Fortaleza terá mais de 2.500 câmeras de videomonitoramento até o fim de 2018

Uma segunda fase da expansão, com mais 551 câmeras, será realizada até o fim do ano, subindo o número de 1.403 para 2.543. (Foto: SSPDS/Divulgação)

Publicidade

Fortaleza vai receber mais de 2.500 câmeras de videomonitoramento em funcionamento nos principais bairros da Capital até o fim de 2018. O incremento no aparato de segurança pública foi anunciado pelo governador Camilo Santana, nesta terça-feira (3), em solenidade na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), como parte do projeto “Zoom: cidade + segura”, que vai expandir o sistema de videomonitoramento de Fortaleza.

De acordo com Camilo, a instalação é gradual e os primeiros equipamentos já começam a operar, a partir de terça-feira (3), nos bairros Aldeota, Cais do Porto, Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema, Varjota e Vicente Pinzon.

Ao todo, serão 589 novos equipamentos, entre eles os com giro de 360 graus, visão noturna e capacidade de identificar veículos furtados e roubados através da leitura de placas. Com os atuais 1.403 equipamentos, o sistema chegará a 1.992 espalhadas por vias de maior fluxo na cidade, até setembro próximo, apenas em Fortaleza, com a integração das imagens das câmeras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Prefeitura de Fortaleza e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) às da SSPDS. Uma segunda fase prevê ainda a instalação de mais 551 câmeras, alcançando 2.543 dispositivos, até o fim de 2018.

Além do aumento de câmeras, as sedes do Batalhão de Polícia Militar de cada uma das dez Áreas Integradas de Segurança da Capital serão equipadas com uma sala de comando e controle e toda a tecnologia disponível para realizar o acompanhamento das imagens e informações geradas pelo sistema de videomonitoramento.

As imagens capturadas serão analisadas em tempo real e irão agilizar o atendimento das ocorrências, aliadas ao trabalho dos policiais nas ruas. O material captado pelos novos equipamentos irá permitir ainda a reunião de dados fundamentais para auxiliar no trabalho de investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Uma segunda fase da expansão, com mais 551 câmeras, será realizada até o fim do ano, subindo o número de 1.403 para 2.543. Estas câmeras são de projetos diversos, como as torres de vigilância em parceria com a Prefeitura, entre outros. Em 2015, o Governo do Ceará iniciou o projeto de videomonitoramento em Fortaleza com apenas 164 câmeras na SSPDS. Com a chegada do reforço, o número de equipamentos saltará para mais de 15 vezes do número inicial, em três anos. Todas as imagens serão interligadas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), em Fortaleza.

Interior

O serviço de videomonitoramento vem sendo expandido também para 42 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Estado. Serão instaladas mais de 700 câmeras que farão o videomonitoramento em cidades do Interior com população acima de 50 mil habitantes.

Até hoje, 25 municípios já contam com o serviço de câmeras em operação, por meio de 420câmeras nas cidade de Aquiraz, Aracati, Baturité, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Icó, Juazeiro do Norte, Limoeiro do

Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixeramobim, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, São Benedito e Tianguá. Outras 17 cidades acima de 50 mil habitantes ainda receberão os equipamentos. Mais 25 municípios, que têm população a partir de 30 mil habitantes, serão contemplados em uma próxima fase.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também