Tribunal de Justiça assina convênio para instalação da Secretaria Regional do Crajubar

Publicidade

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, e o prefeito do Município do Crato, José Ailton de Sousa Brasil, assinaram, na manhã desta quinta-feira (23/08), convênio para a instalação da Secretaria Regional Única do Crajubar, que atenderá às comarcas de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A solenidade ocorreu na sede do Tribunal, no bairro Cambeba, em Fortaleza.

O acordo consiste na cessão de um imóvel do Município para sediar a unidade judiciária, até a realização da reforma no Fórum do Crato, onde funcionará em definitivo a secretaria.

A medida permitirá a padronização dos expedientes; especialização dos servidores; aumento da produtividade; redução da taxa de congestionamento de processos; e intimação eletrônica do Ministério Público e da Defensoria, entre outros benefícios. Segundo o presidente, a iniciativa, que deverá ser implantada até o final de setembro, irá “modernizar a atuação do Poder Judiciário na região, no que diz respeito à gestão administrativa das varas”.

O prefeito afirmou que “a iniciativa beneficiará não só o Crato, mas a população de toda a região do Cariri que terá suas ações resolvidas de forma mais ágil e de forma muito mais rápida, quem ganha é a sociedade”.

Para o juiz Josué Lima, titular da 1ª Vara Criminal e diretor do Fórum do Crato, a implantação da secretaria regional possibilitará “um processo mais eficaz e mais eficiente com a padronização das atividades, promovendo maior celeridade, redução de custos e do tempo do processo”.

Também estiveram presentes ao ato de assinatura do convênio o secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal, Moisés Costa, o procurador adjunto do Município, Renan Xenofonte, e o chefe de gabinete do prefeito, Fabiano Brasil.

Com informações do TJCE

Publicidade

Leia também