Servidores públicos de PE fazem ato na frente da Alepe para pedir apoio em campanha salarial

Carro de som foi estacionado na frente da Alepe, na manhã desta quinta-feira (10), no Centro do Recife (Foto: Ricardo Novelino/G1)

Publicidade

Em protesto de representantes do Fórum de Servidores Estaduais de Pernambuco marcou a manhã desta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Centro do Recife. Com um carro de som, que ficou parado na frente do Edifício Miguel Arraes, os sindicalistas cobraram apoio dos deputados para intermediar a negociação de reajuste salarial com o governo.

A manifestação contou com cerca de 20 sindicalistas. De acordo com eles, um documento seria entregue aos deputados para apresentar a pauta de reivindicações ao estado.

Os integrantes do fórum falaram em nome de professores, trabalhadores da saúde e meio ambiente, bem coimo de policiais civis.

Na conta dos sindicatos, a defasagem dos salários, levando em conta o período de atual administração estadual, chega a 21%. O ato desta quinta, na frente da Alepe, deu início uma série de ações dos servidores, que têm data-base em 1º de junho.

Além de reajuste nos vencimentos, os sindicalistas cobraram aumento no vale-refeição. Atualmente, de acordo com eles, o tíquete é de R$ 7 e não tem melhorias desde 2008. “É o vale-pipoca”, anunciava um dos representantes do fórum, durante o ato.

G1 entrou em contato com a Secretaria de Administração de Pernambuco para falar sobre as negociações com os servidores e aguarda resposta.

Grupo de mulheres de Abreu e Lima, visitou o plenário da Alepe, nesta quinta-feira (10), na capital pernambucana (Foto: Ricardo Novelino/G1)Grupo de mulheres de Abreu e Lima, visitou o plenário da Alepe, nesta quinta-feira (10), na capital pernambucana (Foto: Ricardo Novelino/G1)

Grupo de mulheres de Abreu e Lima, visitou o plenário da Alepe, nesta quinta-feira (10), na capital pernambucana (Foto: Ricardo Novelino/G1)

No prédio

Enquanto os sindicalistas discursavam na frente da Alepe, os deputados participavam da reunião ordinária no Plenário Governador Eduardo Campos.

A sessão começou com o quórum mínimo de 10 parlamentares. A reunião chegou a ser presidida pela deputada Socorro Pimentel (PTB), única representante da mesa-diretora que estava presente no momento da abertura dos trabalhos.

A reunião ordinária foi acompanhada por um grupo de mulheres do município de Abreu e Lima, no Grande Recife. Elas estiveram nas galerias do plenário e também conheceram o Palácio Joaquim Nabuco, antiga sede do Legislativo de Pernambuco, que hoje funciona como museu.

Audiência pública teve como tema principal os acidentes de moto em Pernambuco (Foto: Ricardo Novelino/G1)Audiência pública teve como tema principal os acidentes de moto em Pernambuco (Foto: Ricardo Novelino/G1)

Audiência pública teve como tema principal os acidentes de moto em Pernambuco (Foto: Ricardo Novelino/G1)

Após os discursos, os parlamentares seguiram para uma audiência pública sobre trânsito, no Auditório Sérgio Guerra. O evento, convocado pelo deputado Eduíno Brito (PP), faz parte da mobilização do Maio Amarelo, mês de ações pela melhoria na segurança viária.

No encontro, foi apresentado um estudo sobre a gravidade de ferimentos faciais em vítima de acidentes de moto.

Especialistas ressaltaram a importância do uso do capacete correto. Também abordaram a relação entre ferimentos graves e o uso de álcool e falta de equipamentos de proteção entre os condutores.

Quadros de artistas pernambucanos estão em exposição na Alepe, no Recife (Foto: Ricardo Novelino/G1)Quadros de artistas pernambucanos estão em exposição na Alepe, no Recife (Foto: Ricardo Novelino/G1)

Quadros de artistas pernambucanos estão em exposição na Alepe, no Recife (Foto: Ricardo Novelino/G1)

Arte

Quem circula pelo Edifício Miguel Arraes pode apreciar uma exposição de quadros. As obras de cinco artistas pernambucanos ficarão perto da escadaria principal durante 30 dias. A iniciativa teve início nesta quinta (10).

G1 Pernambuco começa série especial sobre o trabalho dos deputados estaduais

G1 Pernambuco começa série especial sobre o trabalho dos deputados estaduais

O projeto

G1 realiza um projeto para ajudar o público a conhecer o trabalho da Alepe. Até junho, os internautas poderão acompanhar uma jornada diária nas casas legislativas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, bem como na Câmara Legislativa do Distrito Federal. (Veja vídeo acima)

Em Pernambuco, o G1 vai mostrar, em tempo real, um pouco da rotina dos 49 deputados estaduais, eleitos para mandatos de quatro anos. O símbolo do Poder Legislativo no estado é um prédio histórico, o Palácio Joaquim Nabuco, no Centro do Recife.

 Fonte: G1 nordeste

Publicidade

Leia também