Secretaria de Desenvolvimento Agrário faz revitalização do projeto de hortas comunitárias

Publicidade

Desde 2017, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato (SMDARH) vem desenvolvendo o Projeto Hortas Comunitárias Educativas e Farmácia Viva com escolas da rede municipal de ensino. Dentro da fase de acompanhamento, a SMDARh está visitando as 11 escolas participantes para avaliação e reposição da horta, caso necessário.

“Essa semana estamos visitando todas as escolas participantes e, além de acompanhar a implementação do projeto, estamos refazendo as hortas, em alguns casos, para que diretores, professores, alunos e pais tomem conta”, comentou o secretário Zilcélio Alves.

De acordo com o gestor, esse é um importante programa para melhorar a qualidade da merenda escolar e para segurança alimentar, além de criar laços entre os participantes com o ambiente escolar.

Sobre o projeto

O projeto tem o objetivo de despertar na comunidade escolar o interesse e adesão ao projeto como laboratório vivo voltado para a educação alimentar e a preservação ambiental, conhecer técnicas de cultivo orgânico para produção de alimentos saudáveis, compreender na prática a relação entre solo, água e nutriente, inserir bons hábitos alimentares, além de resgatar valores do conhecimento empírico relacionados às plantas medicinais utilizadas pela população. A produção é composta de vegetais nutritivos cultivados pelos alunos, que depois de colhidos serão utilizados na merenda escolar, como coentro, cebola, alface, tomate cereja, pimentão, pimentinha, cenoura e mudas frutíferas.

Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também