TCM PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE CONTROLE INTERNO

Publicidade

O evento é o segundo de uma série de cinco capacitações técnicas que devem acontecer ao longo do ano para gestores e servidores municipais.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realiza na próxima segunda-feira (26) o segundo “Seminário de Orientação para Gestão Municipal”. Desta vez, o tema abordado será Controle Interno e as inscrições devem ser feitas pelo site do órgão (www.tcm.ce.gov.br). A programação ocorre de 8h a 17h, com palestras, debates e, ao final, entrega de certificados. Confira a programação completa no final da matéria.

INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/1DmKQ0ElOOFgqWJ72

O evento tem como público-alvo gestores e servidores públicos municipais e visa promover sua capacitação e repassar conteúdo sobre a criação, implantação, manutenção e coordenação do Sistema de Controle Interno nos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, tendo como base a Instrução Normativa nº 01/2017.

Os participantes poderão conferir, por exemplo, palestra da professora Maria Clara Bugarim, com o título Controle Interno: instrumento de eficiência para os municípios cearenses. Na ocasião, atuarão como debatedores o secretário de Estado chefe da Controladoria e Ouvidoria do Estado (CGE), Flávio Jucá, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Clara Germana.

“O TCM age de forma preventiva no exercício do Controle Externo, orientando os gestores no sentido do aprimoramento da gestão pública”, explica o diretor-presidente do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa/TCM), Francisco Aguiar. “Neste sentido”, completa o conselheiro, “o Seminário de Orientação Técnica é mais uma das ações formativas do tribunal, objetivando a capacitação dos gestores públicos, oferecendo os conhecimentos necessários para o cumprimento das obrigações legais e normativas no desempenho responsável de suas funções”.

O TCM espera, com a promoção dos seminários, capacitar gestores sobre os aspectos legais e normativos a que estão submetidos, como também proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados, o desenvolvimento da gestão municipal, a preservação da continuidade das ações desenvolvidas pela gestão e, ainda, a capacitação e desenvolvimento dos servidores municipais.

Ao longo deste ano estão previstos mais três seminários destinados a prefeitos, secretários, presidentes de Câmaras, demais gestores e servidores do Executivo e do Legislativo, completando a programação de cinco seminários focados na orientação técnica.

O presidente do TCM, Domingos Filho, acredita que “o segundo evento trará mais conhecimentos e ferramentas para a melhoria das gestões municipais, possibilitando menos equívocos nas gestões públicas e maior efetividade no uso dos recursos a partir da implantação dos sistemas de controle interno”.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio dos telefones 162, (85) 3218.1267 e 3218.2908, ou pelo e-mail ouvidoria@tcm.ce.gov.br.

PROGRAMAÇÃO:

HORÁRIO
ATIVIDADE
08:00 às 08:30h
Credenciamento
08:30 às 09:00h
Abertura
09:00h às 10:30h
Palestra Profª Dra. Maria Clara Bugarim
Controladora-Geral do Estado de Alagoas; Vice-Presidente de Relações Institucionais da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) (2013 a 2017); Assessora Técnica da International Federation of Accountants (Ifac); e Empresária Contábil.
10:30 às 12:00h
Debatedores
Secretário de Estado e Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) – Flávio Jucá
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade – Clara Germana
12h às 13:30h
Intervalo
13:30 às 15:00h
Apresentação da Instrução Normativa Nº01/2017
15:00 às 16:30h
Momento de Debate
16:30h
Encerramento e Entrega de Certificados

 

INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/1DmKQ0ElOOFgqWJ72

 

Assessoria de Imprensa do TCM-CE

(85) 98616.6972 | 3218.1532

Publicidade

Leia também