Câmara comemora os 253 anos do Crato em Sessão Solene

Publicidade

Sessão Solene promovida pela Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, 20, comemorou o Dia do Município do Crato a ser celebrado nesta quarta-feira, 21. O encontro atendeu a requerimentos dos vereadores Amadeu de Freitas (PT) e Renan Almeida (PEN).

O prefeito do Crato, José Ailton Brasil, o vice-prefeito André Barreto, a secretária municipal de Educação, Otonite Cortez, e o vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Francisco do O’ de Lima Junior compuseram a mesa para ressaltar aspectos da história e contemporaneidade do município cratense.

A professora Otonite Cortez destacou que o sentimento de pertença a uma cidade é construído ao longo do tempo. Isto é feito, segundo Otonite, com a colaboração de intelectuais que marcaram a história do Crato.

O pioneirismo da cidade também foi ressaltado pela secretária de Educação, ao dar como exemplos o semanário ‘O Araripe’, o primeiro jornal impresso do interior do Ceará, assim como as instituições de ensino.

Vice-reitor da Urca, Francisco do O’ de Lima Junior apontou aspectos que favoreceram a idealização do Crato que temos hoje, a exemplo dos centro de ensino e citou as contribuições da Urca para a educação e outros setores do município.

“A Urca colabora com 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Crato”, informou. “Ela é o maior instrumento público de desenvolvimento regional no Centro-Sul do estado”.

Vice-prefeito do Crato, André Barreto afirmou que a atual gestão resgatou as comemorações alusivas ao Dia do Município através da Semana do Município, realizada de 14 a 21 de julho. “Nos próximos anos a semana será muito mais rica em eventos e realizações”, disse.

Ele destacou a inauguração da Farmácia do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), que atende a mais de dois mil pacientes e o retorno de competições esportivas históricas, como a corrida de pedestrianismo, assim como a posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável ocorrida ontem.

O apoio que a Câmara de Vereadores tem dado para as ações do Poder Executivo foram reconhecidas pelo prefeito José Ailton Brasil. “Tenho tido apoio dessa Casa para fazer as transformações que o município precisa”, afirmou.

O gestor anunciou a retomada de obras que estavam paralisadas, como o entorno do estádio Mirandão e a ponte que liga a Vila Palmeirinha ao distrito de Ponta da Serra, cujo aporte financeiro é de R$ 1 milhão para ambas. José Ailton Brasil revelou, ainda, que fará outras obras, como a requalificação das duas entradas para o município.

A Câmara Municipal do Crato volta a se reunir em sessão ordinária na próxima segunda-feira, 26. Na quinta-feira, uma audiência pública discutirá Projeto de Lei do vereador Renan Almeida (PEN) relacionado ao controle de natalidade de cães e gatos. O encontro está marcado para 18h30.

Assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também