Ministério amplia acesso ao contraceptivo DIU no SUS

O acesso pelas mulheres ao DIU (dispositivo intrauterino) de cobre no Sistema Único de Saúde (SUS) foi ampliado desde o dia 8 de dezembro de 2017, conforme portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, o DIU de cobre terá disponibilização feita pelos estados, municípios e o Distrito Federal (DF) às maternidades integrantes do SUS, para “anticoncepção pós-parto ou pós-abortamento imediatas”. Antes, o acesso estava restrito às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As mulheres que optarem pelo método agora podem sair do hospital após o parto ou o aborto com ele já implantado. No primeiro caso, ele fica disponível por até 48 horas – se esse prazo estourar, a mulher deverá esperar 40 dias para realizar o procedimento, segundo o Ministério da Saúde. Para saber mais sobre os diferentes tipos de DIU, clique aqui.

“Os gestores estaduais, do Distrito Federal e municipais terão até 90 dias, a contar da data de publicação da portaria, para adequação da rede de atenção e das maternidades na oferta do DIU pós-parto e pós-abortamento imediato”, reitera a portaria. Ou seja, na prática, três meses separam as mulheres dessa maior facilidade de acesso.

Fonte: Editora Abril

Faustão erra novamente nome de Pabllo Vittar em premiação

Neste domingo (10), Faustão errou novamente o nome de Pabllo Vittar, que venceu o prêmio Música do Ano no Troféu Domingão. O apresentador chamou ao palco do Domingão “Pabllo Villar”.

A cantora ficou tão feliz por receber o prêmio que até brincou com o fato do Faustão ter errado seu nome. “Ele não erra meu nome, me eleva a um outro nível”, disse.

Pabllo aproveitou para falar sobre o ano de 2017. “Foi um divisor de águas. Acredito muito na prosperidade que podemos levar para o ano que vem. Esse prêmio só brinda tudo em que eu acredito”, afirmou.

E ainda falou do seu visual: “Esse cabelo é por conta de um clipe novo que vou gravar chamado ‘Então Vai’. Prometo clipes inovadores pra 2018.”

Fonte Noticias ao Minuto

NASA irá desvendar novas descobertas em conferência especial

ANASA anunciou uma conferência especial para esta quinta-feira (14) onde serão desvendadas as últimas descobertas feitas pelo telescópio Kepler, satélite mais conhecido pela descoberta de exoplanetas.

“A descoberta foi feita por investigadores que usaram ‘machine learning da Google. A ‘machine learning’ é uma abordagem a inteligência artificial e demonstra novas formas de analisar dados do [telescópio] Kepler”, diz o comunicado da NASA divulgado pelo Mirror.

Permanece assim o mistério quanto às novidades que a agência espacial norte-americana tem para partilhar. Será uma questão de ficar atento à conferência desta quinta-feira, a qual deve ter lugar por volta das 18 horas (16h no horário de Brasília).

Fonte: Noticias ao Minuto

Prefeito Afonso Sampaio participa do lançamento do programa “Mais Infância Ceará” nesta segunda-feira

Por Agência News Cariri

O Prefeito da cidade de Nova Olinda, Afonso Domingos Sampaio, divulgou nas Redes Sociais a sua participação no lançamento do “Programa Mais infância Ceará” no centro de eventos em Fortaleza-CE.

Este programa está regulamentado pela lei nº1630, do dia 30 de Novembro de 2017. O mesmo consiste em atuar contra a pobreza extrema no Estado, onde as famílias que serão beneficiadas receberão um auxilio de R$ 85,00 reais.

Conselho Municipal de Água e Esgoto é lançado em Crato

Com participação da Câmara foi lançado o Conselho Municipal de Água e Esgoto do Crato na sexta-feira, 8, durante a I Conferência Municipal de Água e Esgoto promovida pela Saaec. O conselho foi implantado por meio da Lei Municipal 3.249, aprovada pela Câmara no ano passado.

Para o presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec), Yarley Brito, a formação do conselho é um marco histórico para a cidade, visto que descentraliza a administração dos recursos hídricos do município.

A Câmara Municipal do Crato terá dois assentos no conselho, inicialmente ocupados pelos vereadores Pedro Lobo e Amadeu de Freitas (PT). O órgão, na opinião de Amadeu de Freitas que propôs a criação do conselho em 2016, “estabelece um mecanismo de controle social da gestão da Saaec e para a discussão do planejamento das ações de água e esgoto no Crato”.

Na visão de Pedro Lobo, a população do Crato poderá debater as políticas de água e esgoto por meio dos representantes dos diversos setores do poder público e da sociedade civil. “A Câmara tem participado ativamente nessa gestão dos diversos conselhos promovidos pela Prefeitura”, avalia Pedro Lobo.

Entenda o conselho

O conselho é órgão colegiado, consultivo, deliberativo e de controle social da prestação dos serviços de água e esgoto do município do Crato. Com participação de setores da sociedade cratense, ele terá o objetivo de conferir transparência e controle social sobre a prestadora desses dois serviços no município.

Os representantes que vão compor o conselho são oriundos do poder público como a Câmara Municipal, Urca, Saaec, e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde e Obras. Também farão parte, representantes da sociedade civil: sindicato dos trabalhadores da Saaec, associações de moradores, organizações não-governamentais que atuam em atividades afins, OAB, entidades empresariais e da área de engenharia.

Pauta de Votações para a 83ª Sessão Ordinária, em 11 de dezembro

O Presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisval Sobreira Coriolano (PRTB), no uso de suas atribuições legais, comunica a Pauta de Votações da 83ª Sessão Ordinária a se realizar na próxima segunda-feira,11 de dezembro a partir das nove horas no Plenário Paulo Bezerra.

A Mesa Diretora dispõe em pauta um veto, um Projeto de Lei e seis Projetos de Resolução. A Pauta pode ser conferida no site da Câmara, clicando aqui.

assessoria de imprensa