Câmara do Crato: confira resumo da sessão desta segunda-feira

Publicidade

A Câmara Municipal do Crato promoveu a 85ª Sessão Ordinária em 2017. Em pauta temas como o Projeto de Lei ‘Escola Sem Partido’, de autoria do vereador Roberto Anastácio (Podemos), votação para composição de Comissão Permanente, empréstimos, entre outros. Confira resumo da sessão:

No início da sessão o Plenário da Câmara elegeu a vereadora Ticiana Cândido (PSDB) integrante da Comissão Permanente de Fiscalização, Controle e Orçamento para a vaga deixada por meio de renúncia do vereador Lunga (PSD).

No Pequeno Expediente o vereador Jales Velloso (PSB) afirmou ter tido requerimento atendido para a retirada de entulhos na margem do Canal do Rio Grangeiro. O parlamentar destacou proposta de empréstimos pelo Poder Executivo reiterando ser contrário à medida.

Amadeu de Freitas (PT) destacou as manifestações contrárias à Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal que resultaram no adiamento da votação. O parlamentar afirmou ser contrário ao Projeto de Lei denominado ‘Escola Sem Partido’, proposto por Roberto Anastácio (Podemos).

“Trata-se de uma matéria que temos muita clareza de que representa para a desconstrução de um projeto de educação democrática que a escola deve ser permeada”, afirmou Amadeu de Freitas.

Fernando Brasil (PP) enfatizou ações desenvolvidas pela Prefeitura do Crato no município em benefício da população. Disse, ainda, que as propostas enviadas pelo Poder Executivo devem ser feitas “sem paixões políticas”.

Já o Professor Gilson (PT do B) comentou sobre o possível fechamento do Colégio Diocesano do Crato e também acerca do projeto ‘Escola Sem Partido’. Na opinião do parlamentar essa proposta deve ser amplamente discutida pela sociedade e comunidade escolar.

“Desempregará aproximadamente cinquenta professores e de vinte a trinta funcionários”, disse o vereador. “É um colapso muito grande para a sociedade o fechamento de uma escola que tem uma importância imensa para a história do Crato”.

Junior Matos (PDT) ressaltou que a Câmara Municipal discute diversos projetos que beneficiam a população cratense “e não somente Títulos de Cidadão como se tem falado”. O vereador também comentou projeto que cria incentivos para professores que atuam na educação especial na rede pública de ensino do Crato.

Thiago Esmeraldo (PP) requereu envio de ofício à Secretaria Estadual de Saúde para acelerar a reabertura de serviços odontológicos no Centro de Especialidades Odontológicas Regional com sede em Crato.

O parlamentar registrou que não obteve resposta a ofício enviado ao Banco do Nordeste no início de novembro. O documento solicitava informações sobre pedidos de empréstimos de empresas que receberam terrenos do município.

Sobre o tema, Pedro Alagoano (PSD) sugeriu ações mais enérgicas da Câmara Municipal do Crato na obtenção dessas informações, a exemplo da convocação do gerente do Banco do Nordeste para prestar esclarecimentos em sessão.

Renan Almeida (PEN) explicou que os empréstimos pretendidos pela gestão municipal são ofertados a municípios modelos em administração pública. “São incentivos importantíssimos para o desenvolvimento da cidade como a melhoria de postos de saúde”, destacou.

“Municípios como Sobral e Fortaleza já aderiram a esses projetos que são empréstimos com juros subsidiados, são incentivos àqueles municípios que tem regularidade em seus pagamentos. Durante o ano inteiro a gestão procurou colocar o município numa situação positiva para que pudesse receber esses recursos e passar a fazer investimentos de grande volume em nossa cidade”, explicou o parlamentar.

Grande Expediente
A necessidade de projetos e políticas públicas direcionados à juventude foram enfatizados no Grande Expediente pelo vereador Pedro Lobo (PT). O parlamentar também opinou sobre o projeto ‘Escola Sem Partido’:

“É uma censura a professores, uma afronta a pluralidade de pensamentos na escola. O que queremos é uma escola em que os estudantes tenham acesso a uma gama de temas a serem debatidos”, comentou.

Pedro Lobo também registrou a implantação do programa Mais Infância que beneficiará 700 famílias cratenses em sua fase inicial. “O projeto tem em seu arcabouço uma série de programas sociais para erradicação da pobreza”.

A Câmara Municipal do Crato volta a se reunir em sessão ordinária na manhã desta terça-feira, a partir das nove horas, no Plenário Paulo Bezerra.

Publicidade

Leia também