Prefeito reúne com Associação Comunitária da Vacaria no Ibicatu

Nos finais de semana, o prefeito Zé Helder (PMDB), tem visitado as comunidades, onde escuta as demandas da população.

Neste domingo, 07, Zé Helder esteve com o vereador Kleiton do Bar (PMDB) e com Raimundo Sátiro – Gerente do Núcleo de Serviços Públicos da Prefeitura, no distrito de Ibicatu, onde participou de uma reunião organizada pela Associação da comunidade da Vacaria, que tem como presidente Valdivan Bezerra de Oliveira.

O prefeito recebeu da comunidade os seguintes pleitos: Alargamento da estrada no trecho de um quilômetro, da Grota Funda até a BR 230; Implantação de luminárias nos postes da comunidade; piçarramento da estrada em frente à Escola Joaquim Alves de Oliveira; e recuperação da parede do açude da Vacaria, danificada pela erosão.

O prefeito Zé Helder se comprometeu com a comunidade que o Governo de Várzea Alegre atenderá às demandas da população até o final de janeiro desse ano.

Fora da área de infraestrutura, a comunidade pediu atenção para a saúde, no tocante ao atendimento da equipe do PSF, que é feito em uma escola, para que seja realizado em outro local.

Na sequência, o prefeito visitou a construção da barragem do Sítio Gabriel, esta liderada por Luizinho do Gabriel, onde conferiu que a barragem está concluída.

Assessoria de Comunicação

O que é o exame de polissonografia e quando fazer

A polissonografia é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores que transformam os dados em padrões que descrevem em detalhes como é o descanso do indivíduo.

Para que serve

Para investigar possíveis distúrbios do sono. Geralmente é solicitado quando há sintomas como sonolência diurna excessiva, distúrbios respiratórios como roncos e apneia, alterações do ritmo cardíaco e síndrome das pernas inquietas. A polissonografia também flagra doenças como insônia, sonambulismo, bruxismo, terror noturno, narcolepsia e pode ser útil até no diagnóstico de fibromialgia.

Como é feita

A pessoa vai dormir na clínica, em uma sala monitorada e confortável, com os sensores fixados pelo corpo de maneira que não atrapalhem a movimentação durante a noite. Tudo para não interferir no sono e na coleta de informações.

Em alguns casos, pode ser feita a polissonografia domiciliar, tecnologia relativamente nova que leva o teste à casa de quem não consegue dormir fora, por exemplo. O exame dura o mesmo tempo de uma noite de sono. Ou seja, oito horas em média (entendeu o recado?!).

Os resultados

O especialista interpreta os registros da máquina. Como o sono é dividido em fases com características próprias, como movimentação dos olhos diferentes, o profissional leva em conta as particularidades de cada um desses estágios. A movimentação do corpo, o tempo efetivamente dormido, as batidas do coração, despertares noturnos e outras intercorrências também são contabilizadas.

Periodicidade

A polissonografia não faz parte de qualquer programa de checkup. Ela só costuma ser solicitada quando há suspeita de algum distúrbio.

Principais cuidados e contraindicações

Se o indivíduo estiver gripado, febril ou com tosse, o ideal é reagendar a prova. Como preparação, não devem ser ingeridos bebidas alcoólicas ou com cafeína por 48 e 7 horas antes do exame, respectivamente.

Os cabelos precisam estar limpos, sem gel ou cremes para melhor fixação dos sensores. E a cabeça pode descansar no próprio travesseiro trazido de casa.

Fontes: Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba

Editora abril

Rachel Sheherazade vira dúvida no SBT

A jornalista trabalha hoje sob condições diferentes de quando foi contratada

Asaída de Joseval Peixoto deu à dupla Rachel Sheherazade e Carlos Nascimento, o comando do SBT Brasil. Acontece que a proximidade do fim do contrato da jornalista levanta a questão sobre sua continuidade no programa.

Em 2011, quando foi contratada, Rachel tinha liberdade para opinar e suas declarações polêmicas dividiram o público e viraram manchete por muitas vezes. Até que, na última edição do Troféu Imprensa, Silvio Santos foi claro ao declarar: “Eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz. Foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser falar sobre política, compre uma estação de TV e faça por sua própria conta”, disse o dono da emissora.

 

Desde então, a jornalista tem se curvado diante da ordem do patrão. Resta saber qual peso essa medida terá na renovação do seu contrato.

Fonte: Noticias ao Minuto

Astrônomo diz que os dias estão ficando mais longos e explica por quê

Você consegue imaginar como seria a nossa vida sem medidas de tempo, como segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos? Especialista explica como o homem demarcou a passagem do tempo com exatidão e garante que os nossos dias estão ficando mais longos.

Um astrônomo do Observatório Real de Greenwich, em Londres, no Reino Unido, Marek Kukula, explicou à ‘BBC’ por que o dia tem 24 horas, como foi estipulado o sentido do relógio, a influência da Lua sobre as marés, entre outras questões que regem o nosso mundo, mas pouca gente sabe.

Por que os dias têm 24 horas?

De acordo com o especialista, esta definição foi realizada ainda no Egito antigo, levando em conta os períodos em que há luz do dia e escuridão.

De noite, dividiram o céu em dez seções iguais tendo certas estrelas como referência e ainda com outras duas seções específicas para o poente e o nascente. Durante o dia, usavam relógios solares e decidiram dividir o dia também em 12 partes. E, com isso, chegamos ao sistema de 24 horas”.

Ainda de acordo com o astrônomo, é difícil estabelecer a duração exata de um dia, pois a órbita da Terra não é circular. Sendo assim, o Sol não demora o mesmo tempo para chegar ao mesmo ponto do céu todos os dias.

“E a rotação da Terra não é constante, pode acelerar ou ficar mais lenta“, explicou Kukula. “Fenômenos como terremotos mudam o formato da crosta terrestre e isso pode alterar o ritmo de rotação do planeta”, completou. A influência da Lua sobre as marés também afeta os movimentos do planeta.

O efeito disso a longo prazo é que a rotação da Terra está desacelerando, e os dias estão ficando mais longos. Os dinossauros tinham dias mais curtos do que nós, e os dos nossos descendentes serão ainda mais longos.”

Quando foi decidido que os ponteiros do relógio se moveriam para a direita?

O especialista explica que antes da invenção do relógio como conhecemos hoje – a tecnologia de engrenagens foi criada na Grécia antiga, mas foi na Idade Média os relógios mecânicos se popularizaram – “as pessoas usavam relógios solares para demarcar o tempo. Conforme a Terra gira e o Sol produz uma sombra no chão que se movimenta. No hemisfério norte, move-se da esquerda para a direita, num arco“. E assim, segundo ele, foi decidido qual seria o sentido do relógio.

Fonte: Noticias ao Minuto