Ação de bandidos deixa escola de referência sem água e suspende aulas no Recife

Ginásio Pernambucano é uma das escolas públicas mais tradicionais do Recife (Foto: Marina Barbosa/G1)

Publicidade

ma ação de bandidos provocou a suspensão das aulas, nesta terça-feira (7), na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, no Centro do Recife. Segundo a direção da unidade, que funciona em horário integral, os ladrões tentaram roubar a bomba d’água, danificaram instalações hidráulicas e deixaram a instituição sem abastecimento.

Segundo uma nota enviada pela Secretaria de Educação de Pernambuco, os ladrões também foram até a sala dos professores. Eles levaram alimentos, como cereais e açúcar, além de ferramentas e talheres.

A gestora da escola, Walmira Coelho Cruz, informou que na manhã desta terça-feira (7), os 714 alunos e 25 professores tiveram atividades até as 10h. Depois, a caixa d’água e a cisterna ficaram secas e não havia condições de ministrar as aulas no restante do turno e no período da tarde.

Ela contou que os ladrões pularam o muro e foram até o local onde fica a bomba d’água. Retiraram o equipamento e quebraram tubos e conexões.

“Eles quebraram o cadeado e levaram o equipamento, mas não conseguiram carregar. Deixaram no portão de entrada do estacionamento”, afirmou.

Walmira não soube precisar o horário da invasão na escola e ressaltou que a unidade tem câmeras e segurança durante todo o dia. Por causa do crime, a gestora disse que foi preciso chamar responsáveis pela manutenção para avaliar os estragos.

“Estamos avaliando o que vai precisar ser comprado. Acredito que poderemos usar a mesma bomba, mas teremos que trocar o material de conexão. Garanto que haverá aulas na quarta-feira (8)”, afirmou.

Por meio de nota, Secretaria Estadual de Educação também esclareceu que a escola possui sistema de câmera, porteiro, guarda patrimonial e vigilante. A gestão da escola informou que registraria o caso na delegacia da área.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também