Shopping em Cruz das Almas recebe exposição artesanal indígena

Amostra pode ser conferida até o dia 22 de abril (Foto: Kaio Fragoso/Assessoria)

Publicidade

Um shopping no bairro de Cruz das Almas promove um evento em comemoração do Dia do Índio, celebrado no próximo dia 19 de abril. O projeto Alagoas Feita à Mão leva adornos feitos por membros de três aldeias da Xucuru Kariri.

“É importante mostrar que não somos invisíveis, mas sim nativos do Brasil. Quando Pedro Álvares chegou, já estávamos por aqui. É importante dizer isso”. É com essas palavras que Celestiano Silva, o Uácanã, da Tribo Xucuru Kariri da Aldeia Mãe Serra de Capela, localizada no município de Palmeira dos Índios, define a luta diária dos índios em Alagoas.

Celestiano e seus oito filhos encontraram no artesanato uma forma de passar de geração para geração a tradição e cultura da tribo, que atualmente conta com 1559 indígenas aldeados. O artesão, por exemplo, aprendeu o ofício com o pai e produz peças como colares, cocares, luminárias, brincos, anéis, pulseiras, machadinhas, entre outras.

Para a artesã e articuladora da tribo Xucuru Cariri, Graciliana Palmeira, o evento será um intercâmbio cultural entre os índios alagoanos, além da oportunidade de expor, divulgar e comercializar a produção indígena entre os alagoanos e também com os turistas.

“É uma forma de conhecer os produtos, as artes, expressões corporais”, pontua Graciliana, afirmando ainda que “a abertura e o encerramento serão marcados ainda por apresentações do Toré”.

A exposição vai até o dia 22 de abril, das 10h às 22h, de segunda a sábado e no domingo, das 12h às 22h. As peças artesanais indígenas serão expostas no mobiliário utilizado nas feiras e exposições promovidas por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a prefeitura de Palmeira dos Índios.

Calores sã expostos em exposição em shopping no bairro de Cruz das Almas (Foto: Kaio Fragoso/Assessoria)Calores sã expostos em exposição em shopping no bairro de Cruz das Almas (Foto: Kaio Fragoso/Assessoria)

Calores sã expostos em exposição em shopping no bairro de Cruz das Almas (Foto: Kaio Fragoso/Assessoria)

 Fonte: G1 nordeste

Publicidade

Leia também