Prefeitura de Teresópolis, RJ, confirma quinto caso de febre amarela

Publicidade

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, confirmou o quinto caso de febre amarela na tarde desta terça-feira (30). De acordo com o município, o paciente tem 61 anos, mora no bairro Soledade e está internado na Fiocruz, no RJ.

Segundo a Prefeitura, outros seis casos estão em investigação na cidade, sendo três mulheres de 24, 63 e 64 anos e três homens, de 50, 52 e 53 anos.

De acordo com o município também é investigado o caso de um morador da Fonte Santa, de 44 anos, que morreu após tomar a vacina contra a febre amarela.

Em todo o Estado do RJ, a Secretaria de Estado de Saúde informou na segunda-feira (29) que foram registrados 27 casos, sendo nove mortes.

Em Teresópolis, duas pessoas morreram na cidade este ano vítimas da doença: um homem de 48 anos, morador de Canoas, na zona rural, e um idoso, de 64 anos, que morava no bairro Água Quente.

Na Região Serrana, também foi registrada uma morte em Nova Friburgo, de um jovem de 21 anos. Também há casos da doença em pacientes de Petrópolis, Duas Barras, Sumidouro e Cantagalo.

 

Febre amarela: tudo o que você precisa saber

Febre amarela: tudo o que você precisa saber

O que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Entenda como ocorre a infecção

Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)

Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)

 

Publicidade

Leia também