Sem combustível após greve de caminhoneiros, aviões que iam para Lisboa param em Salvador para abastecer

Aeroporto de Salvador funciona normalmente nesta quinta-feira (24) (Foto: Adriana Oliveira/ TV Bahia)

Publicidade

Duas aeronaves que saíram de outros estados com destino a Lisboa, em Portugal, fizeram escala para abastecer em Salvador, na quarta-feira (23). Isso porque, mesmo com a greve nacional dos caminhoneiros contra a alta do diesel, que nesta quinta-feira (24) entra no 4º dia, o aeroporto da capital baiana ainda tem estoque de combustível.

Um dos aviões saiu de Recife, enquanto o outro saiu de Brasília. Por conta da falta de combustível em seus estados de origem, os aviões tiveram que fazer uma escala para abastecer no terminal de Salvador. A situação pode se repetir e é monitorada hora a hora.

Segundo Júlio Ribas, diretor da concessionária que administra o aeroporto, Vinci Airports, se trata de um procedimento rotineiro a parceria entre aeroportos. “É uma situação normal, chamada voo alternado. Acontece tanto para situação de combustível, quanto para situação de fechamento de pista. É um trabalho colaborativo”, afirma.

Aeroporto de Salvador funciona normalmente nesta quinta-feira (24) (Foto: Adriana Oliveira/ TV Bahia)Aeroporto de Salvador funciona normalmente nesta quinta-feira (24) (Foto: Adriana Oliveira/ TV Bahia)

Aeroporto de Salvador funciona normalmente nesta quinta-feira (24) (Foto: Adriana Oliveira/ TV Bahia)

O consumo das aeronaves internacionais é alto, já que precisam de cerca de 10 vezes mais combustível do que os nacionais. Por conta do abastecimento aos dois aviões, o estoque do terminal de Salvador abaixou, mas a prioridade da concessionária é de abastecer os aviões locais.

“Nenhum dos passageiros que embarcam em Salvador precisa se preocupar com nenhum cancelamento ou atraso de voos por enquanto”, diz o diretor da concessionária.

A Infraero informou que os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e os de Palmas (Tocantins), Recife (Pernambuco), Maceió (Alagoas) e Aracaju (Sergipe) tinham combustível suficiente para abastecer as aeronaves somente até a quarta-feira (23).

Ilhéus

Por outro lado, no aeroporto de Ilhéus, cidade sul do Bahia, o nível de combustível é considerado baixo, segundo setor responsável pela operação. O estoque deve durar mais dois dias.

A última vez que o terminal foi abastecido foi na segunda-feira (21), 1º dia de paralisação. O terminal precisa de 20 mil litros por dia. A Infraero informou que em breve deve ser divulgado novo boletim sobre a situação no terminal.

Fonte: G1 nordeste

Publicidade

Leia também