13ª Cavalgada da AVACRI é realizada com sucesso no aniversário de 142 anos de Caririaçu

Mais de 1000 vaqueiros participaram da XIII cavalgada que celebra também os 142 anos de Caririaçu (Reprodução)

Publicidade

Por Ronuery Rodrigues Papo Reto

Uma verdadeira festa popular, assim pode ser definida a Cavalgada de Caririaçu, neste sábado,18.Promovida pela Associação dos Vaqueiros e Criadores de Caririaçu- AVACRI, com apoio de parceiros, o evento contou com as participações de Cavaleiros, Vaqueiros e Amazonas de Caririaçu, para a tradicional cavalgada, que teve uma extensa programação e  chega em 2018 a sua 13ª edição.

As atividades iniciaram logo cedo, no Grupo de Admiradores do Rei do Baião- GARB, que fica no Bairro Padre Cicero, naquela cidade.Lá  aconteceu um autentico Forró com o Sanfoneiro Alceu Medeiros, sorteio de brindes, churrasco e muita animação. No período da tarde iniciou o percurso  que seguiu até o centro da cidade.

No Grupo de Admiradores do Rei do Baião- aconteceu churrasco e um autêntico forró (Foto: Ronuery Rodrigues)

Presidente da AVACRI, Luiz Benedito Barros (51), o Luiz Catingueira, destaca que há 11 anos a AVACRI vem realizando ações no município de Caririaçu. No entanto, a cavalgada já existe há 13 anos. O vaqueiro de profissão destaca que Caririaçu “é terra de criadores, uma cidade totalmente agrícola” e nas famílias Caririaçu é comum a presença do Vaqueiro.

Luiz Catingueira é presidente da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Caririaçu. (Foto:Ronuery Rodrigues)

Luiz Catingueira destaca ainda que um calendário permanente é realizado pela a instituição que conta com acompanhamento de Pegas de boi no mato, entre outras atividades de valorização do que chamou de Cultura do Nordeste.

PRESIDENTE DE HONRA

João Marcos Pereira, ex-prefeito e liderança política do município disse se sentir honrado pelo título de presidente de honra da Avacri. Ele  relembrou que a história de sua família está relacionada a criação de gado. “ Minha família vem desde o tempo do Coronel Marco Pereira, um dos grandes criadores, meu avô, meu pai, meus tios, a família gosta do esporte”, destacou.

João Marcos Pereira é presidente de honra da Avacri e ex-prefeito de Caririaçu (Reprodução)

João destacou ainda a importância do evento, que segunde ele, vem crescendo a cada ano “A expectativa é para mais de mil vaqueiros”, revelou.  O Presidente de honra disse ainda que o vento enriquece a cultura e o mercado durante a cavalgada.

Por fim, João Marcos finaliza falando da satisfação de fazer parte desse evento, “ Eu me sinto feliz, porque eu estou fazendo um evento junto com meu vaqueiro, junto com meu povo, aquilo que eu gosto. A Cavalgada é muito importante”, finalizou.

ANJOS DO CARIRI

Pela primeira vez, o agrupamento Anjos do Cariri, grupo  formado por Médicos, enfermeiros, técnicos, socorristas e bombeiros, e trabalha com socorro de pessoas, prestou toda a assistência durante o evento.

Eugênio Araújo, Coordenador do Anjos do Cariri, explica que os Anjos do Cariri, já atuou nos principais eventos do Cariri, de pequeno, médio e grande porte, e na Cavalgada que é um grande evento, não poderia ser diferente. No evento de sábado, um técnico em enfermagem, um técnico em segurança, quatro bombeiros e 18 socorristas prestaram suporte e atendimento aos participantes da Cavalgada.

Publicidade

Leia também