Espécie de tartaruga ameaçada de extinção é resgatada em praia e morre no sul da Bahia

Espécie de tartaruga ameaçada de extinção foi resgatada em praia e morreu no sul da Bahia (Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro)

Publicidade

Uma tartaruga marinha da espécie “pente” foi encontrada por moradores na praia do Taípe, em Arraial D’Ajuda, no distrito da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo informações da equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente do município, o caso ocorreu no sábado (18).

A tartaruga foi resgatada e encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas) mas chegou sem vida. Segundo o projeto Chauá, a tartaruga é adulta e estava com muito limo no casco, o que estava impedindo ela de mergulhar.

O prjeto informou ainda que a tartaruga da espécie pente é a segunda mais ameaçada de extinção no país. A Secretaria de Meio Ambiente destacou que quem encontrar algum animal, ou tiver alguma denúncia a fazer, pode entrar em contato com a secretaria de meio ambiente e solicitar a fiscalização ambiental. Os telefones são (73) 3012-8554 ou através do WhatsApp (73) 99959-6970.

Após ser achada em praia, tartaruga ainda foi resgatada, mas não resistiu na Bahia (Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro)Após ser achada em praia, tartaruga ainda foi resgatada, mas não resistiu na Bahia (Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro)

Após ser achada em praia, tartaruga ainda foi resgatada, mas não resistiu na Bahia (Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro)

Tartarugas

Os casos de tartarugas achadas mortas no sul da Bahia têm sido considerados altos. Já foram contabilizadas 18 tartarugas mortas no sul do estado este ano. Desse total, 12 tartarugas foram encontradas na praia de Serra Grande, que pertence ao município de Uruçuca, também no sul do estado.

Segundo o projeto A-mar, ONG que trabalha na conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, as mortes podem ter sido provocadas por redes de pesca. As tartarugas não são alvo dos pescadores, mas elas acabam sendo capturadas pelas redes na pesca de arrasto ou quando essas redes são deixadas por horas em um mesmo local.

Nesta época do ano, tartarugas marinhas de diferentes espécies se aproximam da costa no litoral sul da Bahia. Com isso, a pesca também não pode ser realizada perto da costa.

Fonte: notícias ao minuto

Publicidade

Leia também