Tenente Régis recebe homenagem pelo bom trabalho com o BPRAIO na cidade de Aurora-CE

Por Agência News Cariri

Em um ato de homenagem ao trabalho dedicado e eficiente  o comandante do BPRAIO no Cariri Tenente Régis vivenciou uma noite de agradecimento e reconhecimento na cidade de Aurora-CE, mais precisamente no centro Social Urbano- CSU na Vila Paulo Gonçalves.

O evento que foi uma sessão solene da Câmara Municipal do município reuniu as autoridades da cidade e foi presidida pelo presidente da Câmara, o vereador  Aderlânio Macedo. Na ocasião foram entregues 19 títulos de cidadão Auroense e 35  comenda Leopoldina Gonçalves Quezado.  

Esse reconhecimento ao Tenente foi fruto dos bons resultados no trabalho de segurança prestado para com a população da cidade.   “ Eu fiquei muito agradecido com toda a homenagem, o carinho das autoridades e da população que nos incentiva a cada dia mais combater a criminalidade na Região”, relatou o Tenente no fim do evento.

Tensão política em Caririaçu continua

Por Madson Vagner

Cada vez mais tensionada a política de Caririaçu tente a aprofundar o rumo da polêmica. Na última semana o ex-vice-prefeito Luizinho do Vale acusou o atual vice-prefeito, Rosivan Leite, de tramar contra o próprio irmão, o prefeito Edmilson Leite. O grupo político ligado aos irmãos estaria insatisfeito com a ausência do prefeito na cidade, além da falta diálogo com comunidades, professores e aliados.

Sabendo da conspiração, Rosivan teria lavado as mãos, dando carta banca para o afastamento. Não demorou para Rosivan desmentir a conspiração. Em entrevista Rosivan garante: “continuo ao lado do meu irmão e sob a sua liderança”.

Os sucessivos tensionamento estariam ligados ao fato de Edmilson ter dividido o grupo entre quatro candidaturas a deputado estadual e outras três a deputado federal. A decisão não teria sido conversada com os aliados.

FESTVILA – INTERCÂMBIO PARA PRÁTICAS DE ARTES CÊNICAS

A primeira edição do  FESTVILA – Intercâmbio para Práticas de Arte Cênicas  acontece de 24 à 29 de Julho de 2018, na cidade do Crato, localizada no Cariri cearense e tem por objetivo reunir artistas-autorais com seus espetáculios solos, promover o compartilhamento de pesquisas e gerar rodas de conversas sobre os processos criativos que cada um realiza em sua cidade de origem.

  E nesta primeira edição O FestVila irá promover a socialização destes saberes a partir das experiências de João Miguel, Nanêgo Lira, Américo Cordula, Ana Sampaio, Valéria Pinheiro, Goreth Albuquerque, João do Crato, Debora Finochiaro, Cristina Flores,  Monica Mello, Edceu Barbosa, Joaquina Carlos, Rodrigo Rocha, Dane de Jade, entre outros. 

  Segundo Dane de Jade, curadora do FestVila, durante os dias do evento os convidados irão mergulhar num processo que envolve a partilha de experiências e experimentos artísticos. “Esta troca de experiências irá além do convívio entre os participantes, já que a real motivação deste encontro é a integração de pessoas de diversos lugares do país na comunidade do Belomonte, busca uma troca salutar nas suas mais diversas dimensões.” afirma.

  Será uma semana de convivência dedicada as partilhas autorais, com oficinas ofertadas gratuitamente para o público da região do Cariri e cidades vizinhas, uma ação em diálogos, práticas com jogos e brincadeiras. A noite o público terá oportunidade de assistir espetáculos e seus processos de montagem numa experiência única, as casas dos moradores serão palco para aproximar artista e público num acolhimento oferecidos pela comunidade em suas salas, uma calçada, jardim ou quintal. 

O que é que acontece com um bando de pessoas quando se encontram e criam seus próprios códigos a partir do deslocamento? é uma pergunta que irá nortear este Intercambio para Práticas de Artes Cênicas, uma iniciativa que busca ressaltar o caráter de “residência” a partir das práticas dos artistas pesquisadores e se expandam para outras esferas dentro da vida da comunidade seja pela educação ambiental, práticas de vida no coletivo, sensibilização e integração social. 

           Ainda de acordo com Dane, o evento é uma oportunidade de socialização de destas práticas artísticas e a possibilidade de que seja gerado um dialogo profundo com nossa ancestralidade e realidade social do entorno. “O Cariri cearense representa este espaço geográfico e humano com sua historia peculiar e original onde podemos ser “afetados” pelo lugar em um processo de criação permanente.”pontua.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO FESTVILA

24/07 (terça-feira)
10h – Encontro inicial do Bando (Manhã e Tarde)
19h – Apresentação no Terreiro da Casa de Garcia com o espetáculo “Obinrin”

25/07 (quarta-feira)
10h – Encontro do Bando (Manhã e Tarde)
19h – Apresentação de processo por integrante do Bando (Casa de Seu João Luiz no Belmonte)
21h – “20 Dizer — A palavra com Som, Cor, Corpo e Alma” – Trigo Limpo teatro ACERT com Repertório poético musical luso-brasileiro na Vila da Música. 

26/07 (quinta-feira)
10h – Encontro do Bando (Manhã e Tarde)
14 às 17h – Vivência em Teatro: As Linguagens Artísticas e do Espetáculo: Intervenções Teatrais Experimentais entre Brasil e Portugal. Grupo Trigo Limpo (PT).
19h – Apresentação de Processo (Jardim de Dona Lindalva)
20h30m – Apresentação do espetáculo “Jardins Portáteis” (Solibel)

27/07 (sexta-feira)
08h – Artes Visuais na Comunidade do Gesso com Mariana Delgado (Portugal) e Alexandre Lucas (Ceará)
10h – Encontro do Bando
14 às 17h – Oficina Integrada com o Bando
15h – Intercâmbio Grupo Trigo Limpo e Cordelistas
19h – Apresentação de processos (Hotel Pasárgada)
20h30m – Apresentação de Processo (Casa do Ailton Frazão)

28/07 (sábado)
08h – Artes Visuais na Comunidade do Gesso com Mariana Delgado (Portugal) e Alexandre Lucas (Ceará)
10h – Encontro do Bando
14 às 17h – Oficina Integrada com o Bando
19h – Apresentação de processo (Terreiro de Assis de Preta)
20h30m – Apresentação de Processo (Terreiro da Família de Fábio)

29/07 (domingo)
14h – O Bando Organiza Encontro Final
19h – Apresentação de processo na Vila da Música
20h – Encerramento com Terreirada dos Irmãos Aniceto na Solibel

*Programação sujeita a alteração.

VILA DA MÚSICA
Av. José Horácio Pequeno, nº 1366, Belmonte, Crato – Ceará
Tel. (88) 3521.0550/35214335
Facebook: Vila da Música Solibel Crato

Contatos: Dane de Jade (88) 99952.3264

                  Mano Grangeiro (88) 99656.1713

 

Vice-prefeito de Brejo Santo, Bosco Sampaio fala sobre a Expobrejo 2018

Por Ronuery Rodrigues / Papo Reto

A Expobrejo, principal evento do Cariri Oriental, ocorre de 23 a 26 de agosto, em Brejo Santo. A feira reúne agronegócio, produtos da agricultura familiar e serviços. O evento acontece no Parque de Eventos e Agronegócios, Mário Leite Tavares, conta com shows artísticos e traz a cidade grandes nomes do cenário da música nacional e regional.

A prefeitura de Brejo Santo é a principal instituição organizadora da feira. Nossa equipe bateu um paporeto com Bosco Sampaio (PP), vice-prefeito da cidade. De acordo com Bosco Sampaio, a prefeitura tem ofertado todo suporte artístico e de infraestrutura para o evento – “As festividades são gratuitas, o participante colabora com alimentos não perecíveis e nós ofertamos toda infraestrutura para os criadores. O Parque é um dos mais belos da nossa região,como o do Crato que também suporta os criadores, toda essa infraestrutura que tem na agricultura e na pecuária”, comenta.

Entusiasmado, ele destaca que a feira movimenta a economia da cidade seja o comercio formal e informal, a rede hoteleira e a agricultura familiar,  que também é contemplada no evento, através da parceria firmada entre poder público e sindicatos, fomentando assim o desenvolvimento do município. Para Bosco Sampaio, com todo planejamento que tem sido feito pela administração municipal e parceiros, a expectativa que a Expobrejo 2018 seja exitosa como em anos anteriores.

VAQUEJADA – Dentro da programação da Expobrejo 2018, acontece a vaquejada de Brejo Santo, em sua 49ª edição, o evento que acontece no parque Zequinha Chicote, de 22 a 26 de agosto terá r$ 100 mil em prêmios.

GRADE DE SHOWS DA EXPO BREJO 2018 E 49ª VAQUEJADA

Quinta-feira, dia 23 /08

Mano Walter

Matheus Fernandes

Fábio carneirinho

Sexta-feira,dia 24 /08

Jonas esticado

Thales Lessa

Zé Carlos Farra

Sábado, dia 25/08

Zezé Di Camargo e Luciano

Wallas Arrais

Forró de Nóis

Fabinho Curtição

Domingo, dia 26/08

Felipão

Léo sats

Gideon

Marinha abre processo seletivo para formação de aquaviários em Alagoas

Marinha do Brasil abriu, em Alagoas, processo seletivo para cursos de formação de Aquaviários, para Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23). Os cursos são gratuitos.

As inscrições vão até 6 de agosto, devendo ser realizadas presencialmente na sede da Capitania dos Portos de Alagoas, localizada na Rua do Uruguai, nº 44, no bairro de Jaraguá. Não é preciso pagar nada para se inscrever.

A primeira etapa da seleção consiste em um Exame de Conhecimentos. Será aplicada uma prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 9 de agosto.

Essa avaliação terá questões do do 6º ano do Ensino Fundamental. Serão abordadas matérias de português e matemática.

Depois da prova, os aprovados e classificados no exame serão convocados para a realização do Teste de Suficiência Física.

Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para aquaviários e 30 para marinheiro auxiliar. Os cursos terão a duração de 2 semanas, e serão realizados nas dependências da Capitania dos Portos, em período integral (de 8h às 18h).

Os interessados devem ter os seguintes requisitos:

  1. ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado;
  2. possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos até o dia 06/08/2018 (último dia de inscrição); e
  3. ter sido aprovado no 6º ano do Ensino Fundamental.

Para mais informações, basta acessar o site da Marinha (clique aqui) ou entrar em contato pelo número (82) 3215-5810/5811.

 Fonte: G1

PF deflagra operação em combate ao desvio de cerca de R$ 1,5 milhão em recursos públicos no sudoeste da Bahia

Polícia Federal de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou, nesta terça-feira (24), a Operação Ciranda de Pedra, em oito cidades da Bahia. A ação tem como objetivo combater crimes de desvio de recursos públicos destinados a área da infraestrutura na cidade de Maiquinique, também no sudoeste do estado, nos anos de 2012 a 2017.

Vinte mandados de busca e apreensão e 14 mandados de intimação são cumpridos nos municípios de Maiquinique, Macarani, Itapetinga, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Jequié, Mirante e Vitória da Conquista.

A organização criminosa obteve contratos da ordem de R$ 3.428.183,03, dos quais R$ 1.587.619,76 está estimado como o valor do desvio com ordem de bloqueio judicial.

A operação é resultado de uma investigação iniciada em 2017, sobre obras inacabadas na pavimentação em Maiquinique, que deveriam ter sido executadas nas ruas do município. Para realização das obras, foram feitos seis procedimentos licitatórios no quadriênio 2013-2016, em convênio com o Ministério das Cidades.

Além dos serviços não executados ou parcialmente executados, a investigação aponta que um grupo de quatro empresas fazia revezamento nas licitações e parte dos recursos era destinada a pagamentos de parentes e pessoas ligadas à administração municipal.

Ainda conforme as investigações, algumas dessas empresas, vencedoras de licitações recorrentes, serviam apenas de “fachada” e eram compostas por sócios “laranjas”.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e fraude à licitação.

Segundo a PF, o título “Ciranda de Pedra” traduz uma fonte de múltiplos significados. No entanto, a “ciranda” da obra de Lygia Fagundes Teles é formada por pedras, simbolicamente representando a sua dureza, a desintegração, o fechamento entre os participantes e a não aceitação de novos membros.

Vinte mandados de busca e apreensão e 14 mandados de intimação foram cumpridos em Maiquinique e outras sete cidades da Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Federal)Vinte mandados de busca e apreensão e 14 mandados de intimação foram cumpridos em Maiquinique e outras sete cidades da Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Vinte mandados de busca e apreensão e 14 mandados de intimação foram cumpridos em Maiquinique e outras sete cidades da Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Fonte: G1

Projeto oferece 3,4 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no Recife

Prefeitura do Recife publicou, nesta terça-feira (24), o edital de um processo seletivo para 3.442 vagas em cursos gratuitos do projeto Qualifica Recife. A iniciativa oferece aulas em áreas como administração, idiomas, hotelaria, estética, vestuário, produção de alimentos e infraestrutura e indústria.

De acordo com o edital do projeto, as inscrições têm início no dia 31 de julho e seguem abertas até 2 de agosto, somente no site do Qualifica Recife. Os cursos são exclusivos para quem mora no Recife há pelo menos três anos e são ofertados em escolas públicas da capital pernambucana, em horários e turnos variados.

Ainda de acordo com as normas da iniciativa, cada candidato pode se inscrever somente em um único curso. A seleção acontece por ordem cronológica, desde a primeira inscrição até o preenchimento das vagas do curso desejado. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 7 de agosto.

Os candidatos selecionados devem comparecer à escola indicada para fazer a sua matrícula no período determinado pelo edital, disponível no Diário Oficial do Recife desta terça (24).