Hospital de Mauriti amplia atendimento prioritário

O Hospital Municipal e Maternidade São José, no município de Mauriti, implantou a classificação de risco com o objetivo de priorizar o atendimento a pacientes com maiores gravidades. O acolhimento com classificação de risco constitui uma forma de organizar o trabalho em saúde, sendo fundamental para a garantia de um acesso humanizado e equânime aos usuários.

Através da implantação do acolhimento com a classificação de risco, a secretaria acredita que o fluxo da demanda espontânea irá diminuir. Todos serão classificados e, dependendo do caso, terão atendimento prioritário sem espera. “Iremos priorizar o atendimento de quem realmente precise; priorizar o atendimento de quem tem mais necessidade. É uma maneira de filtrar as urgências e emergências da questão ambulatorial. É uma forma de fazer com que o usuário seja atendido de acordo com a necessidade da patologia e não por ordem de chegada”, explica o médico Edilberto.

Com esta nova implantação, a gestão Mano Morais visa agilizar e garantir o bom atendimento do Hospital municipal, onde também, já está disponível três médicos especialistas, um traumatologista, um pediatra e um obstetra que atenderão com agendamento na central de regulação. Além destas especialidades, o Hospital conta com a disponibilidade de médicos plantonistas no atendimento de urgência e emergência.

A classificação de riscos seguirá o padrão Manchester e obedecerá a seguinte classificação:

Os atendimentos prioritários serão classificados na cor vermelha e o atendimento ocorrerá instantaneamente.

Os classificados na cor amarela (que não tem risco imediato de vida) terão atendimento em até 60 minutos.

Os classificados na cor verde, (pacientes em condições agudas ou não) terão atendimento prioritário aos casos simples e serão atendidos por ordem de precedência em até 120 minutos e os classificados na cor azul (queixas crônicas sem alteração agudas) terão atendimento por ordem de chegada em até 240 minutos.