Projeto de incentivo à leitura de Escola municipal é compartilhado no VIII Colóquio de Formação Docente da URCA

Publicidade

Em mais uma participação no VII Colóquio de Formação Docente, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), esteve presente na mesa redonda “Experiências educativas inovadoras: o que podemos fazer como professores?”, realizada na última sexta-feira, dia 10.

Durante as atividades, alunos do Círculo Operário, que fazem parte do projeto Incentivo à Cultura Cratense, desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Manoel Almino, fizeram uma apresentação artística encenando uma dança dos Irmãos Aniceto.

Ainda na ocasião, as professoras Antônia Neudivânia, Edilânia Fernandes e Ana Célia, da Escola Aldegundes Gomes de Mattos, localizada no bairro Vila Alta, apresentaram projeto de incentivo à leitura desenvolvido com alunos 6º, 7º, 8º e 9º ano. Intitulado “O despertar do entusiasmo por livros: uma busca pelo conhecimento”, o projeto teve início no ano de 2015, com o propósito de levar o aluno ao hábito da leitura constante. As professoras fazem uma pré-seleção dos livros, em seguida levam para a sala de aula onde é feito o empréstimo. Cada aluno passa o período de 15 dias com a obra escolhida. Após a leitura, os estudantes fazem um portfólio literário, onde acontece a sintetização do que foi lido, e ao final socializam com os demais colegas.

Durante a conversa, as docentes ressaltaram as dificuldades enfrentadas para a consolidação da atividade, e também os resultados alcançados, entre eles, o aumento pelo interesse da leitura; a desenvoltura na oralidade, melhoria na ortografia e na caligrafia.

Também estiveram presentes no colóquio, a Coordenadora Pedagógica da SME, Cirene Brasil; e a Gerente de Célula de Aperfeiçoamento Pedagógico da SME, Stefania Nascimento.

assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também