Pernambuco e Paraíba recebem mais 30 venezuelanos de Roraima em novo processo de interiorização

Imigrantes venezuelanos embarcam no avião da FAB em Boa Vista — Foto: Rede Amazônica Roraima

Publicidade

Mais 30 venezuelanos embarcaram de Boa Vista para o Recife no 15º voo do processo de interiorização de imigrantes nesta quinta-feira (20). Eles saíram do Aeroporto Internacional Atlas Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Pernambuco e Paraíba.

O avião C-99 da FAB decolou de Boa Vista às 7h30 (horário local). Segundo o Exército Brasileiro, os imigrante devem chegar a Recife às 14h15. Ao chegarem na capital pernambucana eles serão divididos em ônibus do Exército Brasileiro para os municípios de Igarassu (PE) e Conde Jacumã (PB).

Das 30 pessoas, 17 serão levadas para a cidade de Conde Jacumã (PB) e 13 para Igarassu (PE). Com estes, sobe para 130 o número de venezuelanos transferidos para a Paraíba e 112 para Pernambuco. Os dois estados já haviam recebido os primeiros imigrantes no mês de julho.

Para a Paraíba, 44 já haviam sido levados para o município de Conde e outros 69 para a capital João Pessoa. Já no estado de Pernambuco, todos os estrangeiros seguiram para a cidade de Igarassu, na região metropolitana de Recife.

Os imigrantes interiorizados estavam no abrigo Rondon II, no bairro 13 de Setembro, zona Oeste da capital. Eles foram levados por volta das 5h em um ônibus do Exército até o aeroporto de Boa Vista.

O voo faz parte da 9ª etapa da ação de distribuição de imigrantes que vivem nos abrigos de Roraima para outras regiões do país. Na terça-feira, 30 pessoas já haviam sido levadas para o município de Igarassu. Na quarta, outras 20 foram para Manaus.

Diferente das primeiras duas semanas de setembro, nesta, o número de imigrantes venezuelanos interiorizados diminuiu, porém, a quantidade de voos aumentou.

De acordo com o Governo Federal, a mudança ocorreu devido a aeronave com maior capacidade – um Boeing 767 – estar fora do país. A previsão é que ela retorne na próxima semana. Enquanto isso, voos com menor número de venezuelanos ocorrem desde terça-feira. Na sexta (21) um novo voo deve ser realizado, dessa vez para o Rio de Janeiro, informou a Casa Civil.

Ainda segundo a Casa Civil, antes de serem interiorizados, todos os imigrantes são vacinados, têm documentação como CPF e carteira de trabalho, são submetidos a exames de saúde e aceitaram participar voluntariamente do processo. Até esta quinta, 1.964 venezuelanos foram interiorizados para nove estados do Brasil.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também