Realizado o I Torneio Aberto de Karatê Shidokan Tatame Cidadão em Várzea Alegre-CE

Publicidade

O projeto Tatame Cidadão, realizado em Várzea Alegre com iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem colocando as artes marciais como opção para a juventude, com oportunidades de praticarem os estilos karatê Shidokan, Taekwondo e Capoeira.

Segundo Laura Maria – Secretária de Assistência Social, o Tatame Cidadão é uma realidade para mais de 300 crianças e adolescentes das áreas urbana e rural. “Só no karatê temos 40 alunos, na capoeira são 80 alunos e mais de 200 crianças praticando taekwondo”, disse. Ela também destacou que durante a programação do II Festival Municipal da Juventude, que teve início no dia 21 e será encerrado no dia 28, 30 alunos do karatê trocaram de faixa e 70 alunos do taekwondo, após oficina, também trocarão de faixa, nessa terça-feira, 25. O taekwondo tem como instrutora a professora Maria Ribeiro.

Com a presença do presidente do Shidokan no Brasil, Shiran Paulo Ken, da cidade de Santo André – São Paulo, e também dos senseis Vicente Falcon, Bruno Lima e Felipe Gonçalves, os alunos do Tatame Cidadão Karatê, fizeram exame de faixa. A solenidade de entrega das faixas será nesta segunda-feira, 24, no CSU, sede da secretaria de Assistência Social.

Neste domingo, 23, numa parceria da Secretaria de Assistência Social, por meio do Projeto Tatame Cidadão, foi realizado o I Primeiro Torneio Aberto de Karatê Shidokan, com idealização do instrutor de karatê do projeto, sensei Brendon da Silva Ribeiro.

A competição contou com disputas variadas em diferentes categorias e estilos de artes marciais como karatê, taekwondo, jiu jitsu e kickboxing envolvendo alunos do projeto, atletas da academia Sensei Bombeiro, atletas de academias de Juazeiro do Norte, Acopiara e do estado do Piauí.

Brendon Silva disse que o projeto Tatame Cidadão, ofertada pela Prefeitura, por meio da Assistência Social, é uma oportunidade para aqueles jovens que sonham em ser atletas de artes marciais. “Se você continuar treinando e batalhando, um dia você pode ser famoso, assim como acontece com os lutadores que aparecem na tv”, disse. Brendon também disse que vem de formação de uma família de caratecas. Ele é filho dos senseis Bombeiro e Cleide Ribeiro.

Para Maria Ribeiro, que comanda as aulas de taekwondo, o prefeito Zé Helder e a secretaria de Assistência Social, com Laura Maria, vêm apostando no projeto incentivando os atletas. Sobre o evento, ela disse que é importante para que os alunos ganhem experiência e sonhem mais alto.

O major da Polícia Milica Victor, que pratica o karatê Shidokan, declarou que o projeto é muito bom e que o trabalho do sensei Bombeiro é muito bom para a cidade.

O prefeito Zé Helder disse que estava satisfeito com o desempenho do Tatame Cidadão, que por meio das artes marciais, imprime uma cultura de disciplina, formação do cidadão e fortalece o esporte na cidade.

O shiran Paulo Ken, disse que é sempre muito bom retornar a Várzea Alegre e que esse projeto com apoio da Prefeitura, da população é importante para as crianças, adolescentes e jovens. Ele falou que assim, também divulga o Shidokan no Brasil.

Assessoria de Comunicação

Publicidade

Leia também