Mauriti recebe R$ 690 mil em investimentos

Por Agência News Cariri

O prefeito do município de Mauriti, Mano Morais anunciou o recebimento de quase R$ 700 mil em investimentos do Governo do Estado para obras na cidade, nesta quinta-feira, 21.

O anúncio foi feito junto com a comitiva governamental no CSU, com a presença do secretário da Casa Civil, Nelson Martins. Ele explicou que os investimentos fazem parte do Programa Sinalize e será investido em reestruturação e nova pavimentação asfáltica de 20.000m² nas áreas urbanas.

De acordo com o secretário, o Governo percebeu nas estatísticas dos acidentes de trânsito, que a maior parte dos casos, aconteciam nas áreas urbanas, principalmente no interior. E que, a causa principal, seria a pouca sinalização das ruas e avenidas do grande centros interioranos. “Diante disso, o governador decidiu criar e investir nesse programa que visa dar um novo aspecto e segurança no trânsito dessas cidades. Não ficará nenhuma cidade sem receber o Sinalize”, garantiu.

O prefeito Mano Morais disse que espera com ansiedade pela implantação do programa que já está licitado. “É sem dúvida um grande serviço para as prefeituras. Vai refletir em menos acidentes e menos despesas para os cofres públicos, além de levantar a autoestima dos moradores, pois todos queremos morar numa cidade bonita”, afirmou o gestor.

A previsão para o início dos trabalhos está dentro de 20 a 30 dias.

Assembleia aprova projeto da deputada Mirian Sobreira que cria o “Dia Estadual de Prevenção Sobre o Uso de Álcool e Outras Drogas”

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou, nesta quinta-feira (21), o Projeto de Lei 22/18, de autoria da deputada Mirian Sobreira (PDT) que institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o dia 26 de junho comoDia Estadual de Prevenção Sobre o Uso de Álcool e Outras Drogas”.

O objetivo é alertar a população e promover ações que resultem num maior cuidado por parte do poder público, da sociedade e, principalmente dos jovens cearenses, em relação ao consumo de drogas – lícitas e ilícitas.

De acordo com a parlamentar, o avanço do consumo de substâncias químicas tem gerado graves consequências à saúde física e psicológica das crianças, adolescentes e adultos, bem como sérios comprometimentos à família e à sociedade em geral. “Nosso projeto propõe criar mecanismos para conter e evitar o uso de drogas lícitas e ilícitas, para minimizar as repercussões negativas do ponto de vista familiar e social, visando aprevenção do consumo de entorpecentes, através da prestação de informações e de um trabalho conjunto com a comunidade, pedagogicamente orientado e com grande alcance social”, ressaltou Mirian Sobreira.

A aprovação acontece às vésperas da Sessão Solene requerida pela pedetista que marca o Dia Internacional de Combate às Drogas. Na solenidade serão homenageados nomes que trabalham no âmbito da política pública sobre drogas. São eles: o governador Camilo Santana; a vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; a primeira-dama do Ceará, Onélia Leite; a procuradora Isabel Porto; os representantes da Comissão de Públicas sobre Drogas da OAB-CE, Rossana Brasil e Roberto Lassere; o padre Sebastião Silva e o pastor Roberto Massambani.

A Sessão acontece na próxima terça-feira, 26 de junho, às 15 horas no Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa do Ceará.

Confira o que abre e o que fecha no Grande Recife no feriado de São João

 

Em 2018, o feriado de São João cai no domingo (24), mas alguns shoppings e repartições públicas na Região Metropolitana do Recife têm horários especiais de funcionamento desde a sexta-feira (22), por causa do segundo jogo no Brasil na Copa do Mundo, contra a Costa Rica.

No sábado (23), o comércio do Centro do Recife funciona normalmente, das 8h às 18h. No domingo (24), no entanto, as lojas ficam fechadas e abrem normalmente na segunda-feira (25). Para quem passar o fim de semana de São João na capital ou no Grande Recife, há opções de lazer e serviços em equipamentos culturais e shoppings.

Confira o que abre e o que fecha na Região Metropolitana:

Shoppings

Shopping Recife

No sábado (23), o centro de compras funciona normalmente, das 9h às 18h, mas, no domingo (24), as lojas fecham; com exceção do Hiper Bompreço, das Americanas e da Praça de Alimentação e Lazer, que abre das 12 às 20h. O cinema funciona conforme programação de filmes.

RioMar Shopping

Após funcionar normalmente, das 9h às 18h, no sábado (23), as lojas ficam fechadas no domingo (24). No entanto, a Praça de Lazer e Alimentação funciona das 12 às 21h, e o cinema abre conforme programação de exibição.

Shopping Tacaruna

O horário de funcionamento no sábado (23) é normal, das 9h às 18h. No domingo (24), as lojas fecham, mas as operações de alimentação e lazer funcionam das 12h às 20h. Americanas e Hiper Bompreço abrem das 9h às 19h, e o cinema exibe filmes das 13h à meia-noite.

Plaza Shopping

O shopping fica fechado durante o jogo do Brasil, na sexta-feira (22), e abre às 11h15 nesse dia. Depois de funcionar normalmente no sábado (23), das 10h às 18h, as lojas ficam fechadas no domingo (24), mas Alimentação e Lazer funcionam das 12h às 20h e o cinema tem exibições conforme a programação.

Shopping Boa Vista

No sábado (23), o funcionamento é normal, das 9h às 18h, mas o cinema exibe sessões iniciadas até 18h. As lojas fecham no domingo (24), mas Americanas, Game Station e Praça de Alimentação funcionam das 11h às 21h, e o cinema exibe filmes conforme programação.

Paço Alfândega

Após funcionar normalmente no sábado (23), das 9h às 19h, as lojas têm abertura facultativa no domingo (24), dia em que a Praça de Alimentação opera das 11h às 20h.

Shopping Guararapes

No sábado (23), o funcionamento é no horário normal: lojas, das 9h às 19h; Hiper Bompreço, das 8h às 20h; e cinema exibe conforme programação. No domingo (24), lojas, Celpe, Detran e bancos fecham, mas o Hiper Bompreço abre das 9h às 20h e Praça de Alimentação e Lazer, das 12h às 21h; enquanto o cinematem sessões conforme programação.

Patteo Olinda Shopping

Na sexta (22), dia do segundo jogo do Brasil, o centro de compras fica aberto das 9h às 22h, mas as lojas, alimentação e lazer têm funcionamento facultativo das 9h às 11h30 e obrigatório das 11h30 às 22h. No sábado (23), o shopping funciona normalmente, das 9h às 18h, mas as lojas fecham no domingo (24), com exceção das operações de Alimentação e Lazer, que ocorrem das 12h às 21h.

Camará Shopping

Depois de funcionar normalmente no sábado (23), das 10h às 18h, as lojas ficam fechadas no domingo (24), mas Alimentação e Lazer funcionam das 12h às 22h e o cinema abre conforme programação de sessões.

Paulista North Way Shopping

Apesar de funcionaR normalmente no sábado (23), das 9h às 19h, as lojas fecham no domingo (24), menos a Praça de Alimentação e Lazer, que abre das 12h às 21h, e o cinema, que segue programação de filmes.

Shopping Costa Dourada

Funciona normalmente no sábado (23), das 10h às 18h, e o Arco-Vita abre das 8h às 22h. No domingo (24), as lojas ficam fechadas, mas o Arco-Vita abre das 12h às 20h; Lazer e Alimentação funcionam das 12h às 20h; e o cinema exibe conforme programação de sessões.

Ministério Público do Trabalho

Na sexta (22), não há expediente em todas as unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, no Recife; em Caruaru, no Agreste; e em Petrolina, no Sertão. A data sem funcionamento é pela troca com o feriado de Corpus Christi, quando o expediente ocorreu normalmente.

Vale Eletrônico Metropolitano

Durante o jogo entre o Brasil e a Costa Rica, na sexta-feira (22), o posto de atendimento do VEM Soledade, no Centro do Recife, funciona em horário especial. As máquinas de autoatendimento ficam disponíveis das 12h às 19h. O atendimento interno ocorre entre o meio-dia e 17h30.

Edifício-sede da Prefeitura do Recife fica no Centro da cidade (Foto: Katherine Coutinho/G1)Edifício-sede da Prefeitura do Recife fica no Centro da cidade (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Edifício-sede da Prefeitura do Recife fica no Centro da cidade (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Edifício-sede da Prefeitura do Recife

Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam na sexta-feira (22). O serviço volta ao normal a partir da segunda-feira (25), das 8h às 17h.

Mercados e feiras

Os mercados públicos funcionam normalmente na sexta (22) e no sábado (23), das 6h às 18h. No domingo (24), também não há alteração e os mercados funcionam das 6h às 13h, enquanto as feiras ficam abertas das 6h às 12h.

Atrações culturais

O Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, fica aberto no sábado (23), das 9h às 17h. O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, funciona das 13h30 às 17h na sexta (22), com última entrada às 16h30. O museu também fica aberto para visitação no sábado (23) e no domingo (24), das 14h às 18h.

Os demais equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife, como o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), o Museu Murillo La Greca e a Galeria Janete Costa, ficam fechados no fim de semana.

Central de Atendimento ao Contribuinte

O Centro de Atendimento ao Contribuinte não funciona na sexta (22), seja no edifício-sede da Prefeitura do Recife, seja nos outros dois postos que funcionam no Expresso Cidadão do RioMar Shopping. O expediente volta ao normal na segunda (25). Qualquer informação sobre IPTU, ISS e taxas referentes podem ser obtidas no Portal de Finanças.

Escolas

As escolas profissionalizantes da prefeitura fecham na sexta (22) e reabrem na segunda (25). As escolas e creches-escolas municipais ficam fechadas até segunda (25).

Mulher

O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector ficam fechados durante o feriado e retomam na segunda (25). O “Liga, Mulher”, disque-orientação do Clarice, funciona em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone é o 0800.281.0107.

Procon Recife

A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na sexta (22) e reabrem na segunda (25).

 Hospital Veterinário do Recife fica na Zona Oeste  (Foto:  PCR/Divulgação) Hospital Veterinário do Recife fica na Zona Oeste  (Foto:  PCR/Divulgação)

Hospital Veterinário do Recife fica na Zona Oeste (Foto: PCR/Divulgação)

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife fica fechado na sexta (22). Os atendimentos e as marcações de consultas só voltam a funcionar na segunda (25).

Compaz e bibliotecas

As unidades do Compaz Governador Eduardo Campos, na Zona Norte, e Escritor Ariano Suassuna, na Zona Oeste, assim como as bibliotecas populares de Afogados e de Casa Amarela, ficam fechadas de sexta (22) até domingo (24). As bibliotecas populares voltam ao funcionamento na segunda (25) e o Compaz, na terça (26).

Ciclofaixas e academias

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer fica disponível durante o feriado e funciona normalmente no domingo (24), das 7h às 16h. O Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, também funciona normalmente nesse dia.

Os parques Santana e Macaxeira, ambos na Zona Norte da cidade, abrem todos os dias, das 6h às 21h. As unidades da Academia Recife fecham na sexta (22) e no sábado (23), retornando às atividades na segunda (25), às 5h30, mesmos dia e horário em que o Training Truck retorna.

Ciclofaixa do Recife é opção de lazer durante o São João (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)Ciclofaixa do Recife é opção de lazer durante o São João (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)

Ciclofaixa do Recife é opção de lazer durante o São João (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)

Esportes

Sem funcionamento na sexta (22), o programa Recife Esportes de Rendimento, na orla de Boa Viagem, com o vôlei de praia, e nos parques da Macaxeira e Caiara, com o atletismo; o Programa Esporte e Lazer (PELC) e os Núcleos Municipais de Esportes retornam à normalidade a partir da segunda (25).

Meio Ambiente

O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, não funcionam desde a sexta (22) até domingo (24). O primeiro espaço retoma as atividades a partir da terça (26), das 9h às 15h30, e segundo local, na quinta (28), das 9h às 17h.

Trânsito

Por causa do ponto facultativo na sexta (22), os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas ficam suspensos. O monitoramento de tráfego e a fiscalização funcionam normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar o órgão no 0800.081.1078.

Emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na sexta (22) e reabrem na segunda (25).

Assistência Social

Os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família não funcionam durante o feriado. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionam normalmente.

Upinhas no Recife ficam abertas 24 horas durante o feriado de São João (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR)Upinhas no Recife ficam abertas 24 horas durante o feriado de São João (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR)

Upinhas no Recife ficam abertas 24 horas durante o feriado de São João (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR)

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona normalmente e pode ser acionado no número 192. As quatro Upinhas 24h ficam abertas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. As demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, ficam fechadas na sexta (22) e voltam a funcionar na segunda (25).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), na Zona Oeste, ocorre normalmente durante o feriado para a realização de partos regulados, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funciona normalmente, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais abrem 24 horas para a realização de partos, além do atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas policlínicas e no Hospital Pediátrico Helena Moura, na Zona Norte, funcionam normalmente.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife tem plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua que causem risco à saúde pública. Ele pode ser acionado das 8h às 17h, por meio dos números (81) 3355-7704 e (81) 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde fica à disposição, 24 horas, para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias pode ser acionado por meio dos números (81) 99488-6375 e 0800.201.2120.

Fonte: G1

PIS/Pasep: por que é importante resgatar?

O prazo para sacar o Abono Salarial PIS/Pasep calendário 2017/2018, ano base 2016, termina no dia 29 de Junho e mais de 2,2 milhões de pessoas ainda não resgataram o recurso. A quantia disponível chega a R$ 1,6 bilhão, segundo o Ministério do Trabalho.

“Não buscar esse direito é sinal da falta de educação financeira da população brasileira. Para que possamos realizar sonhos e ter melhores condições de vida, é imprescindível buscar os recursos disponíveis. Acredito que muitas pessoas não sacaram o valor por falta de informação. Portanto, é preciso divulgar para que os que mais necessitam não percam esse direito”, explica Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

 

Veja algumas orientações para se programar:

O que fazer com o dinheiro?

É importante considerar a sua situação financeira atual para planejar o uso do valor disponível. Para os que estão endividados, o foco é o pagamento das contas com planejamento. É preciso analisar todas e priorizar as essenciais, que correspondem a serviços que podem ser cortados, como energia elétrica, água, aluguel, etc., e as quais possuem as maiores taxas de juros, como cheque especial e cartão de crédito.

Caso não haja dívidas, o abono pode ser usado para a realização de sonhos (individuais ou da família). Afinal, se não houver um destino certo para esse dinheiro extra, o benefício poderá facilmente gasto com supérfluos, e não para a conquista de objetivos que realmente agregam valor à vida.

É importante estabelecer pelo menos três sonhos: um de curto prazo (até um ano), um de médio prazo (entre um e dez anos) e outro de longo prazo (acima de dez anos) – o qual aconselho que seja a sua aposentadoria sustentável. Em seguida, é válido direcionar para investimentos mais adequados ao prazo.

Quem pode sacar:

Para ter direito ao saque, além de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, é preciso ter trabalhado com carteira assinada e recebido até dois salários mínimos mensais durante, pelo menos, 30 dias em 2016. Além disso, é preciso estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2016. Os valores variam entre R$ 80 e R$ 954, dependendo do tempo trabalhado.

Como receber?

– Os beneficiários do PIS podem receber os pagamentos via crédito em conta; diretamente no caixa (apresentando o número do PIS e um documento de identificação) ou com o Cartão do Cidadão e senha em caixas eletrônicos, Casas Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui.

– Os beneficiários do Pasep podem receber os pagamentos via crédito em conta ou em uma agência do Banco do Brasil com documento de identificação.

Fonte: notícias ao minuto

Lucro das estatais sobe 44,8% no 1º trimestre ao atingir R$ 15,1 bi

Os conglomerados de estatais brasileiras – Petrobras, Eletrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa – registraram lucro de R$ 15,1 bilhões no primeiro trimestre de 2018, alta de 44,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados constam do Boletim das Estatais Federais, divulgado na quinta-feira (21) pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. “Os números demonstram que os resultados das empresas estatais federais continuam evoluindo positivamente, tendo em vista os esforços para a melhoria da governança e reestruturação das empresas”, diz o documento.

Lucro maior

Entre os principais destaques está o faturamento registrado pelo grupo Petrobras, assim como sua valorização. A estatal registrou um aumento de 48% no lucro, que passou de R$ 4,8 bilhões para R$ 7,1 bilhões entre o primeiro trimestre do ano passado e o primeiro trimestre de 2018.

No mesmo período, a Petrobras também aumentou seu valor de mercado em 40,8%. Já a Eletrobras registrou uma valorização expressiva na Bolsa de Valores, com um aumento de 20,6% em seu valor de mercado.

Menos dívidas

Por meio de uma gestão mais eficiente e com redução de gastos, as estatais federais também conseguiram reduzir suas dívidas. No primeiro trimestre, o nível de endividamento das empresas ficou abaixo dos R$ 400 bilhões pela primeira vez em quatro anos, diante de uma redução de 28,3% no endividamento entre dezembro de 2015 e março de 2018. (Portal Brasil)

Fonte: notícias ao minuto