Crato realiza Seminário sobre LIBRAS e inclusão

Publicidade

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará no próximo dia 26, o Seminário “Com a Língua de Sinais todos estão incluídos”. O evento, que acontecerá na Escola de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, as 18h, faz parte das ações comemorativas ao Setembro Azul, que destaca acontecimentos e conquistas relacionados a Comunidade Surda.

Temas como “Visões e contradições do trabalho com surdos na educação’ e “Políticas educacionais para surdos” serão debatidos no seminário que tem parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Associação Cratense de Defesa da Pessoa Surda (ACDPS).

O mês de Setembro é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Algumas datas se destacam: de 06 e 11 de setembro, marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi mundialmente proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos. 23 de setembro como Dia Internacional das Línguas de Sinais. 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Oficializada pela Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a Primeira Escola de Surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), que fica no Rio de Janeiro. 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor.

A cor azul tem uma representatividade importante para a Comunidade Surda, pois no período da Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam as pessoas com deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço.

Serviço

Seminário “Com a Língua de Sinais todos estão incluídos”.

Dia 26 de Setembro (Quarta-feira)

Horário: 18h

Local: EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau

Avenida Teodorico Teles S/N – Bairro São Miguel / Crato- CE

Com informações da Assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também