Romeiros começam a chegar em Juazeiro do Norte para a Missa do dia 20 em louvor ao Padre Cícero.

A romaria no mês de julho que sempre acontece entre 17 e 20. (Foto: Fábio Venturi)

Publicidade

Por Roberto Bulhões

Romeiros procedentes de várias partes da região Nordeste começam a chegar a Juazeiro do Norte, Ceará, para participar dos festejos alusivos aos 84 anos da morte do Padre Cícero, que acontece nesta sexta-feira, 20. De hoje até domingo, muita gente visitará a cidade fundada pelo Padre Cícero, que, todo ano recebe em torno de 2 milhões de fiéis durante as romarias de fevereiro, setembro e novembro. Padre Cicero faleceu em 20 de julho de 1934.

A romaria em julho que sempre acontece entre 17 e 20 do mês, este ano se estenderá até domingo, devido ao final de semana. Estima-se que cerca de 60 mil pessoas devem participar da missa do Padre Cícero na sexta-feira, 20, às 06:00h, no pátio externo da Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. O evento é transmitido ao vivo todos os meses pela TV e internet, alcançando milhões de devotos em toda parte do Brasil e o mundo.

APOTEOSE

Nos momentos finais da missa o helicóptero modelo Esquilo do empresário Gilmar Bender, que é devoto do Padre Cícero desde sua chegada a Juazeiro do Norte nos anos 80, vai fazer um sobrevôo no local, soltando papel picado e pétalas de rosas. Segundo Gilmar Bender, “sou romeiro e devoto do Padre Cícero desde que cheguei aqui com meus irmãos. Aqui fomos abençoados pelo nosso Padim Ciço e tudo que for importante para divulgar nossa cidade, pode contar comigo”, afirmou Bender.

A missa do dia 20 deste mês contará com um altar especial e será presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Bispos e padres de outros estados também se farão presentes, a exemplo dos anos anteriores. A prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Turismo e Romarias – SETUR, vem ultimando os preparativos para o grandeacontecimento. O governador do Ceará, Camilo Santana, deve se fazer presente, junto com prefeito  de Juazeiro, Arnon Bezerra e várias outras autoridades do Ceará e de outros estados.

Publicidade

Leia também