Crato participa da XI Passeata dos Surdos do município de Juazeiro do Norte

Em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro, o município do Crato participou na manhã de ontem, da XI Passeata dos Surdos, realizada na cidade de Juazeiro do Norte. O evento faz parte da IX Semana Comemorativa ao Dia do Surdo, promovida pela comunidade surda juazeirense, e que vai até a próxima sexta-feira, 29 de setembro.

Durante a passeata, foram tratados os direitos dos surdos, na questão da regularização, por lei, da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a conscientização em respeitar todas as pessoas, e a importância em se fazer cursos de capacitação para atender a comunidade surda.

A culminância da ação se deu na Praça Padre Cícero, onde representantes da sociedade e da comunidade surda exaltaram a importância da luta em fazer valer os direitos destas pessoas. O município do Crato foi representado pela equipe do Setor de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação (SME) e por alunos surdos que estudam em escolas públicas.

Assessoria de imprensa Crato

Foto Hélio Filho- Ascom Juazeiro do Norte

Eunício e lideranças de Icó discutem projetos para o município

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, recebeu nesta terça-feira (26) o ex-deputado Neto Nunes, representando o município de Icó.
Na ocasião, eles discutiram projetos relacionados a saúde pública e ao Campi da Universidade Federal do Cariri (UFCA) na cidade de Icó.

Como a questão da doação do terreno pelo DNOCS já foi solucionada através da intermediação do senador Eunício, Neto solicitou agora articulação do presidente do Senado para destinação de recurso para início das obras.

“A Universidade trará impacto positivo não só para a cidade de Icó, mas para todos os municípios da região do Cariri e Centro-sul”, disse Neto Nunes.

Eunício se colocou à disposição para continuar colaborando com o projeto. “Tenho muito interesse em continuar ajudando na ampliação do ensino superior de qualidade no Ceará, principalmente na região do Centro-Sul. Vamos estudar o projeto e levar ao ministério para buscar os recursos para início das obras”, disse.

O procurador do município, Fabrício Moreira, também participou do encontro.

Mulher confessa assassinato de sargento reformado e alega que ele era ciumento, diz polícia

Polícia Civil divulgou, nesta quarta-feira (27), detalhes da prisão de Jaciele Gomes de Souza, de 23 anos, apontada como responsável pelo assassinato de um sargento reformado da Polícia Militar de Pernambuco. De acordo com a delegada Euricelia Nogueira, ao confessar o crime, a mulher afirmou ter matado o policial por causa dos ciúmes excessivos por parte da vítima. A participação de uma segunda pessoa no assassinato também é investigada.

Segundo Euricelia Nogueira, a suspeita foi presa no fim da tarde de terça-feira (26). “Ela sabia onde ele tinha deixado a arma. Ela deu dois tiros e ironizou, atirou para cima e disse que ele não prenderia mais ninguém, iria prender o diabo no inferno. Confessa sem demonstrar nenhum tipo de arrependimento. Ela diz que ele a mantinha presa e era muito ciumento”, diz a delegada.

Delegada Euricélia Nogueira deu detalhes do depoimento e das investigações (Foto: Pedro Alves/G1)Delegada Euricélia Nogueira deu detalhes do depoimento e das investigações (Foto: Pedro Alves/G1)

Delegada Euricélia Nogueira deu detalhes do depoimento e das investigações (Foto: Pedro Alves/G1)

A delegada explica que o sargento estava reformado há pouco tempo. “Ele levou diversos casos de violência doméstica à Patrulha do Bairro. Era bastante conhecido na região”, apontou.

Ainda segundo a polícia, testemunhas afirmam que a suspeita seria usuária de drogas. Os dois mantinham um relacionamento há três anos, desde que a jovem tinha 19 anos.

“Ela diz ter jogado a arma de cima do Viaduto da Muribara, mas os Bombeiros fizeram buscas e não encontraram nada. Há informações da família de que ele teria R$ 40 mil numa fazenda. A gente acredita que exista uma segunda pessoa e com essa pessoa estejam o dinheiro e a arma. Além disso, testemunhas dizem que, após matá-lo, ela subiu numa moto, com outra pessoa, e fugido do local”, finalizou a delegada.

O crime

O assassinato do PM reformado ocorreu na segunda-feira (25), na BR-408, no bairro da Muribara, em São Lourenço. A polícia trabalha com a hipótese de o militar, de 52 anos, ter sido assassinado por causa do fim do relacionamento amoroso.

Segundo relatos de testemunhas, o sargento teria descoberto que a ex-companheira, de 22 anos, estava usando drogas. Por isso, decidiu romper o relacionamento. O casal tem um filho e disputava a guarda dele.

Fonte: G1

Dois idosos são identificados como vítimas de acidente que matou quatro pessoas na BR-135, oeste da Bahia

Duas vítimas do acidente que matou quatro pessoas na BR-135, oeste da Bahia, foram identificadas pelo Departamento de Polícia Técnica de Barreiras, nesta quarta-feira (27). Orlando Corado de Melo, de 62 anos, e Lauracy da Silva Oliveira, de 70 anos, estavam na caminhonete que se envolveu na batida.

Os corpos devem ser levados para o municipio de Santa Rita de Cássia, cidade que também fica no oeste do estado, onde serão velados. A outra ocupante da caminhonete, Vanusa da Silva, de 37 anos, segue internada no Hospital do Oeste. O estado de saúde não foi divulgado.

Já os outros dois corpos carbonizados do carro de passeio ainda não foram identificados. O material genético deles deve ser encaminhado para Salvador para identificação por exame de DNA.

Acidente

Quatro pessoas morreram em uma batida frontal entre dois veículos na terça-feira (26), no km-156 da BR-135, entre as cidades de Barreiras e Riachão das Neves, na região oeste da Bahia.

A caminhonete seguia no sentido Piauí, enquanto o outro carro trafegava em direção a Barreiras. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não confirmou a causa da batida.

Fonte: G1

Toda atividade física (até fazer faxina) pode prolongar sua vida

Pode até parecer uma pegadinha, mas ninguém precisa ser um “rato de academia” para cuidar da saúde do corpo e prolongar a própria vida. É o que defende, pelo menos, um extenso levantamento feito pela Universidade McMaster em parceria com o hospital Hamilton Health Sciences, ambos do Canadá.

Segundo o estudo, qualquer (qualquer mesmo!) atividade física que faça o coração bater um pouco mais depressa é válida. O mais importante é que todo mundo assegure uma média superior a 30 minutos de movimentação do corpo, pelo menos cinco dias por semana. Vale varrer a casa, ir do ponto de ônibus até o escritório, sair a pé para almoçar… Não parece tão difícil, né?!

Os voluntários que bateram a meta de 150 minutos de atividade física por semana reduziram o próprio risco de morte ao longo do trabalho em quase 30%. A queda na mortalidade foi de 20% se considerarmos apenas as doenças cardíacas.

A saúde está na rotina

“Ir à academia é ótimo. […] Mas, se conseguimos caminhar até o trabalho, ou então durante o horário de almoço, isso também vai ajudar”, opina Scott Lear, profissional de educação física e um dos principais pesquisadores por trás da descoberta, em comunicado à imprensa.

Assim como outros estudos anteriores, o levantamento da vez destaca que os exercícios na hora do lazer são benéficos. No entanto, seu diferencial foi justamente notar que mesmo práticas ligadas ao cotidiano turbinam a saúde. Isso é especialmente positivo para países menos desenvolvidos, em que os habitantes tendem a ter menos tempo para a diversão (e trabalhar mais em profissões que exigem muito do corpo).

Agora, não dá pra negar que ir além dos 150 minutos semanais de atividade física pode trazer vantagens extras. Suar a camisa por incríveis 750 minutos por semana foi associado a uma redução de 36% no risco de morte. O levantamento em questão descobriu, porém, que apenas 3% das pessoas conseguem destinar tanto tempo para os exercícios em momentos de lazer. Já se levarmos em conta as atividades do dia a dia, quase 40% delas atingiria essa cota que parece irreal em um primeiro momento. Ótima notícia, não é mesmo?

Fonte: Editora Abril

Instagram: usuários já podem escolher quem pode comentar publicações

Em comemoração à marca de 800 milhões de usuários, dos quais 500 milhões ativos diariamente, o Instagram anunciou um pacote de novidades. Entre elas, a possibilidade de o usuário escolher quem pode comentar as publicações.

De acordo com o portal Tech Tudo, a nova função está disponível na versão mais recente do aplicativo. Para utilizá-la é necessário entrar no menu de opções, selecionar “Comentários” e, na parte de “Controle de comentários”, selecionar ou bloquear perfis.

A funcionalidade está disponível para celulares Android e Apple, tanto para contas públicas quanto para privadas.

Fonte: Noticias ao Minuto

Babi Rossi diz que nunca foi garota de programa: ‘Má fama atrapalha’

Amodelo e ex-Panicat Babi Rossi relembrou sua participação em “A Fazenda”, e quando o cantor Léo Rodriguez a chamou de garota de programa no reality, em entrevista ao “Programa do Porchat” desta terça-feira (26).

“Trabalhei muito tempo de biquíni, as pessoas olham e acham que eu era garota de programa. O ‘Pânico’ deu um boom na minha carreira, acho um absurdo pensarem isso. Já foi dito que algumas (ex-Panicats) fazem, mas cada um é cada um. Eu sempre trabalhei honestamente, nunca fui garota de programa”, disse, alegando que a “má fama” atrapalha.

 

“Para arrumar um namorado é difícil, te olham como um pedaço de carne”, afirmou.

Babi, que foi vice-campeã da sétima temporada de “A Fazenda”, contou a Porchat que o saldo de sua participação: “Saí de lá 8 kg mais gorda e pobre porque eu não ganhei.”

Fonte: Noticias ao Minuto