Crato se prepara e inicia hoje, 6 de agosto, campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite

Publicidade

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu encontros durante a última semana, entre os dias 30 de julho a 3 de agosto, com as equipes da Atenção Básica para que fossem repassadas informações e normas técnicas acerca da campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite, a ser realizada de hoje, 6 a 31 de agosto, tendo como dia D, o próximo 18.

De acordo com a Gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Danielle Norões, foram quatro dias de reunião, cada momento reuniu dez equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) com seus respectivos gerentes de unidades e os técnicos de enfermagem responsáveis pelas vacinas. “Iremos trabalhar no desenvolvimento de ações integradas com o propósito de atingir a meta e tirar a nossa população do risco”, explica.

O público alvo da campanha são crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Danielle ressalta que a meta municipal é vacinar 7.441 infantes, o que equivale a 95% da população dessa faixa etária, sendo que 2.142, na faixa de 1 ano, 1.900 com 2 anos, 1.889 com 3 anos, e 1.902 com 4 anos.

O esquema vacinal para poliomielite é composto por três doses administradas aos 2, 4 e 6 meses, sendo necessários dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Já a imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses.

As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde do município.

Com Informações da Assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também