Tradição de acender fogueira de São João é mantida viva no Cariri

Publicidade

Por Ronuery Rodrigues/Papo Reto Cariri

O dia 23 de junho no calendário católico lembra São João Batista. Nos bairros mais pacatos das cidades do Cariri, nos sítios e vilas, o costume de acender fogueira na véspera do santo se mantêm vivo.

Além das fogueiras que já é elemento garantido, as famílias realizam verdadeiros banquetes com comidas típicas como mungunzá, vatapá, bolo de milho, de puba, pé-de-moleque, arroz doce, doce de gergelim e amendoim, e outras guloseimas que não podem faltar na mesa.

Assim acontece anualmente na residência do aposentado José Serra, de 78 anos, que reside na zona rural do Crato. Ele conta que o costume foi repassado pelo pai, e faz questão de manter viva a tradição. Além disso, ele conta que em sua residência é rezada a trezena de Santo Antônio, e no dia de São João, acende uma grande fogueira.

SIMPATIAS

Na contramão da tradição, as simpatias aos poucos caem no esquecimento e já não são mais vistas no ambiente familiar. Mas quem gosta mesmo desse período é a garotada faz a festa com artigos juninos como, bombas, chuvinhas, rabo-de saias, entre outras.

Outros santos da Igreja católica como Santo Antônio, celebrado no dia 13 junho e São Pedro no dia 29, foram incorporados a tradição de acender fogueiras, contudo a mais expressiva é a de São João, no dia 23. Assim, a região do Cariri rica em sua cultura, mesmo sendo uma metrópole não perde suas características de região interiorana.

 

Publicidade

Leia também