SENAC CEARÁ LANÇA CURSO DE BEER SOMMELIER NO CARIRI

Publicidade

Donos de bares ou restaurantes, hotéis, distribuidoras, representantes, amantes de cerveja, gastrônomos ou mesmo entusiastas do assunto: todos podem se tornar especialistas em cervejas. Com o mercado brasileiro de cervejas especiais está em plena expansão, o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de qualificação de Beer Sommelier na região do Cariri.

Com um conteúdo programático amplo, o curso proporciona a capacitação das pessoas para o mundo das cervejas, desde a história ao processo de produção, contemplando ainda o conhecimento sobre o mercado mundial. As inscrições podem ser feitas pelo site http://cursos.ce.senac.br. O curso começa no dia 1º de setembro, na Unidade Juazeiro do Norte. As aulas são aos sábados e domingos alternados e são apenas 20 vagas.

O curso aborda o perfil profissional do Beer Sommelier, segue com informações sobre a produção de cerveja, bem como sua história, cultura e curiosidades. Há módulos de produção de cerveja caseira; compras, tributação e distribuição; legislação do setor; análise sensorial; principais concursos cervejeiros; as diversas escolas pelo mundo – belga, alemã, americana e inglesa; leitura e interpretação de rótulos; estocagem; serviços de chope; serviço de atendimento; estocagem; coquetelaria; vendas; cartas de cerveja; harmonizações; cerveja e saúde; organização de eventos; cerveja e gastronomia; mercado no Brasil e no mundo; tendências e perspectivas.

“A bebida é um alimento. Quem trabalha como profissional de gastronomia tem que entender todas as relações que a bebida e comida possuem. Se vou servir um petisco que seja mais gorduroso, uma cerveja com mais álcool, com maior acidez será um melhor acompanhamento. O curso trabalha esses aspectos no módulo de harmonização, por exemplo”, antecipa Ivan Prado, consultor de gastronomia do Senac, que inclusive já foi aluno do curso. 

Com a maior carga horária entre os cursos de Beer Sommelier no país, o do Senac Ceará traz instrutores de diversos estados e com várias premiações em concursos e que são referências nacionais no setor, como Carlo Lapolli, Taiga Cazarine, Rodrigo Ferraro, Ronaldo Rossi, João Filho, Fernando Chaves, Wellington Alves, dentre outros.

Conheça melhor os instrutores dessa turma do curso de Beer Sommelier do Senac Ceará: 

Carlo Lapolli

Presidente da ABRACERVA -2017-2019; A paixão foi crescendo e virou profissão; Trabalhou na Handwerk Cervejaria; Fundador da Cervejaria Blumenau; Cervejeiro Profissional/Mestre Cervejeiro Professor do Curso de Beer Sommelier da Doemens/ESCM; Beer Sommelier; Pós-graduando em Tecnologia Cervejeira.

 

Taiga Cazarine

Sommelière de Cervejas pela Doemens Akademie (ESCM – Blumenau/SC) e Science off Beer e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasileiro (São Paulo/SP). Tecnóloga em produção de cervejas pelo SENAI (Invicta – Vassouras/RJ), Administração de Negócios Cervejeiros pela FGV, já atuou nas áreas de jornalismo cervejeiro, educação, curadoria, gestão de bares com foco em cervejas artesanais e julgamento em Concursos. Hoje é Beer Huntress na Beer.com.br – maior e-commerce de cervejas do Brasil. 

Rodrigo Ferraro

Desde 2008, Sócio Proprietário, Cervejeiro Principal e Diretor Geral da Irmãos Ferraro Microcervejaria, de Porto Alegre, onde se destacam rótulos multi premiados, como Clementina APA, CaturrIPA, Nera Reale. Presidente atual da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM). Bier Sommelier Profissional formado em 2014 pelo Instituto da Cerveja do Brasil de São Paulo. Técnico cervejeiro formado pelo SENAI do Rio de Janeiro em 2015. Tecnólogo Cervejeiro Avançado do Instituto da Cerveja do Brasil em São Paulo em 2107. Professor da Escola da Cerveja, desde 2015. 

Ronaldo Rossi

Ronaldo Rossi é chef de cozinha autodidata, professor e consultor na área de gastronomia; especialista em cervejas, harmonizações com cerveja e desenvolvimento de receitas com utilização de cervejas; jurado de concursos cervejeiros; curador de eventos cervejeiros; colunista da Revista da Cerveja; criador e coordenador do Cervejocast e do canal Confraria do RR; idealizador do BeerCON; foi inventor da Cervejoteca, a mais antiga loja de cervejas de São Paulo. 

João Filho

Publicitário, Especialista em Marketing e Mestrando em Administração pela Unifor; Sommelier de cerveja desde 2013; Desde então atua na área de treinamento e consultoria cervejeira; Sommelier de Cervejas da Cervejaria 5 Elementos, Colunista de cervejas do Jornal O Povo E CBN/O Povo. Ex-Sócio-proprietário do bar de cervejas especiais Eitabier; Professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da FANOR. 

Fernando Chaves

Formado em Ciência da Computação pela USP/SP; pós-graduado em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte. Sommelier de Cerveja pela Doemens Akademie; Finalista no II Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja de 2015 e participou do V Campeonato Mundial; Atua como Sommelier e como Consultor para bares e cervejarias. 

José Martins Neto

Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja; Cervejeiro caseiro; Atua na área de treinamento e consultoria cervejeira; Responsável pela seleção dos rótulos distribuídos pela Folks Beer; Ex-editor do Blog Lupulento; 

Wellington Alves Filho

Médico cirurgião de cabeça e pescoço, Sócio e Cervejeiro-Chefe da 5Elementos Cervejaria; Homebrewer desde 2013 com medalha de ouro na categoria Imperial Stout no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016; Medalha de ouro na categoria witbier no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016; Vice Panela de Ouro no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016; Medalha de Ouro na Categoria Herb & Spice Beer na I Copa POA, 2017 (pela 5Elementos); Medalha de Ouro na categoria American-Style Imperial Stout no Festival Brasileiro de Cerveja 2018 (pela 5Elementos). 

Lila Mendes

Formada em História pela UFC; Instrutora do Senac/CE na área de gastronomia (confeitaria, cozinha quente e panificação); Beer Sommelière pelo SENAC-CE; Sommelier de Vinhos; Formada em Tecnologia de Produção Cervejeira pela Science off Beer; Produtora de Cerveja Caseira.

Manuel Lima

Gestor Técnico em Hotelaria; Consultor em Atendimento em Bares e Restaurantes; Sommelier de Vinhos; Maître de Hotel com Especialização em Cardápio e Mise-en-place de Salão; Bartender com Especialização em Cocktails Especiais; Barista e Montagem de Cafeteria; Boas Práticas para Serviços de Alimentos e Distribuição; Consultor de Empreendedorismo para o Pronatec; Instrutor do Senac/CE. 

Rejane Arruda

Bacharel em Teologia; Beer Sommelière pelo Senac/CE; Ex-Sócia-proprietária do Bar de cervejas especiais Eitabier; Supervisora da área de Bebidas da Fortali; Atua na área de treinamento de vendedores, garçons e maitres.

 

Curso Beer Sommelier
Local: Senac Juazeiro do Norte –
 Rua São Luiz s/n – São Miguel –  Juazeiro do Norte.

Início das aulas: 01/09/18

Inscrições:  http://cursos.ce.senac.br

Mais informações: (88) 3566-8950

 

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio – Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo. 

 

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação do Senac Ceará:

Publicidade

Leia também