Traje com retorno automático ajuda a recuperar astronautas perdidos

© NASA NASA/Reuters

Publicidade

Por conta da gravidade zero, é comum os astronautas saírem das naves espaciais para realizar tarefas no espaço e perderem os sentidos ou ficarem desorientados. Pensando nisso, a companhia de engenharia Draper está desenvolvendo um sistema de “retorno automático” integrado aos trajes dos astronautas para casos de emergências.

“Os trajes espaciais atuais não contam com recursos de navegação automática, tudo é puramente manual. Isso representa um desafio para nossos astronautas se eles tiverem uma emergência”, explica Séamus Tuohy, Diretor de Sistemas Espaciais da Draper.

Para que este projeto seja viabilizado, uma série de desafios está sendo superado, como a determinação da localização específica em um local onde o GPS não funciona e a melhor forma de orientar uma pessoa sem a menor noção de localização.

Como funciona

O traje usa propulsores a jato autônomos e oferece direções com uma combinação de sinais visuais, auditivos e sensoriais, por meio de uma rede de sensores e um display no visor do capacete, explica o ‘TecMundo’. Se algum imprevisto acontecer durante uma caminhada espacial, por exemplo, o equipamento de auto-retorno poderia ser iniciado pelo próprio astronauta, por um tripulante da estação espacial ou do controle da missão.

O sistema de localização poderia ser utilizado também aqui na Terra, seja para um mergulhador isolado em uma localização desconhecida ou para um bombeiro em meio a um edifício em chamas.

O site pontua que o trabalho ainda está em andamento e é pouco provável que ele se torne realidade em pouco tempo. Enquanto isso, a NASA já informou que deve melhorar o design das roupas espaciais.

Fonte: Noticias ao Minuto

Publicidade

Leia também