Caminhada pela vida é realizada em Barbalha.

A ação contou com a presença de profissionais da saúde e usuários dos serviços que percorrerão ruas da cidade (Foto: Ascom)

Publicidade

A Prefeitura de Barbalha realizou na manhã desta terça-feira, 11, a 1ª caminhada pela vida. A ação contou com a presença de profissionais e usuários dos serviços, que foram às ruas chamar a atenção da população para a campanha mundial do Setembro Amarelo, que tem como foco principal a prevenção do suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada quarenta segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Isto faz com que o suicido seja considerado como um grave problema de saúde pública. Dados revelam que o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. O Ceará é o estado que registra maior número de casos, no Norte e Nordeste, sendo o 5° lugar no país. Em Barbalha, entre os anos de 2008 a 2017, foram identificados 44 casos de suicídios, onde 33 foram do sexo masculino e 11 do sexo feminino.

Por meio dessa problemática, a Prefeitura busca unir esforços, através de uma rede intersetorial a fim de reduzir significativamente a estimativa de casos. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social está com uma programação especial pela valorização da vida durante este mês, em todo o município.

(Ascom)

 

Publicidade

Leia também