Mais de 60% dos queimados atendidos em hospital de referência são vítimas de acidentes com gás clandestino e álcool, diz médico

Médico Marcos Barreto, chefe do setor de queimados do HR, alerta para aumento dos queimados vítimas de acidentes com gás clandestino e álcool (Foto: Pedro Alves/G1)

Publicidade

Dos 40 pacientes que estão internados na Unidade de Queimados do Hospital da Restauração (HR), área central do Recife, nesta quarta-feira (13), 25 deles são decorrentes de acidentes com gás de cozinha clandestino, etanol ou álcool. Os dados foram repassados pelo médico Marcos Barreto, chefe da unidade, que ainda destacou que, em todos os casos, as substâncias estavam sendo utilizadas para cozinhar, substituindo o gás de cozinha comum. (Veja vídeo acima)
Segundo o médico, essas ocorrências já registram 62% do total de queimados do Hospital da Restauração. “Está havendo uma inversão de número de pacientes que estão chegando aqui com queimaduras por causa desses materiais. Enquanto todas as outras causas tem reduzido. Por eletricidade, escaldadora, acidente de motocicleta, tentativa de homicídio e gasolina representam apenas 38%”, explana.
Para Barreto, a alta no preço do gás é o motivo da substituição feita por parte da população. Desde agosto, o valor do gás de cozinha subiu seis vezes consecutivas e fez com que muitas pessoas de baixa renda substituíssem o gás butano por uma “gambiarra”. Em consequência, Marcos Barreto destaca o crescimento no número de acidentes envolvendo adultos e crianças.
No fim do mês de novembro, uma explosão após vazamento de um botijão de gás de cozinha em Jaboatão dos Guararapes vitimou uma criança de um ano e nove meses e deixou outras quatro crianças e dois adultos com cerca de 30% do corpo queimado. O botijão de gás foi comprado em um revendedor irregular. Enquanto o avô das crianças tentava consertar o vazamento, houve o acidente. Além dos feridos, a porta da casa foi arrancada, a janela ficou quebrada e parte do teto da residência caiu.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também