Homens desrespeitam vagão feminino do metrô do Recife nos horários de pico e mulheres reclamam

Homens não respeitam o vagão exclusivo para mulheres, no metrô do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Publicidade

O vagão exclusivo para mulheres do metrô do Recife não vem sendo tão exclusivo assim. Passageiras denunciam o desrespeito ao espaço, o assédio sexual no transporte e a falta de vigilância no local, o que favorece que homens entrem com facilidade no vagão.

A iniciativa foi implantada pela Superintendência de Trens Urbanos do Recife (CBTU) em janeiro de 2017, com apenas um vagão experimental. Em março, a população ganhou mais um vagão exclusivo para mulheres, que deveria funcionar em horário de pico, das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h30. Mas o que as mulheres que utilizam o transporte relatam é bem diferente.

Nas imagens captadas pela reportagem da TV Globo, um homem é flagrado lendo o aviso que informa a proibição de homens naquele vagão. Ignorando a mensagem, ele entra no trem mesmo assim. No local não havia nenhum vigilante ou segurança que pudesse impedir.

Em alguns vagões femininos, o número de homens chega a ser superior ao de mulheres. “Quando está lotado demais eles ficam se esfregando. Para a gente seria melhor só para mulheres. A gente ia ficar mais à vontade”, afirma a dona de casa Vera Lúcia.

“Eu já escutei falar, agora nunca percebi que estava funcionando. Eu não pego [o metrô] todo dia, mas minha filha sempre pega e é muito incômodo. Ela fala que os homens ficam se aproveitando, e não só das jovens. Não respeitam ninguém”, conta a dona de casa Carmem Maria de Assis.

Homens não respeitam o vagão exclusivo para mulheres, no metrô do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo) Homens não respeitam o vagão exclusivo para mulheres, no metrô do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Homens não respeitam o vagão exclusivo para mulheres, no metrô do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

A dona de casa Adriana Lima, costumava utilizar o vagão em 2017, mas conta que ele parou de funcionar como antes, por falta de vigilância. “Eu sempre pegava no ano passado, mas no momento não está funcionando. Antes tinha homem que entrava, mas o segurança tirava. É muito difícil para nós. Queremos que volte a funcionar o vagão”, diz.

Outros problemas encontrados na Estação Recife, no centro da capital, são a superlotação e o não funcionamento das escadas rolantes, que facilitam o trajeto até o metrô, sobretudo para idosos e pessoas com deficiência.

Resposta

Por meio de nota, a CBTU informou que quando o projeto de vagão exclusivo feminino foi implantado havia vigilância, mas foi suspensa por falta de condições financeiras de custear o serviço de segurança.

Fonte: G1 nordeste

Publicidade

Leia também