Por Agência news Cariri
Os municípios de Jucás e Araripe, regiões Centro Sul e Cariri, respectivamente, recebem nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), do governo do Ceará suas brinquedopraças. A ação faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que participará da inauguração.
Em Jucás a solenidade de entrega da brinquedopraça acontece esta quinta-feira (31), as 17h na Praça José Duarte Silva. Na sexta-feira (1º) em Araripe, o evento acontece também ás 17h, na Praça Padre Cícero que fica na rua Antônio José de Lira, s/n, centro.
Além do equipamento, os locais receberam também rampas e piso tátil para auxiliar o trajeto de pessoas com deficiência.
A brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço é cercado e com área de 200m² com brinquedos como: playground, gira-gira, escalada, balanço duplo, casinha de boneca, cavalinho e duas gangorras.
A contrapartida das prefeituras é garantir a praça em bom estado de conservação, arborização do local e manutenção dos brinquedos. Até o momento, o Governo do Ceará já realizou a entrega de 14 equipamentos nos municípios de Baturité, Caririaçu, Crato, Granjeiro, Ibicuitinga, Irauçuba, Itaitinga, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Tamboril, Tarrafas e dois em Redenção. Segundo o governo do Estado,40 brinquedopraças serão entregues neste ano.