Vaquejada de Juazeiro do Norte encerrada com sucesso de público e inscritos

Fotos: Bruno Morais / Samuel Macedo

Publicidade

Encerrada com sucesso de público e inscritos, neste domingo (08), a programação da 42ª Vaquejada de Juazeiro do Norte. O Prefeito Arnon Bezerra esteve acompanhando durante praticamente todos os dias de realização do evento, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

Milhares de pessoas estiveram presentes na noite de ontem, com a realização dos shows das bandas Toca do Vale, Erika Diniz e Diogo Duarte. No último sábado, com mais de 20 mil pessoas, o prefeito novamente saudou o público acompanhado pelos secretários de Agricultura e Abastecimento, Romão França, e Turismo e Romaria, Júnior Feitosa.

O Prefeito manifestou a sua alegria pelo sucesso da festa, além da segurança e a tranquilidade que estavam sendo mantidas desde a abertura do evento. Além disso, destacou o grande trabalho desenvolvido pela coordenação e organização, que tem à frente o empresário Sávio Bezerra. A vaquejada de Juazeiro do Norte é atualmente uma das maiores do País e atrai competidores de diversos estados brasileiros.

Na última sexta-feira, foi realizada a abertura oficial, mesmo com as competições já acontecendo desde a quarta, por conta do grande número de inscritos. Com uma bênção para todos os competidores, na Praça do Romeiro, pelo Padre Cícero José, foi iniciada a cavalgada, com milhares de cavaleiros, pelas principais ruas da cidade, seguindo a tradição de subirem pela Rua São Pedro, passando por todo o Centro até chegar ao Parque de Eventos Padre Cícero, onde se realizou a vaquejada e shows gratuitos para o público.

Este ano, como forma de garantir melhor tratamento e proteção aos animais, foi cumprido, através do Ministério Público, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que previu a proibição de chicote, esporas, tração animal, entre outras condições, que garantissem um trajeto mais tranquilo na cavalgada.

Enquanto uns assistiam as apresentações, do outro lado do Parque, na pista de vaquejada, apelidada carinhosamente pela vaqueirama de Maracanãzinho dos vaqueiros, aconteciam as últimas derrubadas de boi, aquelas que definiam os campeões das seis categorias ofertadas na competição.

Vaqueiros de todo o Brasil se reuniram na terra do Padre Cícero e mediram forças em busca dos lugares de destaque e da boa premiação, que ao todo soma R$ 300 mil. Destaca-se Valdo Xavier, campeão da categoria profissional. Na categoria amador, o prêmio foi dividido entre Júnior Ribeiro e Igor Noiá. Na aspirante, o primeiro lugar também ficou para dois vaqueiros, Vanderley e Vaqueiro e André Leopoldo. Já na Categoria Feminina, a grande campeã foi Lorena Cosme.

Para Sávio Bezerra, um dos organizadores do evento, a 42ª vaquejada de Juazeiro do Norte é mais que um esporte e tradição. “É um evento que movimenta toda a cidade, todo o Nordeste volta os olhos para Juazeiro do Norte. Vaqueiros de todo o Brasil estão aqui e vendo esta grande participação do povo. Isso confirma que o evento foi além do que esperávamos”, afirmou.

Com informações da Assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também