Facebook faz teste em 6 países e derruba audiência de sites de notícias

Publicidade

A postagem de um jornalista da Eslováquia afirmou que foi a “maior queda em alcance orgânico no Facebook” já registrada

Desde a semana passada, alguns sites de notícias do mundo tiveram uma queda na audiência por causa de um teste realizado pelo Facebook em seis países. As verificações são restritas apenas a pequenas países da América Latina, Europa Oriental e Sul da Ásia.

Na Eslováquia, o jornalista Filip Struhárik fez um alerta na rede social sobre o assunto. A repercussão tomou uma proporção maior do que o imaginado. O diretor mundial do feed de notícias, Adam Mosseri, foi forçado a responder aos questionamentos.

A postagem do jornalista afirma que foi a “maior queda em alcance orgânico no Facebook” já registrada. Segundo informações da Folha de S. Paulo, curtidas, comentários e compartilhamentos tiveram uma queda brusca para menos da metade das interações nas 60 maiores páginas de mídia do país.

A opinião de alguns editores é que, após o episódio, ficou constatado que poderá ser necessário um pagamento ao Facebook para se manter no feed de notícias. Outra comporvação é que veículos menores desaparecerão mais facilmente.

Em resposta ao “post” de Struhárik, Mosseri esclareceu informando que “não é um teste global e não há planos para que seja”. Logo depois, ele acrescentou que “não existem planos no momento para cobrar das páginas por sua distribuição no feed de notícias”.

Notícias ao minuto

Publicidade

Leia também