Mostra do Filme Livre no Cariri: exibição do filme ‘Fernando’ em Juazeiro do Norte

Publicidade

Nesta segunda-feira, 30 de julho, acontecerá, em Juazeiro do Norte, a Sessão Longa Livre, com a exibição do filme Fernando. A sessão faz parte da programação da 17ª Mostra do Filme Livre, a maior mostra audiovisual do Brasil, que é realizada desde 2002 e promove a exibição de centenas de filmes nacionais independentes.

Focada na produção alternativa, a Mostra do Filme Livre tem a missão de levar à tona, em vários recantos do país, filmes que apresentem um lado mais original, exótico, poético e subversivo audiovisualmente. As sessões, sempre gratuitas, ocorrem em diversas localidades do Brasil, representando uma grande ação envolvendo cineclubes livres de todo o país. Nesta semana, no Cariri, a exibição será realização pela equipe d’O Berro — que mantém a produtora audiovisual O Berro Filmes e o blog oberro.net —, em parceria com a Revista Sétima de Cinema. Em todo o território nacional, a Mostra conta com a produção da WSET e com o apoio institucional do Banco do Brasil.

Na Sessão Longa Livre será exibido o filme Fernando, de Igor Angelkorte, Julia Ariani e Paula Vilela. O longa retrata a vida de Fernando, um professor-artista, de 74 anos, que enfrenta um grave problema de saúde mas que segue com seus projetos e a dedicação à arte. A obra trabalha com aspectos que mesclam o documentário e ficção, trabalhando a metalinguagem e a relação entre a vida e a arte.

A Sessão Longa Livre acontecerá nesta segunda-feira, a partir das 19h, na Casa Doc Cariri / O Berro, situada na rua Delmiro Gouveia, 511, bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte. A entrada é gratuita, com a quantidade limitada de 30 pessoas por sessão. Após a exibição do filme será realizado um debate com o público.

Sobre o filme que será exibido:

Fernando
(Igor Angelkorte, Julia Ariani, Paula Vilela, 71min, 2017, RJ)

Sinopse: O filme revela a vida de um professor-artista com 74 anos no Brasil hoje. Fernando é provocado a interpretar a própria vida, mesclando realidade e ficção. Diante de um grave problema de saúde, ele segue uma rotina preenchida de projetos e desejos na arte. “Firmemente ancorado na tendência de um certo cinema contemporâneo de explorar as fronteiras entre as construções documentais e ficcionais de cena, o filme permite dar um passo a mais nesse caminho por conta da ocupação do seu protagonista, que vive cotidianamente não apenas a arte de encenar, como a de ensinar a atuar. Essa construção em espelhos é que dá ao filme um caráter único e diferente nesse contexto de produção e investigação audiovisual, atingindo momentos profundamente comoventes numa carta de amor ao ofício do ator” (Festival Internacional Olhar de Cinema 2017 – Curitiba).

Classificação indicativa: livre.

Serviço:
17ª Mostra do Filme Livre

Sessão Longa Livre – Exibição do filme Fernando
Segunda-feira, 30 de julho de 2018, às 19h
Na Casa Doc Cariri / O Berro
Rua Delmiro Gouveia, 511, Salesianos
Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita
Vagas limitadas.

Publicidade

Leia também