Com o objetivo de ajudar o soldadinho-do-Araripe a sair do risco de extinção, aumentando assim sua qualidade de vida, a campanha “Deixa que eu cuido”, realiza um evento de lançamento na próxima sexta-feira, 13, às 19horas, durante a Feira Cariri Criativo, na RFFSA, em Crato.
Símbolo do Cariri, o soldadinho-do-Araripe é uma ave que se destaca pela sua beleza e canto singular, porém, essa não é a sua única particularidade. A ave compõe a lista de animais mais ameaçados do mundo.
A campanha “Deixa que eu cuido”, realizada pelo colégio Ágape e com apoio do Projeto Soldadinho-do-Araripe da Aquasis, tem como principal objetivo alertar a comunidade Caririense sobre o risco de extinção que o Soldadinho-do-Araripe se encontra.
A campanha consiste em unificar empresas para preservação do meio ambiente da região. Através de parceria com as companhias de luz (ENEL) e água (SAAEC) , as pessoas poderão realizar doações para o Projeto Soldadinho-do-Araripe a partir de uma pequena quantia adicionada à fatura das contas de água e luz. Como contribuir através da sua conta de energia: A Enel disponibiliza formulário online, onde o contribuinte pode preencher os seus dados e aderir à campanha: http://aquasis.org/apoie/.
Como contribuir através da sua conta de água: A SAAEC disponibiliza formulário no próprio órgão, na Rua Cursino Belém, no30, Centro do Crato e no Instituto Cultural do Cariri, localizado na Rua Rui Barbosa, s/n, Centro do Crato, em frente à Expocrato.
SOLDADINHO-DO-ARARIPE
Descoberto em 15 de setembro de 1996, pelos pesquisadores Galileu Coelho e Weber Girão, na fonte do Farias em Arajara, em Barbalha -Ce, região Nordeste do Brasil, o soldadinho-do-araripe é a única ave que é exclusiva da região do Cariri.
A ave está na Lista Internacional e Nacional de Espécies Ameaçadas na categoria “Criticamente em Perigo”. Para preservar a ave, foi fundado o Projeto Soldadinho-do-Araripe em 2003, liderado por Weber, com o intuito de impedir a extinção da espécie. A equipe do Projeto é responsável pelo monitoramento quantitativo e ações de intervenção no ecossistema para melhorar o habitat do soldadinho-do-araripe e conscientização da população para preservação da espécie.
Informações- (88) 3523.3873