Leitor flagra animais sem água, comida e com sobrecarga de peso em Juazeiro do Norte-CE

Por Agência News Cariri

Uma denúncia de descaso com animais chegou até o Portal News Cariri nesta quarta-feira, dia 08.    Um leitor do site presenciou a cena de animais de carga sendo explorados sem água e comida nas ruas de Juazeiro do Norte-CE e em um ato de indignação realizou a denúncia.

De acordo com ele,  é costume presenciar os animais que ficam horas parados expostos a alta temperatura sem os cuidados necessários, além da sobrecarga de peso que machucam o animal.  Um dos pontos, onde mais acontecem esses casos é nas imediações dos Mercados Públicos, como exemplo o centro de abastecimento do bairro Pirajá.

Prefeitura de Mauriti anuncia concurso para 236 vagas

Por Agência News Cariri

O prefeito de Mauriti, Mano Morais (PDT), anunciou nessa terça-feira, 7 de agosto que o município vai realizar concurso para preencher vagas. O anúncio foi feito em uma emissora de rádio da cidade pelo prefeito e contou com a presença do vice-prefeito, Vitor Martins, secretários e assessores.

A instituição que deverá aplicar as provas previstas para ocorrer no dia 14 de outubro desse ano é a Universidade Regional do Cariri –URCA. Para mais informações acessar o site da http://cev.urca.br/cev/concursos/mauriti/ No total são 236 (duzentas e trinta e seis) e as vagas são para o nível fundamental, médio e superior.

O prefeito afirmou que para entrar no serviço público é necessário passar pelo concurso- Antes de tomar qualquer decisão Eu sempre gosto de ouvir o jurídico e observar as leis. Não adianta ninguém querer ser mais que as lei. A lei a gente tinha que cumprir. Eu quero dizer que nós fizemos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), com o Ministério Público –MP, para que nós pudéssemos também está anunciando esse momento, esse concurso público da prefeitura de Mauriti”, destacou o gestor.

 

Mais de 130 projetos nacionais e internacionais serão apresentados na 3ª Mostra Científica do Cariri

Faltam 20 dias para começar o maior evento científico do Ceará. A Mostra Científica do Cariri (MOCICA) chega a sua terceira edição com força total em uma intensa programação de palestras, oficinas e apresentação de projetos originais nacionais e internacionais, entre 27 a 31 de agosto no campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Nesta terceira edição, mais 130 projetos serão apresentados, entre análises, experimentos e invenções científicas, elaborados por estudantes de todo o Brasil e de outros países em temáticas que vão das ciências biológicas, agrárias, da saúde, exatas e humanas até a solução de problemas socioambientais.

Participarão da III MOCICA estudantes oriundos do México, Paraguai e Colômbia, assim como marcam presença estudantes de 19 estados brasileiros. São estimados mais de 2.000 visitantes.

Incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a MOCICA coloca a região do Cariri na rota de grandes feiras e eventos científicos do Nordeste e do Brasil, dispondo também de credenciais para feiras internacionais.

A Mostra Científica do Cariri nasce após quase 40 anos de sonho e batalha pela educação, ciência e fomento à pesquisa do professor Ricardo Fonseca, principal nome do ensino regional em orientação de trabalhos de jovens cientistas nacional e internacionalmente premiados, com ajuda de uma grande equipe de alunos, voluntários e apoiadores da ideia foi possível realizar um evento científico de peso no Cariri.

PROGRAMAÇÃO

27/08/2018

08:00 às 18:00 – Credenciamento, entrega do material para a montagem dos estandes, informações gerais.

28/08/2018

09:00 às 09:30 – Abertura Oficial
09:30 às 12:00 – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.
14:00 às 18:00 – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.
19:30 às 21:30 – Palestra: Luiz Fernando da Silva Borges e Convidados (apenas para expositores)
IFCE Campus de Juazeiro do Norte – Auditório KARIRIS

29/08/2018

08:00 às 11:00 – Visita ao Horto, Estátua do Padre Cícero – Saída do Hotel Verdes Vales, não é obrigatório, totalmente gratuito.
14:00 às 18:00 – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

14:00 às 16:00 – Palestra sobre Educação Previdenciária, Ministrada pelos Técnicos do INSS

Miniauditório Bloco D – IFCE Campus de Juazeiro do Norte

19:00 às 22:00 – Momento Cultural e troca de PINs e lembranças.
Visita a Estátua do Padre Cícero


30/08/2018

08:00 às 12:00 – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.
14:00 às 18:00 – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

14:00 ás 16:00 – Palestra sobre Educação Fiscal, Ministrada por Técnicos da RF e SEFAZ

Miniauditório Bloco D – IFCE Campus de Juazeiro do Norte

19:00 às 22:00 – Momento Esportivo: Jogos de Futebol, Piscina, Atletismo e Observatório Astronômico.
IFCE Campus de Juazeiro do Norte

31/08/2018

08:00 às 15:00 – Passeio no Balneário Caldas em Barbalha, alimentação por conta dos Finalistas.
18:00 às 21:00 – Encerramento e Premiação dos melhores projetos e entrega do Prêmio ao Orientador Nota 10 e Escolha popular.
IFCE Campus de Juazeiro do Norte – Auditório Kariris

 

SERVIÇO:

III Mostra Científica do Cariri (MOCICA)

De 27 a 31 de agosto

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte

http://www.mocica.webnode.com/

https://www.facebook.com/mostracientificacariri1/

CONTATO:

Telefones para entrevistas: Prof. Ricardo Fonseca (88) 9 9919-9046 //  Alana Maria Soares (88) 9 9696-2469

Autorizado o funcionamento da TV Senado em Juazeiro do Norte

Por Roberto Bulhões

Através da portaria 3.765 datada de 02 de agosto deste ano, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, coloca no Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital, um canal da TV Senado para Juazeiro do Norte, no Ceará, A portaria foi assinada pelo Ministro Gilberto Kassab, após acordo firmado entre o Presidente do Senado, Eunicio Oliveira e o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra. A emissora será a primeira a ser instalada em uma cidade do interior e vai funcionar em canal aberto. Os sinais da TV Senado terão alcance também nas cidades de Barbalha, Crato, Missão Velha e Caririaçu.

Segundo os técnicos da emissora em Brasília, João Carlos Barizon, chefe da Coordenação de Transmissão de TV e Rádio, e Luís Carlos Fonteles, assessor técnico da Secretaria de Comunicação do Senado, que, no dia 02 de fevereiro estiveram em Juazeiro do Norte onde assinaram o protocolo de intenções para vinda da TV Senado, a instalação da emissora, ora autorizada, estas dependendo apenas da chegada do restante dos equipamentos que já foram comprados. Dentro de no máximo 90 dias, ou ate menos, a TV Senado deve começar suas atividades na terra do Padre Cicero.

O Presidente do Senado, Eunício Oliveira e Prefeito Arnon Bezerra vinham conversando sobre a TV em Juazeiro do Norte desde dezembro do ano passado, diante da insistência do empresário Normando Sóracles, junto ao próprio Eunicio. Normando vinha pedindo ao senador que colocasse a TV Senado em canal aberto no Cariri, para que pudesse ter uma abrangência regional. Segundo Normando, “com certeza teremos mais espaço para divulgação da cultura e desenvolvimento da nossa região, uma vez que sabemos da importância cultural e religiosa de Juazeiro do Norte e do Cariri”.

Município de Farias Brito promove agostoTOP em homenagem aos estudantes

Por Agência News Cariri

Afim de contribuir para a elevação da autoestima dos estudantes e para construção da cidadania, a Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Projeto AgostoTOP, o projeto contará com uma programação diversificada nas escolas da rede municipal de ensino.

Realiza a mobilização os grêmios estudantis, favorecendo assim a construção do protagonismo estudantil. A programação conta com palestras motivacionais, contação de estórias, bailes à fantasia, jogos esportivos, apresentações teatrais, premiações, olimpíadas, dentre outras e contará com a participação de todos os alunos da rede de ensino do município .

Na próxima quinta-feira,16, acontece na Quadra da Escola Eef Maria Carmosina Pinheiro Rodrigues, palestra Stand-up com Max Peterson Monteiro, Fariasbritense, que ficou famoso no You tube, ao relatar de um jeito Cearense, como vivem os franceses. Max que mora na França vai abordar o tema “24 horas é o suficiente para mudar sua vida”. O público alvo da palestra que começa as 8horas serão 300 alunos de 8o e 9o ano das Escolas Municipais.

A Secretaria de Educação distribuirá brindes para alunos de toda a rede de ensino, dentro do Projeto “Um estudante, um mimo”, no intuito de valorizar os estudantes e contribuir com a melhoria dos resultados de aprendizagem.

*CRESCENDO COM O MEU MUNICÍPIO*

No início de agosto o prefeito municipal, Dr. José Maria Gomes Pereira, fez a entrega de Kits de brinquedos para as escolas de educação infantil. A partir da segunda quinzena será realizada a premiação do Programa Crescendo com o Meu Município.
Na oportunidade as turmas que obtiveram os melhores resultados no SPAECE serão homenageadas e os alunos destaque 2017 serão premiados com Tabletes e Celulares. Serão entregues aos pais dos alunos das turmas premiadas um Certificado de Honra ao Mérito como significado da parceria firmada entre escolas e famílias.

Para a Diretora Dalvenice Nergino de Oliveira Moreira, da EEI Joana Alves Bezerra, a educação municipal tem se destacado no cenário regional e as premiações são incentivos pelo empenho dos alunos. Ela enalteceu o dinamismo do Secretário Municipal, Cícero Menezes e o apoio que tem sido dado a educação pelo prefeito municipal José Maria Gomes Pereira.

Cota fixa em fundo eleitoral garante maior número de vices mulheres

O números de mulheres candidatas a vice cresceu nas eleições deste ano, tanto na disputa pelo Planalto quanto nos estados. Isto porque candidaturas femininas terão, pela primeira vez, uma cota de recursos para campanha do fundo eleitoral.

Ao todo, serão 67 candidatas a vice-governadora, o que equivale a 37,6% do total, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Em 2014, foram 27,7%, e em 2010, 19,5%.

Para a presidência, são quatro vices mulheres entre 13 candidatas (30,7%). Em 2014, foram três em 11 (27,2%) e uma em nove (11,1%) em 2010.

Cota de gênero

Em maio deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que R$ 510 milhões do R$ 1,7 bilhão aprovado para o fundo público de financiamento de campanhas devem ir para candidaturas de mulheres.

De acordo com o tribunal, a liberação do fundo ocorre apenas se houver ao menos 30% em candidaturas femininas.

Os critérios de distribuição dos recursos, no entanto, serão definidos pelo partido, que poderá destinar a cota de gênero para qualquer tipo de eleição (majoritária ou proporcional), gerando discórdia entre especialistas.

Ainda de acordo com o jornal, há quem defenda que os recursos da cota feminina possam ser utilizados para candidaturas majoritárias nas quais um homem ocupe a cabeça da chapa e a mulher ocupe o posto de vice. Outros dizem que o dinheiro só deveria ser usado em candidaturas majoritárias nas quais a mulher ocupe a cabeça da chapa.

Há ainda um terceiro entendimento no qual o partido da vice mulher pode usar os recursos da cota para financiar a campanha majoritária, mas o partido do cabeça de chapa não.

Por não haver uma definição clara, cada partido deve definir a sua estratégia.

Fonte: Notícias ao Minuto

STF discute aumento do próprio salário nesta quarta

O Supremo Tribunal Federal (STF) discute nesta quarta-feira (9) uma proposta de orçamento para 2019 que será enviada ao Congresso Nacional. O controverso reajuste salarial dos ministros, que divide a Corte, poderá ser incluído no orçamento.

A presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, não quer que o gasto extra seja parte do planejamento, pois considera que o país vive um momento de crise econômica e desemprego.

No entanto, há ministros que não compartilham da mesma opinião e também não se importam em defender a impopular medida que aumenta os próprios salários. Eles argumentam que não se trata de um aumento salarial, mas sim de um reajuste que não chega a cobrir as perdas inflacionárias dos últimos anos.

O tema deve ser colocado em votação pela presidente da Casa na sessão administrativa desta quarta, segundo O Globo. No ano passado, Cármen Lúcia também foi contrária à inclusão do dinheiro extra para financiar o aumento nos contracheques. Na ocasião, ela ganhou o apoio da maioria, com um placar de oito votos a três.

O ministro Ricardo Lewandowski defende o reajuste. Segundo ele, houve defasagem de mais de 40% no salário dos ministros. Quando era presidente da Corte, em 2015, o STF enviou um projeto de Lei ao Congresso Nacional que previa um reajuste de 16,38% no salário dos ministros. A proposta foi aprovada pela Câmara, mas não chegou a ser votada no Senado.

Cármen Lúcia encerrou o assunto em 2016, quando assumiu a presidência. O próximo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, é um dos defensores do aumento salarial e deve retomar o assunto quando assumir, em setembro deste ano.

Contudo, para que o reajuste ocorra, é preciso que o orçamento enviado pela Corte tenha previsão para o gasto extra na folha de pagamentos a partir de 2019.

A proposta de orçamento para o ano que vem, com ou seu o reajuste salarial, será enviada ao Congresso Nacional na próxima semana.

Fonte: Notícias ao Minuto

Vice de Ciro defende porte de armas e se opõe a alterar lei do aborto

Kátia Abreu se diz contra a violência, mas afirma não achar justo que os bandidos se armem cada vez mais enquanto o governo não faz nada

A candidata a vice-presidente de Ciro Gomes (PDT), senadora Kátia Abreu (PDT-TO), defende a facilitação do porte de armas diante do atual cenário de violência, sobretudo no campo.

Para ela, o ideal seria que o governo desarmasse os criminosos. “Só não acho justo alguém ficar armado até os dentes e a população totalmente abandonada”, disse à Folha de S. Paulo. No seu gabinete, ainda tem pendurado o retrato da amiga Dilma Rousseff. “Não acabou o mandato dela ainda. Fica até trocar pelo do Ciro.”

Por que entrar em uma campanha com apenas uma aliança e pouco tempo de televisão?

Mesmo antes de ser vice, já tinha decidido votar no Ciro. O que mais me admira nele é que tem um perfil com autoridade, que não significa autoritário. Não é para que ninguém tema ou obedeça, mas um presidente tem de ter autoridade moral. E acho interessante ele ser do Nordeste. O Brasil é muito desigual e ele conhece isso de perto.

Então, o PT erra ao ter uma chapa que só representa Sul e Sudeste?

Não chega a ser um erro, não gostaria de classificar como um erro, mas não seria a minha opção votar em uma chapa puro-sangue do Sul do país. Com todo respeito às duas regiões, que são maravilhosas, e nada contra candidatos de Sul ou Sudeste. Neste momento, o Brasil está precisando de quem conhece a vida dos mais pobres.

Ciro buscava um vice de Sul e Sudeste, mas acabou escolhendo do Norte. O que a sra. agrega à candidatura?

Em vários aspectos, não só na questão regional. Tenho muito orgulho de representar Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E também o setor agropecuário. Sei como vivem não só produtores do agronegócios, mas também assentamentos da reforma agrária, os quilombolas e a agricultura familiar.

O temperamento explosivo prejudica o Ciro?

Ciro não é briguento, é brigão. Um lutador, é diferente. Ele sabe impor o que acredita de verdade. Eu acuso o golpe para mim porque eu sou um pouco parecida. Sou tão veemente no que acredito que até às vezes parece que estou brigando, mas é a forma que a gente tem de se expressar. A gente tenta corrigir, mas não significa agressividade, significa obstinação.

A senadora Ana Amélia (vice do tucano Geraldo Alckmin) seria uma boa vice-presidente?

Seria, eu até trocaria ela de lugar para ser a candidata a presidente. Ela é melhor que o candidato. Eu gosto dele, já votei nele uma vez, não é nenhum ataque pessoal, ele é uma pessoa correta. É uma questão circunstancial.

Apoiaria ela se ela fosse candidata a presidente?

Se não fosse o Ciro, talvez. Se o Ciro não fosse candidato, quem sabe.

Como pecuarista, a sra. defende a posse de armas nas zonas rurais?

Defendo o uso de armas em casa, rural e urbano. Eu não sou contra, diante da violência que estamos vivendo hoje. Todo mundo sabe que os fazendeiros estão desarmados. Hoje, há ataques até nos assentamentos. A minha pergunta é: isso é justo? Colocar os produtores à mercê. Estão roubando arame, material de trabalho, machado e foice, pneu de trator. Então, não quero uma guerra no campo nem uma batalha civil no país.

Sou contra a violência, eu sou a favor do diálogo, sou a favor da paz. Mas não acho justo que os bandidos se armem cada vez mais. O governo brasileiro não faz absolutamente nada e as pessoas se sentem impotentes.

Então, a sra. é favorável à facilitação do porte de armas?

Eu sou, não para ficar andando na rua, nos bares, restaurantes, trabalho. Mas se a pessoa se sentir segura. Eu moro em uma chácara, por exemplo. Eu tenho um guarda armado, mas e as pessoas que não podem? Não, meu guarda não é armado. Meu guarda é desarmado por causa de custo, inclusive. Agora, você imagina como eu durmo à noite? Eu tenho medo.

Mas isso não pode aumentar a violência?

Nos EUA e em todos os países onde é permitido o porte de armas, não se tem números dizendo que isso aumenta ou diminui a violência. Eu só acho que a população hoje se for consultada, ela toda não quer ficar desarmada. Não porque quer brigar, mas porque quer defender a sua própria família. Então, temos uma opção ótima, que eu concordo em número, gênero e grau. Combater de verdade a violência, combater a marginalidade, desarmar os bandidos. Aí sou a favor de desarmar todo mundo.

Só não acho justo alguém ficar armado até os dentes e a população totalmente abandonada. Há 46 municípios no Tocantins que não têm um PM. Tenho 50 cidades sem um delegado. O que eu digo para essas pessoas? A maioria usa uma faca de cozinha no quarto com medo. Quantas pessoas não me dizem isso? Acho que é um assunto muito polêmico, que é difícil dizer eu sou a favor ou sou contra. Só acho que não está ajustado. Acho que tem alguma coisa errada nisso.

É favorável à legalização do aborto?

Todas as mulheres e homens do Brasil são contra o aborto. Ninguém é feliz com o aborto. A legislação apresenta três quesitos: o risco de vida da mãe, o estupro e o anencéfalo. Eu quero fazer um registro que o anencéfalo eu votei contra.

A mãe tem de dar à luz ao anencéfalo?

Acho que sim.

E em outros pontos?

Não gostaria de entrar em um tema muito pessoal. É o Congresso que tem de decidir, é representante do povo. Sou cristã e, do ponto de vista dos meus princípios, não gostaria de modificar a lei, mas não estou aqui para jogar pedra em ninguém e as pessoas merecem apoio em qualquer circunstância.

A sra. já foi do DEM e hoje está no PDT. Como se define politicamente?

Sou democrata, uma pessoa de centro e acredito no mercado, mas meu coração ainda está aqui dentro batendo.

KÁTIA ABREU, 56

Senadora pelo PDT do Tocantins, a empresária e pecuarista foi ministra da Agricultura no segundo mandato de Dilma Rousseff. Foi ainda deputada federal, entre 2003 e 2007, e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) de 2008 a 2011. Em junho deste ano, ficou em quarto lugar, com 15,6% dos votos, em eleição suplementar para o governo tocantinense. Recebeu apoio por carta do ex-presidente Lula, preso em Curitiba. Com informações da Folhapress.

Fonte: Notícias ao Minuto