LOGO-NEWS-CARIRI

Recife abre 170 postos em campanha para atualizar caderneta de vacinação

Intenção de campanha é revisar e atualizar caderneta de vacinação (Foto: Cláudio Fachel, divulgação/Palácio Piratini)

Publicidade

Intenção de campanha é revisar e atualizar caderneta de vacinação (Foto: Cláudio Fachel, divulgação/Palácio Piratini) Intenção de campanha é revisar e atualizar caderneta de vacinação (Foto: Cláudio Fachel, divulgação/Palácio Piratini)
Intenção de campanha é revisar e atualizar caderneta de vacinação (Foto: Cláudio Fachel, divulgação/Palácio Piratini)

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta ocorre neste sábado (16). Em Pernambuco, existem 2.425 postos de saúde. No Recife, 170 unidades estarão abertas para a iniciativa. Os equipamentos públicos funcionam das 8h às 17h. A iniciativa segue até o dia 22.
A meta da campanha, adotada desde 2012, é atualizar a situação vacinal de rotina de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Cada município organizará suas ações para o Dia D.
Atualmente, o calendário nacional conta com 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Por isso, a população alvo deve comparecer e levar a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas. Com isso, é possível evitar casos de sarampo, coqueluche, difteria, tétano, HPV, meningite, poliomielite, hepatites A e B, bem como outras doenças.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo, ressalta que esse é um momento oportuno para fazer a atualização e, com isso, evitar doenças que estão fora de circulação no Brasil, como a poliomielite. A enfermidade foi registrada pela última vez em Pernambuco, em 1988.
Entre as vacinas que poderão ser aplicadas nas crianças, estão as das hepatites A e B, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), meningocócica C, BCG e as contra a poliomielite. Já para o público entre 7 e menores de 15 anos, há a dupla adulto (dT – difteria e tétano), hepatite B, meningocócica C e HPV.
No Recife, a abertura da campanha será às 8h, na Upinha Dr Moacyr André Gomes, em Casa Amarela, na Zona Norte. No local, haverá várias atividades para entreter o público.

Fonte: G1

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas