Profissionais da Enfermagem, estudantes e professores do Cariri mobilizados contra medida que impede pleno exercício da profissão

Publicidade

Por Moisés Rolim

Com a participação do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) e parceria com instituições de ensino da Região, foi realizado, nesta terça-feira, 10, no Salão de Atos da Instituição, no campus do Pimenta, em Crato, manifesto de profissionais, alunos e professores, sobre as restrições ao exercício da profissão, por meio de liminar, após ação movida pelo Conselho Federal de Medicina – CRM. Pela manhã, houve protesto também de integrantes da Unidade Descentralizada de Iguatu. Os protestos foram marcados por grande número de participantes.

Do Pátio da Pedagogia, os integrantes do movimento se deslocaram para o Salão de Atos com faixas e cartazes, com dizeres como “Retrocesso relacionado à medida abusiva do CFM” e “Não vamos nos calar e iremos lutar pela ciência do cuidar, estiveram entre os protestos”.

A ação ordinária ajuizada pelo Conselho Federal de Medicina – CFM requisitou tutela provisória de urgência para suspender parcialmente a portaria de nº 2.488 de 2011, na parte que permite a requisição de exames por enfermeiros, alegando que seja evitada a prática da Medicina por profissionais não habilitados, evitando, assim, que realizem diagnóstico sem orientação médica. Os profissionais da Enfermagem alegam que esse trabalho vem sendo realizado desde meados dos anos de 1980, representando uma conquista para a categoria e toda sociedade. Além disso, estão suspensas as requisições de exames e a realização de prevenções.

Mobilização em Iguatu

Também na manhã desta terça-feira, dia 10, o curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) – Unidade Descentralizada de Iguatu, foi às ruas do centro da cidade em manifestação contra liminar proferida em processo movido pelo Conselho Federal de Medicina, que limita a atuação do profissional enfermeiro no âmbito da atenção básica à saúde. O ato contou com a participação da Direção da Unidade, Coordenação, Centro Acadêmico professores e estudantes, como também de enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família do município, o que representou um momento de unidade e defesa dos direitos adquiridos pela profissão.

A Reitoria da URCA, juntamente ao colegiado do curso de Enfermagem e toda a comunidade acadêmica que compõem a instituição, apresentam-se extremamente sensíveis à causa e têm buscado construir estratégias nas quais o desenvolvimento humano, político e ético sejam o cerne da formação universitária.

Publicidade

Leia também