Ação na orla de Maceió dá início a atividades pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

Veronice e sua filha, a pequena Karolyne Vitória, de 4 anos (Foto: Derek Gustavo/G1)

Publicidade

O Instituto Amor 21 deu início neste domingo (18), na orla de Maceió, a uma série de atividades especiais na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down.

O objetivo, segundo os organizadores, é aproximar ainda mais a comunidade desse tema, e mostrar que pessoas com Down podem ser independentes e ter uma vida plena e feliz.

Na Rua Fechada, na praia da Ponta Verde, foi realizada uma grande festa, com direito a muita música com Carlos Romero Lages Lustosa Cabral, 33, ou melhor, o Dj Cacá. Ele é Down e essa é a primeira vez que ele se apresenta discotecando.

“Foi ótimo, um grande espetáculo. Foi uma homenagem ao ‘Amor 21’. É muita alegria para todo mundo e uma homenagem aos djs Van, Xuxa, Nando, Vanderley e etc”, conta Cacá, que também está no primeiro semestre do curso de gastronomia em uma universidade particular da capital.

Essa independência vivida pelo Cacá está incluída no tema do Dia Internacional da Síndrome de Down deste ano, que é “como as pessoas com trissomia contribuem para a comunidade”.

O dia internacional da síndrome é 21 de março. A data faz referência à síndrome, já que ela se manifesta por uma alteração genética no cromossomo 21, que, em vez de dois, é formado por 3 genes.

Dj Cacá fez sua primeira apresentação no evento da Amor 21 (Foto: Derek Gustavo/G1)Dj Cacá fez sua primeira apresentação no evento da Amor 21 (Foto: Derek Gustavo/G1)

Dj Cacá fez sua primeira apresentação no evento da Amor 21 (Foto: Derek Gustavo/G1)

“Estamos usando essa data para celebrar a vida, divulgar o que estamos fazendo e diminuir o preconceito. Atualmente, a relação das pessoas com quem tem a síndrome tem melhorado muito. Antigamente não se falava nisso, agora há uma abertura na mídia, para mostrar talentos. Esses jovens não tinham oportunidade de crescimento, e agora têm. Eles estudam, trabalham”, afirma a presidente da Amor 21, Leila Sabino.

Várias famílias com crianças, jovens e adultos com síndrome de Down estiveram presentes, e conferiram também um show da banda infantil Cazuadinha. Entre elas, a Veronice Maria da Silva, 43, mãe da Karolyne Vitória, de 4 anos.

“O amor que eles têm por nós é incondicional. Toda informação que nós recebermos para auxiliar na criação deles é muito importante”, diz Veronice.

Durante a semana, outras ações estão previstas, mas somente a última delas será aberta ao público. Vai ser no próximo domingo (25), a partir do meio-dia, no Shopping Pátio, na parte alta de Maceió, com atividades recreativas, música e dança.

Veronice e sua filha, a pequena Karolyne Vitória, de 4 anos (Foto: Derek Gustavo/G1)Veronice e sua filha, a pequena Karolyne Vitória, de 4 anos (Foto: Derek Gustavo/G1)

Veronice e sua filha, a pequena Karolyne Vitória, de 4 anos (Foto: Derek Gustavo/G1)

Publicidade

Leia também