Inflação sobe em 0,4% em maio, puxada por alta da gasolina, diz IBGE

© DR

Publicidade

A inflação de maio subiu para 0,40%, acima dos 0,22% do mês anterior, informou nesta sexta (8) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  O aumento foi puxado pela alta nos preços da gasolina, energia elétrica, e alimentos e bebidas. No acumulado do ano, a inflação soma 1,33%, o menor índice desde o Plano Real.

Em 12 meses, a inflação acumulada é de 2,86%. Apesar da alta em maio, permanece abaixo da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 4,5% no ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Em 2017, a inflação foi de 2,97% e ficou abaixo do piso da meta pela primeira vez na história, o que gerou a necessidade de justificativa pelo Banco Central. Em carta ao Ministério da Fazenda, o BC disse que a meta não foi cumprida por causa da queda dos preços dos alimentos.

O último relatório Focus, do Banco Central, mostra que o mercado espera que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) feche o ano em 3,65%, alta de 0,05 ponto percentual em relação à projeção da semana anterior. Com informações da Folhapress.

Fonte: notícias ao minuto

Publicidade

Leia também