LOGO-NEWS-CARIRI

Estoques de sangue no Grande Recife estão em estado crítico, diz Hemope

Hemope convoca doadores de sangue para aumentar estoque no período do fim do ano (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Publicidade

Com a proximidade das festas de fim de ano, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) pede ajuda da população para manter o estoque de sangue. Nesta terça-feira (5), todos os sangues com fatores negativos (O-, A-, B- e AB-) estão em estado crítico. Isso significa que, se nenhuma bolsa de sangue for coletada, o estoque desses tipos sanguíneos chega ao fim em apenas três dias, segundo o hemocentro.
Segundo a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta Cavalcante, a campanha do Dia Nacional do Doador, comemorado na última quinta-feira (30), não foi suficiente para manter o estoque na Região Metropolitana do Recife.
“O estoque continua abaixo do esperado. Final de ano as coisas ficam mais difíceis por conta das comemorações. Poucas pessoas doam nesse período e, exatamente por causa das festas, precisamos de mais sangue. Precisamos contar com o doador nesse momento”, afirma a diretora.
Os sangues com fatores negativos são menos incidentes na população e, por isso, são os que possuem menor estoque. Além desses, os tipos sanguíneos AB+, B+ e O+ estão em estado de alerta, o que equivale ao suficiente para cinco dias.
O único tipo sanguíneo com estoque considerado estável é o A+. Para suprir a demanda e garantir o estoque de sangue, o Hemope precisa de uma média diária de 300 doações. Atualmente, esse número chega a 130.

Fonte: G1

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas