Eunício assina ordem de serviço para construção da barragem Lago de Fronteiras

Publicidade

Um sonho de 28 anos que se torna realidade, em benefício da população de Crateús e região. Foi assinada, nesta sexta-feira (22), a ordem de serviço para a construção da barragem Lago de Fronteiras, no município de Crateús. A cerimônia realizada na sede do IFCE contou com a presença do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, além de líderancas políticas locais, regionais e da própria população.

Com investimento do Governo Federal de mais de R$ 182 milhões, a barragem Lago de Fronteiras trará diversos benefícios para a região dos Sertões de Crateús, como projetos de abastecimento, irrigação, aquicultura, lazer e controle de cheias do Rio Poty. A população tanto urbana quanto rural do município e adjacências será atendida pela iniciativa, o que representa um alcance superior a 300 mil pessoas beneficiadas.

Eunício destacou que a luta para trazer realizações para o Nordeste é muito árdua. “O Lago de Fronteiras estava na gaveta há 28 anos. Quando assumi a presidência da República, falei com o ministro Helder e com o Dnocs para dar urgência às obras. O que me move é o sentimento de tornar realidade ações como essa. Durante a obra, serão gerados novos empregos. Depois, a água vai levar dignidade às famílias”, declarou.

Eunício aproveitou a ocasião para fazer uma prestação de contas de sua atuação na presidência do Senado em benefício do Ceará. Ao anunciar que todas as agências do Banco do Brasil que foram implodidas em ações criminosas vão voltar a funcionar, ele informou que o Senado vai pautar matérias relativas à segurança pública, que atualmente é a principal preocupação da população nordestina, conforme pesquisa de opinião realizada pelo Legislativo.

Os cerca de 488 milhões de m³ de água que serão acumulados pela barragem Lago de Fronteiras servirão para abastecimento humano e para a economia. O volume destinado à irrigação vai atender a aproximadamente 5.000 hectares de produção agrícola dos perímetros irrigados Platô Poty 1 e 2, Realejo, Graça Ampliação e Novo Oriente, além de ações de piscicultura local e indústrias.

Ao falar da satisfação de participar deste ato histórico, Helder Barbalho fez uma homenagem aos funcionários do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, que tanto se empenharam para que as obras poludessem começar de imediato. Ao relatar as demais ações do ministério, com destaque para a Transposição do São Francisco e o aporte de recursos ao Cinturão das Águas do Ceará, ele ressaltou que sua missão é fortalecer o Nordeste, inclusive diante do estímulo constante que recebe de Eunício.

O prefeito de Crateús Marcelo Machado afirmou ser esse dia um marco de união em prol de melhorias para a região. “Vamos garantir essa conquista, e precisamos de muitas outras, como a geração de emprego e renda. Esse é o caminho para a redenção não só de Crateús, mas para toda a região”, destacou, ao agradecer o apoio dado por Eunício.

Ângelo Guerra, diretor geral do Dnocs, defendeu que a população acompanhe de perto o andamento da obra. Ele fez questão de ressaltar que a passagem de Eunício na Presidência da República foi preponderante para a retomada do projeto Lago de Fronteiras. Foi Eunício que assinou o decreto autorizando as desapropriações necessárias à realização das obras, bem como a garantia dos recursos.

Marcaram presença na solenidade os deputados federais Genecias Noronha, Moses Rodrigues, Domingos Neto, Gorete Pereira e Raimundo Gomes de Matos, os deputados estaduais Danniel Oliveira, Leonardo Araújo, Carlos Felipe, Bruno Pedrosa, o presidente do PMDB-CE, Gaudêncio Lucena, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de diversos municípios, entre personalidades e autoridades.

Publicidade

Leia também