Para conter alta do dólar, BC fará atuação extra nesta segunda-feira

© DR

Publicidade

Com o objetivo de tentar conter a alta do dólar, o Banco Central anunciou que reforçará sua atuação no câmbio na próxima segunda-feira (21). Segundo nota divulgada pela autoridade monetária, serão ofertados 15 mil contratos adicionais de swap cambial no leilão realizado entre 9h30 e 9h40.

A operação equivale à venda de dólares no mercado futuro. Como cada contrato vale US$ 50 mil, a venda totalizará US$ 750 mil nessa intervenção extra.

O BC já vem realizando a chamada rolagem cambial, através da qual renova operações antigas e evita um aumento ainda maior da demanda por dólar.

A autoridade monetária afirmou ainda que poderá rever os montantes a serem vendidos e realizar outras atuações, se necessário.

Em nota, a autoridade monetária disse ainda que sua atuação no mercado cambial é separada da política monetária.

“O Banco Central reitera que eventuais impactos de choques externos sobre a política monetária são delimitados por seus efeitos secundários sobre a inflação (ou seja, pela propagação a preços da economia não diretamente afetados pelo choque). Esses efeitos tendem a ser mitigados pelo grau de ociosidade na economia e pelas expectativas e projeções de inflação ancoradas nas metas.” Com informações da Folhapress.

Fonte: notícias ao minuto

Publicidade

Leia também