Saúde de Juazeiro do Norte reforça chamada para 2ª dose da vacina contra o HPV

Publicidade

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre a necessidade de se tomar a 2ª dose da vacina contra o vírus HPV.

Apesar de ser uma vacina de rotina no calendário nacional de vacinação, o Ministério da Saúde realiza anualmente campanhas de intensificação para ampliar o alcance da imunização.

A chamada para a primeira dose aconteceu no mês de março. Durante o mês de setembro está acontecendo a chamada para a segunda dose, que deve ser aplicada seis meses após a primeira.

Devem receber a vacina meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina pode ser estendida até 26 anos para pessoas com HIV, que tenham câncer ou que fizeram transplante.

“É importante que tome a segunda dose. A pessoa só vai estar imunizada quando terminar o esquema completo”, afirmou a coordenadora de imunização, Marcia Rejane. Apesar de ser um público mais difícil de procurar as Unidades de Saúde, a coordenadora afirma que os índices no Município têm melhorado devido às ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que leva a imunização até os estudantes.

Publicidade

Leia também