Farias Brito receberá areninha e briquedopraça

O Município de Farias Brito tem conquistado obras em todos os setores, atraindo recursos e investimentos, tanto públicos como privados. Em breve, irá receber duas grandes obras do Governo do Estado. Uma delas é a Mini Areninha que será construída no bairro Nova Esperança, vizinho à academia popular.

O anúncio foi feito pelo Governador Camilo Santana, em solenidade em Fortaleza, acompanhado do vice prefeito Cleber Mendes.

Outra importante obra para os fariasbritenses que já foi publicado o Termo de Cooperação Técnica entre o município e o Estado do Ceará no Diário Oficial, é a construção de uma Brinquedopraça, que será instalada na Praça Menino Jesus de Praga.

Segundo o prefeito José Maria, os investimentos são frutos de parcerias com o deputado Chico Lopes e do ex-secretário do Estado, Fernando Santana, que tem mediado os anseios junto ao governador.

Cratera gigante misteriosa com quase 50 metros de profundidade surge perto de vila na BA e preocupa moradores: ‘Medo’

Uma cratera gigante, com 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura, se abriu misteriosamente perto de uma vila de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, na Bahia. Além de chamar a atenção pelo tamanho, o buraco tem preocupado os moradores, que ainda não sabem como ele se formou. Uma empresa multinacional que atua na região está investigando se a erosão tem relação com o trabalho que desenvolve no local.

A cratera fica no meio de uma mata nativa na Ilha de Matarandiba e está a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores. O buraco se abriu na propriedade de uma multinacional americana, que utiliza a área para extração de salmora, uma mistura de água e sal usada na fabricação de produtos químicos. A salmora é retirada em seis poços a uma profundidade de 1,2 mil metros.

A erosão foi descoberta pela própria empresa há 15 dias, durante um trabalho de rotina. O acesso à area onde o buraco se formou é difícil por causa da mata fechada, mas ainda assim toda a área foi isolada e passou a ser vigiada para evitar a presença de curiosos. Como especialistas ainda não avaliaram as condições do solo em torno da cratera, a circulação de pessoas pode ser perigosa.

A empresa multinacional diz que já iniciou uma série de estudos para descobrir o que provocou o surgimento do buraco. Ainda não é possível afirmar se há alguma relação com o trabalho da empresa na região.

Buraco se formou em área usada por multinacional americana para extrair salmora. (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Buraco se formou em área usada por multinacional americana para extrair salmora. (Foto: Reprodução/TV Bahia)

“Não sabemos o que está acontecendo. Eles dizem que é um fenômeno e não sabemos se é isso mesmo ou se foi por causa da perfuração deles. Então, a população toda está com medo”, disse um morador.

Os resultados dos estudos para descobrir as causas da erosão devem sair em até quatro meses. Até lá, a empresa quer tranquilizar os moradores. “Já tivemos reuniões frequentes com a comunidade e criamos um meio de comunicação exclusivo com eles, através de WhatsApp, que foi a escolha deles. Qualquer esclarecimento necessário queremos que seja feito à comunidade, de forma que ele fique mais tranquila possível”, disse um representante da multinacional.

Técnicos de órgãos federais, como a Agência Nacional de Mineração, já estão na vila conversando com os moradores. Eles vão notificar a empresa para que ela faça estudos nas proximidades da vila, para verificar se o povoado corre algum risco.

Fonte: G1

Confira o que abre e o que fecha nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

Nos primeiros jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018, algumas instituições e estabelecimentos comerciais de Pernambuco vão alterar os horários de funcionamento. No domingo (17), no jogo de estreia contra a Suíça; na sexta (22), dia de confronto entre Brasil e Costa Rica; e no dia 27 de junho, data da partida contra a Sérvia, há esquemas especiais em diversos locais.

Bancos

Na sexta (22), com a partida tendo início às 9h, os bancos funcionam das 13h às 17h. No dia 27 de junho, com o jogo marcado para as 15h, o atendimento ao público vai das 9h às 13h.

Comércio de rua

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, a orientação dada aos comerciantes é de fechar as lojas 30 minutos antes das partidas e reabrir os estabelecimentos 30 minutos após o fim do jogo, mas o esquema de funcionamento é facultativo.

Shoppings

Shopping Recife

No domingo (17), o fechamento das lojas 30 minutos antes do início do jogo, marcado para as 15h, é facultativo, assim como o retorno às atividades, 30 minutos após o fim da partida.

Na sexta (22), o funcionamento das lojas a partir das 11h15 é facultativo. No dia 27 de junho, são facultativos o fechamento a partir das 14h30 e reabertura a partir das 17h15.

Shopping Guararapes

No domingo (17), o centro de compras fecha 30 minutos antes do início da partida e reabre 30 minutos após o fim do jogo.

Na sexta (22), o shopping abre 30 minutos depois do término da partida, marcada para as 9h. No dia 27 de junho, o shopping fecha 30 minutos antes do jogo, marcado para as 15h, e reabre 30 minutos após a partida.

Shopping Plaza

No domingo (17) e no dia 27 de junho, o shopping fecha às 14h30 e reabre às 17h15. Já na sexta (22), o centro de compras abre às 11h15.

RioMar Shopping

No domingo (17) e no dia 27 de junho, é facultativo o fechamento das lojas às 14h30, assim como a abertura dos estabelecimentos às 17h15. Na sexta (22), a abertura das lojas às 11h15 é facultativa.

Shopping Boa Vista fica no centro do Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)Shopping Boa Vista fica no centro do Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)

Shopping Boa Vista fica no centro do Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)

Shopping Boa Vista

No domingo (17), o centro de compras funciona das 11h às 14h30. As áreas de lazer funcionam das 11h às 19h e o cinema tem programação normal.

Na sexta (22), o shopping abre às 12h. No dia 27 de junho, o espaço fecha às 14h30 e reabre às 17h30, mas o cinema segue funcionando com programação normal.

Shopping Paço Alfândega

No domingo (17) e no dia 27 de junho, o fechamento das lojas 30 minutos antes do início da partida, marcada para as 15h, é facultativo, assim como a reabertura depois de 30 minutos do fim da partida. A praça de alimentação funciona normalmente. Na sexta (22), o shopping abre às 11h.

Paulista North Way Shopping

No domingo (17) e no dia 27 de junho, o fechamento das lojas às 14h30 e a reabertura às 17h30 são facultativos. Na sexta (22), o shopping inicia suas atividades às 11h30.

Shopping Costa Dourada

No domingo (17) e no dia 27 de junho, o fechamento das lojas às 14h30 e a reabertura dos estabelecimentos às 17h15 são facultativos.

Na sexta (22), o shopping abre às 10h e o funcionamento das lojas 30 minutos após o início do jogo é facultativo. Nos três dias, a praça de alimentação funciona normalmente.

Patteo Olinda Shopping

No domingo (17) e no dia 27 de junho, o shopping fecha às 14h30 e reabre às 17h30. Na sexta (22), o centro de compra inicia suas atividades às 11h.

Patteo Olinda Shopping fica no bairro de Casa Caiada (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Patteo Olinda Shopping fica no bairro de Casa Caiada (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Patteo Olinda Shopping fica no bairro de Casa Caiada (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Camará Shopping

No domingo (17) e no dia 27 de junho, o shopping fecha às 14h30 e reabre às 17h30. Na sexta (22), o centro de compra inicia as atividades às 12h.

Tribunal de Justiça de Pernambuco

No Tribunal de Justiça, o expediente está suspenso em todos os dias de jogos da Seleção Brasileira. Há, no entanto, um plantão judiciário, das 13h às 17h, nos dias das partidas do Brasil.

Governo de Pernambuco

Segundo publicação do Diário Oficial na segunda (11), a administração estadual vai considerar ponto facultativo na sexta (22) em virtude das festas juninas. No dia 27 de junho, o expediente de repartições públicas e entidades estaduais se encerra às 13h30 devido à partida entre Brasil e Sérvia.

Paço do Frevo

O museu fecha no domingo (17) e, na sexta (22), funciona das 13h30 às 17h, com última entrada às 16h30. No dia 27 de junho, o museu abre das 9h às 13h30, com última entrada às 13h.

 Fonte: G1

PIS/Pasep beneficiará 28,7 milhões de pessoas: veja o que fazer

O governo federal sancionou nessa quarta-feira (13), a lei para liberação de saques do fundo do PIS-Pasep que deve injetar na economia R$ 39,3 bilhões e deve beneficiar cotistas de todas as idades, que trabalharam entre 1971 e 1988. Essa ação deverá beneficiar cerca de 28,7 milhões de pessoas.

“Não buscar esse direito é sinal da falta de educação financeira da população brasileira. É imprescindível buscar os recursos disponíveis para ter melhores condições de vida e realizar sonhos. Acredito que muitas pessoas não sacaram o valor por falta de informação. Portanto, é preciso divulgar para que os que mais necessitam não percam esse direito”, explica Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

Veja algumas informações relacionadas ao tema:

O que fazer com o dinheiro?

É preciso planejar o uso do valor considerando sua situação financeira atual. Para os que estão endividados, o foco é o pagamento das contas com planejamento. É preciso analisar todas e priorizar as essenciais, que correspondem a serviços que podem ser cortados, como energia elétrica, água, aluguel, etc., e as quais possuem as maiores taxas de juro, como cheque especial e cartão de crédito.

Se esse não for o caso, o abono pode ser usado para a realização de sonhos (individuais ou da família). Afinal, se não houver um destino certo para esse dinheiro extra, o benefício poderá facilmente gasto com supérfluos, e não para a conquista de objetivos que realmente agregam valor à vida.

É importante estabelecer pelo menos três sonhos: um de curto prazo (até um ano), um de médio prazo (entre um e dez anos) e outro de longo prazo (acima de dez anos) – o qual aconselho que seja a sua aposentadoria sustentável. Em seguida, é válido direcionar para investimentos mais adequados ao prazo.

Quem pode sacar:

Segundo a Agência Brasil: Tem direito ao saque servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971, quando o PIS/Pasep foi criado, até 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A partir da próxima segunda-feira (18) até o dia 28 de setembro, qualquer pessoa titular de conta do PIS/Pasep ou seu herdeiro podem sacar os recursos. Quem puder aguardar para resgatar o dinheiro a partir de agosto, poderá ganhar um pouquinho a mais, pois o reajuste dos valores nas contas para o exercício 2017/2018 será feito em julho. No exercício passado, o reajuste foi de 8%.

Como receber?

– Os beneficiários do PIS podem receber os pagamentos via crédito em conta; diretamente no caixa (apresentando o número do PIS e um documento de identificação) ou com o Cartão do Cidadão e senha em caixas eletrônicos, Casas Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui.

– Os beneficiários do PASEP podem receber os pagamentos via crédito em conta ou em uma agência do Banco do Brasil com documento de identificação.

 

Fonte: notícias ao minuto

Saiba como compensar as horas não trabalhadas durante os jogos da Copa

Com a proximidade da Copa do Mundo 2018, os brasileiros estão na contagem regressiva para assistirem aos jogos da seleção brasileira. Mas como algumas partidas vão acontecer durante a semana, surgem dúvidas sobre a dispensa do funcionário; se a empresa é obrigada a liberar e, até mesmo, como será feita a compensação das horas não trabalhadas.

De acordo com o advogado e sócio-fundador da De Paula e Nadruz, Aston Pereira Nadruz, as empresas não tem a obrigação de se adequar aos horários dos jogos. Cabe à organização decidir pela dispensa ou não. “Não existe nenhuma lei que obrigue a liberação do funcionário durante a Copa. No entanto, diversos segmentos adotam expediente diferenciado em que os funcionários são liberados um pouco mais cedo ou começam a trabalhar mais tarde, quando o jogo ocorre de manhã. Esses acertos costumam prever uma compensação.”, explica.

 

A compensação, segundo o especialista deve ocorrer logo na sequência quando possível, no mesmo dia ou no mesmo mês, além de respeitar algumas regras como, por exemplo, o limite de duas horas diárias, não excedendo às 10 horas de jornada. “Embora não exista um acordo formal, o ideal é que os gestores emitam um comunicado estipulando os horários e os procedimentos que serão adotados em dias de jogos do Brasil.”, alerta.Ele destaca ainda que essa negociação entre patrão e funcionário não precisa ser realizada com a participação do sindicato. “O colaborador pode fazer um acordo verbal com a empresa para compensar o período em outras datas, cumprindo o número de horas em que esteve ausente, porém, é recomendável que os acordos sejam formalizados por escrito ou, ao menos, que a empresa o registre nos murais de aviso, como forma de comprovação.”

Vale ressaltar que se o funcionário possuir banco de horas conforme a Lei 13.467/17, o período de ausência durante os jogos será descontado desse total. “É preciso manter uma clareza na comunicação evitando desentendimentos futuros entre empregado e empregador.”, finaliza Aston.

Fonte: notícias ao minuto

Problemas com voo? Sites ajudam a negociar indenização

Os passageiros que tiveram prejuízos por problemas em viagens de avião podem ter acesso à assistência jurídica oferecida por novos sites. As plataformas atendem casos de atrasos ou cancelamentos, overbooking e dano ou extravio de bagagens. Os clientes têm direito à indenizações que variam entre R$ 2.000 a R$ 6.000.

Segundo explica a Folha de S. Paulo, o passageiro deve pagar ao advogado até 30% do montante pago pela empresa, e o serviço só é cobrado se o passageiro for ressarcido.

Na Quick Brasil, o passageiro prejudicado recebe R$ 1.000 quando cadastra o caso. A empresa entra com os recursos e recebe o valor da ação, caso seja aceita.

Entre os sites que oferecem serviços semelhantes estão: Não Voei, Direito do Passageiro e Reclame Voo.

 

O passageiro deve comprovar o dano apresentando a cópia da passagem e emails que notificam o atraso ou o cancelamento. No caso de overbooking, a companhia pode oferecer uma carta atestando o problema ou, no extravio da bagagem, ele deve procurar fazer o Registro de Irregularidade de Bagagem.

Bruno Arruda, da Resolvvi, destaca que casos de atrasos superiores a quatro horas com perda de conexão ou da reserva do hotel têm maior chance de sucesso, já que o prejuízo foi maior.

A Folha informa que é possível entrar com processo de viagens que aconteceram até três anos atrás.

Fonte: notícias ao minuto