Mauriti – Ações da prefeitura garantem abastecimento de água do distrito de São Miguel

Publicidade

A Prefeitura Municipal de Mauriti preocupada com a situação do abastecimento de água do distrito de São Miguel, tem realizado diversas ações com o objetivo de solucionar o problema que afeta a localidade há muitos anos.

Entre as ações desenvolvidas pela prefeitura para minimizar o problema está o envio de carros-pipa constantemente para ofertar água as famílias e a manutenção técnica do sistema de abastecimento, sem gerar ônus a comunidade. O sistema de abastecimento de água do distrito é considerado antigo, com Caixa D’Água, tubulações individuais irregulares.

TROCA DE EQUIPAMENTOS

Além disso, com o objetivo de ofertar maior volume de água a comunidade, a Secretaria de Infraestrutura trocou a bomba do poço por uma nova.  A bomba existente no poço era de 8cv e possuía capacidade de bombeamento de 18.000 litros por hora.

Esta foi trocada por uma de 15 CV com capacidade de bombeamento de 35.000 litros por hora. Foi também aumentada a tubulação e aprofundado 100 metros no poço. No entanto foi constatado por parte da secretaria de infraestrutura, que a pomba não suportava vazão de 35.000 litros por hora. 

Assim, a equipe instalou uma bomba de 8CV passando de 62 metros para 84 metros  aumentando a capacidade  de 18 para 20 , 25 mil litros por hora.

Preocupado com a situação das famílias do distrito, o prefeito Mano Morais visitou a Secretaria das Cidades onde solicitou a perfuração de mais um poço. Ele destacou que tem buscado alternativas para solucionar o problema em definitivo. –“No momento, podemos   garantir   a   assistência   da   prefeitura   para   garantir água, e,  por   outro   lado,   estou   buscando   alternativas   junto   ao   Governo   do Estado para resolver em definitivo este problema,  mesmo tendo à frente um projeto   Federal   que   dificulta   as   ações   tanto   do   governo   municipal,   quanto estadual”, explicou.

O projeto a que fala o prefeito trata-se do Programa de Integração do Rio São Francisco, do Governo Federal, o qual o distrito de São Miguel deverá    ser   beneficiado com   um   sistema   de  abastecimento   e saneamento. As obras da transposição estão paralisadas e não possuem prazo para retorno, desta forma, impede   qualquer   ação antecipada por parte da prefeitura ou do estado.

Publicidade

Leia também