou para ela a história da menina, de forma despretensiosa. “Perguntei para ele como era o trabalho, se ele se divertia, se emocionava com as histórias, essas coisas. Então ele contou a história da cartinha e comecei a pensar em uma forma de ajudar”, afirma Greyce.

Garota precisa de cadeira de rodas especializada para se locomover — Foto: Greyce Coli/Divulgação

Garota precisa de cadeira de rodas especializada para se locomover — Foto: Greyce Coli/Divulgação

No dia seguinte, ela encontrou com um amigo e contou, por acaso, sobre o que tinha escutado. O empresário Bruno Leal imediatamente decidiu comprar a cadeira de rodas e doar.

“A gente vê tanta criança pedindo coisas supérfluas e ela queria uma cadeira de rodas para poder estudar, para viver com mais tranquilidade. Isso me sensibilizou e resolvi ajudar”.

Para aumentar a magia, o Papai Noel Luís foi chamado para fazer a entrega, que ocorreu no último domingo (23). Para atrair a garota, Greyce a convidou para fazer um ensaio fotográfico em estúdio. Após as fotos, o Papai Noel chegou de surpresa com a cadeira e a emoção tomou conta de todos no local – inclusive dos pais de Patrícia, que presenciaram a cena.

Garota é portadora de doença rara e incurável chamada osteogênese imperfeita — Foto: Greyce Coli/Divulgação

Garota é portadora de doença rara e incurável chamada osteogênese imperfeita — Foto: Greyce Coli/Divulgação

O momento foi registrado também pela publicitária Larissa Falcão, que gravou e editou um vídeo. “Nunca tinha vivido algo parecido na minha vida. Vou lembrar para sempre daquele sorriso e dos olhinhos dela brilhando”, lembra. “Ela ficou muito feliz! Pulava, gritava, abraçou e beijou o Papai Noel…E a gente foi contagiado, é claro. Foi lindo de verdade”, diz Greyce, com a voz embargada.

Luís conta que sempre ouve histórias e lê cartas tocantes, mas nunca tinha recebido um pedido semelhante a este.

“Eu já me emocionei muito como Papai Noel, mas desta vez foi diferente. Mal consegui segurar as lágrimas. Sou só um aposentado que gosta de brincar com a criançada e é muito gratificante saber que, de alguma forma, ajudei alguém que precisasse tanto”.

Rotina

Paty, como é carinhosamente chamada, disse que está mais feliz com o presente, pois agora consegue brincar com menos preocupação e vai conseguir aprender mais na escola. “Eu senti uma coisa muito boa no meu coração quando vi o Papai Noel chegando com a cadeira. Realizei o meu sonho”, diz.

Fotógrafa fez ensaio com garota para entrega do presente — Foto: Greyce Coli/Divulgação

Fotógrafa fez ensaio com garota para entrega do presente — Foto: Greyce Coli/Divulgação

Filha única de um casal humilde, ela é descrita como uma menina brincalhona, alegre e inteligente, mesmo diante das dificuldades. “Ela é encantadora, um exemplo de vida. Na verdade, quem ganhou o presente fomos nós, que pudemos ver a felicidade dela e auxiliamos uma família inteira, contribuir para a saúde e o futuro de uma criança”, diz Bruno Leal.

O pai de Patrícia trabalha, mas a mãe precisou deixar o serviço de diarista para se dedicar em tempo integral aos cuidados com a filha. “Eu fico atenta o tempo inteiro para ela não se machucar, porque é muito frágil mesmo. Até a fisioterapia foi suspensa, porque ela estava se quebrando em vez de melhorar”, detalha.

Fotógrafa, pais de Patrícia, Papai Noel, Larissa e o empresário Bruno Leal reunidos — Foto: Greyce Coli/Divulgação

Fotógrafa, pais de Patrícia, Papai Noel, Larissa e o empresário Bruno Leal reunidos — Foto: Greyce Coli/Divulgação

A tensão aumenta quando a garota faz alguma cirurgia reparadora, o que é constante – a última foi realizada há um mês.

“Eu cuido mais dela do que de mim. Com a cadeira, a rotina em casa vai ficar menos pesada”, diz Jucélia.

O equipamento deve ser usado por cinco anos e precisa ser trocado à medida em que a criança cresce.

“Esse foi o melhor Natal da nossa família. Eu nem acreditei que poderia ser verdade, porque passou um ano e não recebemos nenhum retorno. Isso mostra que nunca devemos perder a nossa esperança”, declara Jucélia.

 Fonte: G1 

Jovens infratores fogem de unidade da Funase na Zona da Mata de Pernambuco

Uma fuga de jovens infratores foi registrada na noite de Natal, terça-feira (25), na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), no distrito de Pacas, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, 14 internos participaram de um motim escaparam por um buraco no muro.

Por meio de nota, a Funase informou que a fuga aconteceu por volta das 19h, no Centro de Atendimento Socidoeducativo (Case).

A Funase disse, ainda, que, por causa da ação dos agentes socioeducativos, não houve tumulto nem danos ao patrimônio público. A Fundação informou também que ninguém ficou ferido.

Até o início da manhã desta quarta-feira (26), segundo a fundação, nove jovens tinham sido encontrados pela Polícia Militar.

Novas buscas foram realizadas para recapturar os cinco rapazes que escaparam, segundo a PM. O caso será investigado pela Corregedoria da Funase.

Histórico

Em 26 de dezembrode 2014, a unidade foi palco de uma fuga de 31 jovens. A Fuase informou que, horas depois, 25 jovens tinham sido encontrados.

Segundo a Funase, a fuga foi realizada no início da tarde. Dois jovens ficaram feridos e foram atendidos no hospital da cidade.

Outros casos

Em 7 de outubro deste ano, uma tentativa de fuga de uma unidade da Funase deixou um agente socioeducativo ferido. Segundo a fundação, a confusão aconteceu no Centro de Internação Provisória (Cenip) no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife.

A confusão ocorreu por volta das 18h em um dos alojamentos da unidade. A fundação explicou que os socioeducandos foram impedidos de fugir por agentes socioeducativos com apoio de policiais militares.

Em maio deste ano, 10 internos fugiram da Funase de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Na ocasião, os socioeducandos atearam fogo em colchões, depredaram algumas celas e serraram as grades.

Segundo a PM, os internos fizeram um buraco de acesso em um dos módulos da unidade para um beco. No beco, havia uma segunda abertura no muro que dá acesso à parte externa da Funase.

Também neste ano, em abril, 13 internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, unidade da Funase na Zona da Mata Norte de Pernambuco, fugiram utilizando uma corda improvisada com lençóis para escalar um muro.

 

Fonte: G1 

Emprego: Grande Recife e Zona da Mata de Pernambuco têm 26 vagas

A Secretaria da Micro, Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação oferece, nesta quarta-feira (26), 26 vagas de emprego em cinco cidades do Grande Recife e da Zona da Mata de Pernambuco. Entre as oportunidades estão empregos nas áreas de alimentação, comércio e construção civil.

As vagas são oferecidas no Recife e nas cidades de PaulistaIgarassu,Ipojuca e Vitória de Santo Antão. Caso haja interesse em alguma das vagas, é necessário comparecer a uma das unidades da Agência do Trabalho. Confira as oportunidades:

Vagas de emprego em Igarassu

CargoQuantidade de vagasExperiência requeridaSalárioEscolaridade
Encarregado de bar e restaurante1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino médio completo

Fonte: SEMPETQ

Vagas de emprego em Ipojuca

CargoNúmero de vagasExperiência requeridaSalárioEscolaridade
Recepcionista1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino médio completo
Auxiliar de cozinha1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino médio completo
Auxiliar de limpeza1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino fundamental completo
Barman1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino médio completo
Auxiliar de manutenção predial1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino fundamental completo
Chefe de fila nos serviços de alimentação1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino fundamental completo
Governanta de hotelaria1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino médio completo
Massoterapeuta1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino médio completo
Pasteleiro1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino médio completo
Supervisor de andar1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino médio completo

Fonte: SEMPETQ

Vagas de emprego em Paulista

CargoNúmero de vagasExperiência requeridaSalárioEscolaridade
Vendedor pracista2Seis mesesNão informadoEnsino fundamental completo

Fonte: SEMPETQ

Vagas no Recife

CargoNúmero de vagasExperiência requeridaSalárioEscolaridade
Agenciador de propaganda1Seis meses (com CTPS)Não informadoSuperior incompleto
Ajudante de derrubada1Seis meses (com CTPS)R$ 1.200,00Ensino médio completo
Analista contábil1Seis meses (com CTPS)R$ 1.600,00Ensino superior completo
Auxiliar de pintor de automóveis1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino fundamental completo
Engenheiro civil1Seis meses (com CTPS)R$ 1.500,00Ensino superior completo
Gerente administrativo1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino superior completo
Mecânico de bicicletas1Seis meses (com CTPS)R$ 1.200,00Ensino fundamental completo
Montador de veículos automotores1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino fundamental completo
Operador de retroescavadeira1Seis meses (com CTPS)R$ 1.440,00Ensino médio completo
Padeiro1Seis meses (com CTPS)R$ 1.190,00Ensino médio completo
Professor de espanhol1Seis meses (com CTPS)R$ 27/horaNão exigido
Técnico em manutenção de equipamentos de informática1Seis meses (com CTPS)Não informadoEnsino superior completo

Fonte: SEMPETQ

Vagas em Vitória de Santo Antão

CargoNúmero de vagasExperiência requeridaSalárioEscolaridade
Desenhista gráfico1Não requeridaNão informadoEnsino médio completo

Fonte: SEMPETQ

 Fonte: G1

Rede municipal de ensino do Recife reabre matrículas para 2019 e oferece oito mil vagas

A partir desta quarta-feira (26), são reabertas as matrículas para 8 mil vagas remanescentes na rede municipal de ensino do Recife para o ano letivo de 2019. Os interessados em ingressar em escolas de ensino fundamental, creches, creches-escolas e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) devem reservar a vaga por meio do site da Prefeitura do Recife, até a sexta-feira (28). (

Ao todo, a rede municipal de ensino do Recife conta com mais de 90 mil estudantes. Na primeira etapa das matrículas, foram ofertadas 21.673 vagas para alunos novatos na rede pública.

Durante a etapa online, é realizada a reserva da matrícula. No site, o estudante precisa informar qual a série que pretende cursar e dados pessoais, como endereço. O sistema,então, mostra as escolas mais próximas da casa do estudante e que dispõem de vagas.

O estudante também pode filtrar as opções para que sejam mostradas apenas escolas em determinado bairro. As vagas são reservadas com prioridade para aqueles estudantes que residem próximo da escola escolhida.

No entanto, quando a vaga for destinada para crianças de 0 a 5 anos, o sistema determina o ano de ensino que ela deve cursar, seguindo a data de corte exigida pelo Governo Federal.

Quem não tiver acesso à internet pode realizar a reserva de vaga nos computadores de uma das 36 escolas municipais de anos finais do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura.

Escolas do Recife reabrem processo de matrícula a partir desta quarta-feira (26) — Foto: Andrea Rego Barros/ PCR

Escolas do Recife reabrem processo de matrícula a partir desta quarta-feira (26) — Foto: Andrea Rego Barros/ PCR

Depois de realizar a etapa online, o responsável pelo estudante deve comparecer à escola ou creche e apresentar os documentos para confirmação da matrícula, entre 2 e 4 de janeiro de 2019.

São exigidos o comprovante da reserva de matrícula ou o número do protocolo gerado durante a reserva, além de cópias de certidão de nascimento ou casamento, carteira de vacinação, cartão do SUS, comprovante de residência e duas fotos 3×4.

Se, após a conclusão dessas etapas, ainda sobrarem vagas, estas serão disponibilizadas entre os dias 7 e 18 de janeiro. Para esses casos, a matrícula deverá ser feita diretamente no balcão das escolas.

Para tirar dúvidas ou fazer reclamações, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800 200 6565 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Há, ainda, a opção de enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

Confira as etapas da matrícula para as vagas remanescentes:

Cronograma

QuandoO quê
26 a 28 de dezembroReserva de vaga online
2 a 4 de janeiroConfirmação de matrícula na escola
7 a 18 de janeiroÚltima chance: matrículas nas escolas

Fonte: Prefeitura do Recife

Fonte: G1