Novo procedimento para o tratamento de pacientes com epilepsia tem segundo caso exitoso realizado no Hospital Santo Antônio

O serviço de neurocirurgia do Hospital Santo Antônio, além de ser a referência para os 45 municípios do sul e centro sul do Estado, no tratamento de média e alta complexidade de casos neurocirúrgicos, vem se destacando, ainda mais nos últimos anos, pela realização procedimentos cirúrgicos inéditos e igualmente exitosos. E que em outros tempos só eram possíveis nas capitais.

Um belo exemplo disso é o procedimento chamado de Terapia VNS, que consiste na implantação de neuroestimuladores no cérebro e que, por meio de impulsos elétricos, ajudam a prevenir crises de epilepsia com os mínimos efeitos colaterais possíveis e proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas com epilepsia. Trata-se de um procedimento rápido, com menos de uma hora em sala cirúrgica, e com alta hospitalar concedida em menos de 24 horas.

“Esse é o segundo procedimento realizado em pacientes da região. Graças ao sucesso do primeiro procedimento, que realizamos em janeiro deste ano, os pacientes ficam mais confiantes, tanto em relação à maneira simples como a cirurgia é realizada como em relação aos resultados obtidos”, comemora o Dr. Edson Lopes, membro da equipe de neurocirurgiões do Hospital Santo Antônio e devidamente habilitadopara realização deste procedimento na região.

Este último tratamento foi realizado no últimomês de junho, e tanto o paciente como seus familiares, a exemplo do primeiro caso, já comemoram os resultados obtidos, e continuam sendo acompanhados pelo Dr. Edson Lopes, que destaca como principais vantagens deste tratamento: a melhoria na qualidade de vida do paciente; a vantagem de oferecer benefícios mais duradouros; tem mínimos efeitos colaterais, eproporciona às pessoas com epilepsia um sentimento de controle da sua própria vida, além de apresentar crises em menor quantidade e menos severas.

De acordo com o Dr. Edson Lopes, os próprios familiares relatam melhorias consideráveis destes pacientes da Terapia VNS, que dado respostas satisfatórias, principalmente no humor, no sentido de alerta, nas habilidades verbais e memória.

O sucesso do procedimento se espalha pela região, e o terceiro procedimento deste tratamento já está marcado para o final deste mês de julho no Hospital Santo Antônio de Barbalha.

Por Egberto Santos

Relações Públicas e Gestor de Projetos

Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração do Cariri

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *